quinta-feira, 17 de julho de 2014

Chegando ao fim....

Só quem treina para maratona sabe o que é concluir o ultimo longo... Dá vontade de sair gritando "terminouuuuuu, acabouuuuuuuu".... Ok a vontade mesmo é gritar vários palavrões junto, mas como sou menininha não irei escrever aqui...rs

A sensação maravilhosa de sobreviver a última onda, estando inteira, sem lesão ou doença, redobra a confiança de que uma boa prova virá, mas claro que a Sra Maratona não pode ser subestimada e somente no dia saberemos o que os Deuses da maratona nos reservam... O importante é que minha parte eu fiz.

As lições aprendidas nas 6 maratonas anteriores fazem com que o cuidado nesta fase seja redobrado, escolher o que e principalmente onde comer, evitar friagem, tentar dormir o máximo possível e principalmente controlar o stress. É como dirigir um carro de formula 1 na última volta, qualquer erro pode ser fatal e te tirar da prova.

A semana foi tranquila, o feriado ajudou a conseguir algumas horas de sono a mais....
Na terça a planilha dizia 6 km progressivo ate 80%, mas acabou saindo um treino leve, onde somente no último km consegui acelerar um pouco mais.

Na quarta o treino era 8 de 1 km sendo 1 km fraco e 1 km médio, fiz o fraco com ritmo de 5:40/5:50 e o médio com ritmo de 4:40/4:50.

Na sexta, treininho para cansar as pernas, 2 de 3 km sendo 1 km fraco, 1 km médio e 1 km forte com a observação para não exagerar e manter a diferença de 20seg em cada km. O fraco saiu 5:30, o médio 5:00 e o forte 4:40.

No sábado, o treinador pediu 30km no riacho, mas com ritmo melhor que o último treino lá.... O tempo amanheceu fechado, frio e com neblina e a todo momento ou garoava ou aparecia neblina ou simplesmente ficava com o tempo fechado... 

No começo eu estava congelada e o ritmo parecia que não ia entrar, mas segui forçando e aos poucos foi ficando mais fácil correr e consegui fechar os primeiros 5km em 25:43. Quando comecei os próximos 5km parecia que o capeta tinha tomado conta do meu corpo, ignorei fc e qualquer cuidado e decidi correr forte até os 25km, a partir daí, simplesmente fecharia o treino... A estratégia pareceu dar certo e fechei os próximos 5km com 25:06 e os outros 5km com 24:35. Do 15km ao 20km ainda estava correndo forte, mas já não estava tão solto quanto os km anteriores, mas mesmo assim fechei com 25:03. Daí começou a negociação, o combinado era correr forte até o 25km, então mesmo cansada mantive o ritmo e fechei com 25:24. A partir daí, só faltava 5km só que tinha a pior subida pela frente. Parei uns 30" para respirar e em seguida segui firme mantendo as passadas e o ritmo, enfrentando aquela subida que parecia não ter fim... Faltando 1km já numa parte menos inclinada, acelerei para fechar os últimos 5km em 25:35 e o treino em 2h31m06. 

Cheguei no carro quase vomitando e demorei mais de meia hora para conseguir me recuperar, mas a sensação de ter conseguido completar aquele treino num ritmo mais forte encheu minha alma de alegria... Estava morta, mas feliz...

Passei o sábado e o domingo muito cansada, tive cãibras generalizadas e acabei abortando o treino de domingo...Agora vem o descanso, a melhor parte do treinamento, ou seja, comer e dormir.... O pior será segurar a ansiedade que a cada dia vai aumentando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário