segunda-feira, 26 de março de 2012

Vendo minhas pernas...

É isso mesmo, vendo as minhas 2 pernas de quase 40 anos (eu disse "quase", hein?), bem cuidada e com quilometragem elevada, por 4 pernas de 20 anos, claro que ambas devem ser grandes e finas como as minhas atuais...rs rs rs O motivo desta troca? É simples, 2 pernas não estão sendo mais suficientes para cumprir toda a planilha de treino e eu preciso de uma troca igual fazemos com os tênis, um dia um par de pernas, no dia seguinte o outro, assim eu consigo cumprir o descanso necessário para recuperar as pernas..rs rs rs

E a principal causa de todo este "drama" é a volta ao normal dos treinos, a minha folga acabou e a planilha retornou ao seu volume habitual, além disso ainda tive a troca da minha serie de musculação que se tornou mais intensa por causa do preparativo para a Maratona.

Na teça-feira o treino era 6 de 6 min sendo 1 a 75% e 2 a 80% seguido por 10 min progressivo ate 85%. Fechei o treino com quase 8km, sendo que o ritmo dos 75% ficou em torno dos 7:00 e os do 80% em torno dos 5:30.

Na quarta-feira o treino era 4 de 1,5 km sendo 500m a 80% e 1 km a 85%. O treino foi quase um progressivo, completei cada serie em cerca de 8'10 e  no final junto com o aquecimento fechei o treino com 7km. 

Na quinta-feira teoricamente seria minha folga, mas chegou a vez de trocar a serie de musculação. Fiz um esforço sobre-humano para levantar, mas no final valeu a pena, a serie ficou muito boa. O destaque ficou para um exercício mortal de fortalecimento do core e um de fortalecimento do quadríceps que queima literalmente a musculatura.

O resultado do treino na minha folga é que na sexta-feira acordei extremamente cansada e se fosse treinar provavelmente afetaria o longão do sábado, então pela primeira vez desde que comecei a seguir treinamento eu faltei num treino não regenerativo. (já fiz minha penitência e levei 10 chibatas por causa disso..rs rs rs)

No sábado a planilha dizia 21km a 80%, ou seja, velocidade de cruzeiro. Fui treinar na base e por causa da altimetria o ritmo variou entre 5:20 e 5:40. Faltando uns 7km para terminar a fome que havia desaparecido na sexta-feira, voltou e para ajudar tive um começo de tontura, como havia tomado um gel no km 10 ainda podia tomar outro, mas resolvi seguir em frente e ver no que ia dar (espero que meu médico, nutricionista e principalmente minha mãe não leiam isso...rs rs rs). Nos últimos 5km a fc subiu muito, mas resolvi manter o ritmo e seguir em frente fechando o treino em 1h e 57min. E quando finalmente terminei, a fome sumiu junto e nem a fruta que tinha levado eu consegui comer inteiro....Vai entender...

No domingo depois de um breve descanso o treino era 8 de 1,5 km a 85%. Quando comecei minha perna estava bastante dolorida, mas a fc baixa o que era um bom sinal. Somente após a 3 serie é que a perna parou de doer e pude correr confortável, mas esta corrida tranquila não durou até o final, nas duas últimas series a perna voltou a doer e tive que seguir em frente mantendo o ritmo até o fim. Mesmo depois do longão do sábado, consegui fazer as series com ritmo melhor do que o treino na quarta-feira, as 3 primeiras series ficaram abaixo de 7'55 e o restante em torno de 8'00.

Ao término deste treino levei o que restou da minha perna para a troca da segunda serie de musculação e até agora não sei como consegui completar a serie e ainda sair andando.... O engraçado da musculação é que os corredores so pensam em fortalecer as pernas, mas se não trabalhar os membros superiores (core, ombros, escápulas) no final de uma maratona o atleta está derrubado, não conseguindo manter a postura e prejudicando a performance. Na minha primeira maratona terminei com tanta dor na coluna que demorei meses para recuperar e olha que nunca tinha tido qualquer problema nesta região. Depois que passei a trabalhar os membros superiores, nunca mais tive dor parecida.

Como recompensa por todo esforço, fui com meus pais num almoço italiano no Esperia e foi muito legal. A comida estava boa, embora minha fome ainda não estivesse voltado totalmente e a música também.  No final, ainda dei uma volta com eles pelo clube....

9 comentários:

  1. Yeda,
    Não entendo nada de coração, FC, e tudo mais, mas ficar sem fome depois de correr tudo isso tem coisa errada, nem "estoque de gordura" para alimentar essas pernas vc tem. A não ser que os suplementos sirvam de alimento, coisa que tbm não entendo nada porque não uso, quando lembro do GEL é muito. hehe
    Tá, eu sei que sou caso perdido, mas fome eu tenho bastante e olha que tenho um bom "estoque" para queimar correndo.

    Beijos e vamos pra Maratona do RIO!
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colucci, tem coisa errada mesmo :-), isso se chama "aneroxia nervosa" desencadeada pelo stress, não é exatamente igual a das bailarinas e modelos, pois não páro de comer voluntariamente, simplesmente não sinto fome e se não forçar, vou cada dia comendo menos. Neste caso, tenho que seguir a risca a dieta e não posso pular refeição. Mas a causa do stress está sendo resolvida e espero em breve conseguir sentir fome novamente...

      Excluir
  2. Yeda,
    Estou vendo que a preparação para a Maratona do Rj está indo de vento em popa! Como você faz para determinar sua FC max? ela tem se alterado com o passar dos anos? fiquei curioso porque eu ajusto meu frequencímetro para apresentar o batimento em % do máximo, mas este eu calculei uma vez com base na velha fórmula do 220 - idade e não ajustei mais. Mas eu fiz isso de propósito, porque não queria ficar perdendo a referência de um ano para outro. No final, acho que mais importante que o % é o como nos sentimos. Tenho um amigo que corre tranquilo com uma frequência alta, eu já corro em baixa frequência. O que você acha?
    esse ano espero te ver na maratona do RJ!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, eu tenho a fc muito alta e não uso a velha formula, uso a fc max já atingida num treino ou prova. Mas as faixas de fc são determinadas pelo meu treinador baseado num exame ergoespirometrico, pois cada faixa depende dos limiares anaerobicos e do ponto de compensação respiratório.
      Basicamente para vc fazer uma maratona, a sua fc tem que estar proximo ao ponto de compensação respiratório e este ponto varia de pessoa para pessoa e de ano para ano. Conforme vc for treinando, os valores vão mudando, por isso faço exame ergoespirometrico anualmente e ajuste as faixas de fc.
      Este ano nos vemos na maratona do RJ

      Bjos

      Yeda

      Excluir
  3. kkkkk, essas suas pernocas fortes e ligeiras valem mais do que muita perna de 20 que tem por aí, tenha certeza;)
    tá chegando a hora de soprar as velinhas, hein;)

    logo depois do treino também não sinto fome, mas umas 3h depois, fico parecendo o Taz, do Looney Tunes kkkkkkkkkkkkk

    beijão!
    e parabéns pela super determinação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, Adorei o Taz, é a melhor forma de explicar como ficamos...rs rs rs Mas em condições normais depois de um longão eu demoro mais do que 3 horas para sentir fome, as vezes, so vou sentir fome mesmo no dia seguinte, mas daí aguenta, como tudo o que aparece na frente. Até hj não entendi porque isso acontece.

      Bjos

      Yeda

      Excluir
  4. Parabéns por mais esta semana, Yeda!
    Você tem uma determinação incrível! A impressão que temos ao ler seus posts é que, quando você põe uma coisa na cabeça, não desiste dela enquanto não conseguir. Mesmo que isto faça suas pernas doerem :)
    Ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, sou taurina e uma das minhas principais caracteristicas é a teimosia. Além disso, sigo um pouco (ou bastante) o lema da tropa de elite, "treino dado é treino cumprido", não tem essa de não fazer.rs rs rs

      Bjos e boa semana!

      Excluir