domingo, 4 de março de 2012

Reduzindo o Volume

Esta semana como prometido foi de descanso, mas é claro que isso não significou uma semana fácil, continuei correndo forte e apenas o volume foi reduzido. So que uma coisa me chamou a atenção, o ritmo no qual estou treinando, eu me dei conta o quanto eu já evoluí em três anos de treinamento.

Quando comecei a treinar na assessoria que treino hoje, os treinos eram todos na casa de 5:50 e hoje consigo fazer boa parte dos treinos na casa dos 5:00 e alguns treinos já estão sendo feitos na casa de 4:40. Antes eu achava que correr com ritmo de 5:00 era algo impossível e hoje já tenho10km muito próximo a isso e estou treinando para chegar a meia maratona neste ritmo. Aos poucos começo a estabelecer novas metas, novas marcas e a buscar tempo que antes eram impensáveis. Tudo graças ao treino e a persistência na busca pela evolução constante. Não sei o quanto vou evoluir ainda e até que ponto posso chegar, pois ao passo que vou treinando, também vou envelhecendo e chegará um dia que dificilmente conseguirei bater meus PR, mas acho que isso ainda está muito longe de acontecer e ainda tenho muitos anos de treino pela frente. 

Quanto aos treinos, terça-feira não tinha treino por causa do erro da semana passada e achei melhor ficar dormindo, visto que havia dormido muito pouco a noite.

Na quarta-feira nada de folga, o treino era 5 de 1 km ritmo medio. Resolvi não forçar muito e com isso o primeiro saiu com ritmo de 5:20, os outros com ritmo de 5:12 e o último acelerei fechando com 5:06. Junto com aquecimento fechei 6km.

Na sexta-feira o treino de 3 min que me matou na semana passada voltou, mas com alguma modificações, eram 8, em vez de 10, de 3min a 85% e com intervalo de 1'30 ao invés de 1'00. Com isso consegui completar o treino sem passar mal. O ritmo ficou em torno de 4:55 e fechei o treino com quase 7km.

No sábado o treino era 10km progressivo, como não sabia como iria me comportar e não queria que o treino se tornasse em "regressivo", montei uma estratégia mais conservadora. Resolvi começar com ritmo de 5:50 e ir diminuindo 10" a cada 2km chegando a 5:10 no final. Se estivesse me sentindo bem, aceleraria e faria um progressivo mais intenso.
Comecei o treino me sentindo bem e fui acelerando conforme a estratégia, nos 4 km finais resolvi acelerar mais fazendo 2km com ritmo 5:15 e os 2km finais com ritmo abaixo de 5:00. Fechei os 10km em 54min.

A Elis e o Antonio comentaram no post da semana passada e iniciaram uma campanha para Maratona do Rio 2012, devo dizer que esta campanha está forte e o Rio está se tornando uma forte candidata. Contudo ainda não sei se vou ou não fazer maratona e isso dependerá da evolução deste mês. De qualquer forma, irei para o Rio, ou para correr ou para ver os amigos, afinal vários irão estreiar nos 42km, o Colucci está organizando um grande almoço novamente e não tem como perder esta festa.

2 comentários:

  1. você consegue vir para o Rio na época da Maratona, e não correr a maratona???
    é forte e determinada mesmo;)

    sentir que estamos evoluindo com os treinos, realizando sonhos, nos dá asas pra sonhar mais e ir cada vez mais longe!

    parabéns por sua disciplina e determinação, ventos que te levam longe!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Yeda,
    Aproveite para desestressar e não force para evitar dores e lesões.
    O mais importante é IR PARA O RIO em Julho. hehehe
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir