segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sou um caso perdido...

Já alguns dias andava incomodada, achando que tinha engordado e esta semana tive a constatação, tinha retorno marcado no nutricionista e foi constatado realmente que tudo que perdi em meses de treinamento ganhei em algumas semanas. O grande vilão? Foram vários, um pouco alimentação errada, um pouco diminuição do volume de treinamento e um pouco o stress nas últimas semanas de trabalho.

Não vou dizer o quanto eu engordei, pois daí realmente vocês me chamarão de maluca. Mas ganhar peso não é algo que consigo lidar muito bem, a corrida de uma certa maneira vem me deixando saudável, mas quando algo assim ocorre, meu primeiro impulso é parar de comer. Para evitar isso, meu nutricionista receitou um dieta para uns 10 dias a fim de fazer eu voltar para o meu peso rápido e evitar maiores desatinos. Estou seguindo direitinho e tenho retorno no fim desta semana. Vamos ver se consigo recuperar minha velha forma.



No meio disto tudo, tive uma noticia boa, minha frequência voltou ao normal, muito provavelmente devido a um sono mais tranquilo e menos stress no trabalho.

Com relação ao treinamento, está sendo um desafio mantê-lo com a dieta. Na segunda eram 15 de 30" forte (não deixando a fc ultrapassar 85%) com 1'30 de intervalo. É o típico treino que você descansa mais do que corre e quando termina você está destruído. O lado bom é que consegui correr abaixo dos 4:00.

Na quarta eram 10 de 3min a 85% e o ritmo ficou em torno dos 5:30 e na sexta eram 6 de 6min sendo 3min a 75% e 3min a 85%, fiz os 75% com ritmo de 7:00 e os 85% com ritmo de 5:30.

No sábado mais um treininho de destruir as pernas, eram 10 de 1km sendo 1 a 85% e 1 a 90%, até aí tudo bem, o problema era o intervalo de 3min que fazia a perna ficar pesada devido ao acúmulo de ácido lático. Correr com a perna assim não é fácil e fiz os tiros com ritmo que variou de 4:40 até 5:30.

Hoje, segunda-feira, o treino foi insano, quando olhei não imaginei como seria, eram 12 de 4min, sendo 3min a 75% e 1 min forte. Fiz os tiros com ritmo em torno de 4:00 e no final a coordenação motora acabou, tive que me concentrar na técnica para conseguir completar o treino. Daí fui direto para a piscina gelada para recuperar a musculatura que realmente ficou comprometida..rs rs rs

Teve uma cena engraçada no treino de hoje, enquanto fazia um dos tiros, passei por um senhor e quando descansava ele veio falar comigo dizendo que eu estava correndo muito e que passei por ele parecendo um vento. Quando se corre na rua e não numa pista, algumas vezes parecemos mesmo meio esquisitos.

Tem um blog que estou seguindo, o da Pri (http://www.corridasemaratonas.com.br/) está me ajudando muito, pois ela está passando por treinos muito parecidos com os meus e sofrendo tanto quanto eu. Assim como eu, ela treina de manhã e depois tem que ir trabalhar. A minha vantagem é que as vezes consigo tirar uma soneca de 30 min antes de ir para o trabalho e posso dizer que são os melhores 30 min da minha vida.

Por fim semana que vem vou fazer a prova da Samsung, graças ao meu amigo Colucci (http://toticolucci.blogspot.com/) que me indicou para Libbs e com isso ganhei a inscrição. Esta corrida não estava no meu planejamento, mas como meu treinador disse, o que eu tinha que fazer em 2010 eu já fiz, o que ganharmos até o dia 31 de dezembro será lucro, então se conseguir sair lá na frente vou para tempo e quem sabe consigo mais um PR em 2010. É esperar para ver.

4 comentários:

  1. Yeda, 1º, vc deve ter ( engordado 500 gramas no máximo), e depois está se cobrando muito em relãção a treinos e corridas, desencana, curta a corrida como um prazer e sem obrigação de tempo e PR, vc é uma excelente corredora....

    Em relação ao estresse no trabalho, isso é normal na vida de todos nós...

    que legal vc ganhar inscrição pra Samsung, maravilha, aproveite e corra bem, e poupe energias para o Ayrton Senna, afinal, vc é nossa capitã..

    Pena vc ñ ter vindo esse fds para cá e tb ñ poder correr conosco a ùltima etapa do Santista, mas ano q vem, vc correrá o Campeonato inteiro, ponha em seu calendário...

    Estamos sempre juntos, conte comigo e ñ encuca com essas 500 gramas q vc ganhou....

    Bjos e boa semana.....

    ResponderExcluir
  2. Putz, recuperar a "velha forma"...hahahaha...

    Só não vou zuar porque tá tão fácil que não dá nem graça...

    Agora, falando sério, tem alguns triatletas que "tem dois pesos": um para a maior parte do ano, em que se concentram as provas e os treinos mais duros.

    Outro, para o período off-season.

    Essa margem chega a 5 quilos.

    Ao invés de pensar em um peso específico, imagina uma margem...

    Eu tento fazer isso para não estressar...e, claro, não consigo! ;-)))))

    ResponderExcluir
  3. Oi Yeda, nem quero imaginar esse seu "sobrepeso"... mulheres e suas histórias com balanças... Pensa no RONALDO, um gordo FELIZ e FENOMENAL e desencana.
    Seu treinos eu canso só de ler... Tá mandando muito bem.

    Que legal que deu certo a SAMSUNG! Nos vemos domingo, no espaço Mulher da LIbbs, será que vão me deixar entrar? hehe

    Beijos e até domingo!!
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  4. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    ---ooO--(_)--Ooo-
    Yeda quem disse que vc é um caso perdido, não se culpe amiga por alguns delizes que deixou vc um pouco mais pesada, isso as vezes acontece com os corredores amadores, creio que vc é uma corredora dedicada com certeza logo, logo esse peso a mais sumirá, acredite vc tem potencial e vc consegue, nada de desesperar hein, abaixo deixo um link do meu blog para vc dar uma lida para te ajudar:

    http://www.jmaratona.com/2009/04/o-valor-do-prazer.html

    Boa prova da SAMSUNG.

    bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir