domingo, 26 de fevereiro de 2012

O dia que errei....

Minha mãe sempre fala que excesso de perfeição demonstra na verdade orgulho, pois para o orgulhoso o erro é sinal de fraqueza. Considerando que sou uma pessoa perfeccionista eu devo concluir então que um dos meus maiores pecados é o orgulho. E esta semana tive a prova viva que não sei lidar muito bem com o erro.....

A semana começou bem, treino regenerativo na terça-feira, 20 min de corrida bem leve seguidos por 15 de 45'' sendo 30'' fraco e 15'' prog. Fiz na pista do Esperia que estava cheio e por isso permitiu jogar conversa fora durante o treino. Eu até ganhei um elogio, falaram que eu corro elegante.... :-) No final eu fechei o treino com 5km.

A tarde fui olhar minha planilha de treino para quarta-feira e vi que tinha treino na terça, quinta, sábado e domingo. Na hora pensei que o treinador tivesse marcado o treino no dia errado e ainda por cima esquecido do treino de terça-feira da semana que vem. Mandei um e-mail questionando e brincando com ele se estava tendo folga.

Na quarta-feira como o Esperia estava fechado, fui treinar na Bras Leme e o treino era 8 de 1 km a 80%. Quando comecei já estava tarde e o calor junto com o cansaço fizeram com que o ritmo médio das series ficassem em torno de 5:40. Com aquecimento fechei este treino com 9km.

Na quinta-feira, recebo e-mail do meu treinador, dizendo que ele tinha dado folga para mim sim e era para eu aproveitar..... Na hora eu pensei, folga?????? Que folga????? Minha mente começou a processar rapidamente, a planilha com os treinos veio na minha cabeça e eu entendi que o treino de terça era na verdade da terça que vem, que eu devia ter folgado na quarta e treinado na quinta.

Mas eu já havia feito o treino...E agora????? Fiquei com uma raiva sem fim queria bater minha cabeça na coluna do shopping onde tinha ido tomar café.... Como eu podia ter me enganado.... E agora???? Eu já tinha feito o treino!!!!! Vou me lesionar!!!!! Vou ter overtraining!!!!!!

Passado meia hora de auto-flagelação, respirei fundo e pensei, mas se o treinador não tivesse falado nada, teria treinado sem problemas, então bola para frente... Um pouco mais calma resolvi seguir em frente.

Na sexta-feira novamente perdi o horário (tá virando hábito isso), mas desta vez acordei as 5:37..rs rs rs e consegui ir treinar sem tanto prejuízo. O treino era 10 de 3min com ritmo 85%, por ser tempo curto a fc não subia rápido e pude correr para valer. Fiz as series com pace variando entre 4:30/5:00, mas depois da 8ª serie comecei a passar mal, o estômago embrulhou e quase desmaiei na última serie. Terminei o treino com 7,2km, sentei e fiquei por quase 10 minutos sem coragem de me mexer. Comi a fruta que tinha levado, mas o mal estar não passou, mesmo assim fiz meu treino de musculação de maneira leve e fui para casa. Mesmo me alimentando, o mal estar so passou na hora do almoço quando mandei ver um belo prato de macarrão.

No sábado, perdi a hora novamente e acabei não indo para meu trabalho voluntário, como o tempo estava meio fechado aproveitei um pouco mais minha cama, daí levantei e fui treinar na base. Quando cheguei não estava nem um pouco a fim de começar o treino que era 16 km sendo 4 km fraco, 8 km medio e 4 km forte.

Eu comecei leve rodando a 6:00/km e quando os primeiros 4km passaram acelerei para entrar no ritmo médio, so que eu parecia um fusca com problema na vela. O motor começou a engasgar e simplesmente não conseguia correr mais rápido. Comecei a ter dor de lado, sentir fraqueza e uma vontade absurda de parar.
Segui em frente mas depois de 3 km nada de melhora, meu treinador perguntou se eu estava bem e eu disse que não.

Parecia que teria um novo ataque de pânico, mas não é que eu lembrei do filme do Rocky???? Aquela parte que ele fala para o filho que ele deixou todo mundo bater nele, dizer que não é competente e daí ele jogava a culpa nos outros. Que a vida ia bater duro e não se tratava de ganhar, mas sim de quanto você aguenta apanhar e mesmo assim continuar lutando.... Nesta hora até a musiquinha veio na minha cabeça, mas nem deu para acelerar, meu corpo na hora me disse que não adiantava apelar, hoje eu não ia correr...
Daí eu respondi, se você não quer correr, tudo bem, vai se arrastar, mas o treino você vai fechar.... E assim fui, correndo devagar com ritmo em torno de 6:00/6:30 até o final.

Quando terminei meu treinador me disse que eu precisava de descanso e que era para eu abortar o treino no domingo.... Passado algum tempo perguntei se não podia treinar no domingo, já tinha marcado com o pessoal treino no Ibira e eu sempre me sinto bem quando corro por lá.... Ele falou que tudo bem, mas não era para eu forçar ir para tempo, era para eu correr na boa.

No domingo as 8:00 estava no Ibira e eis que chega uma multidão, Colucci, Clovis, Nelton, Vicent, Isabel, Cesar, Frotinha, Jussara, Andre, Fabiano, Dani e mais alguns que não lembro o nome. Depois de um #blablabla chegou a hora do treino, o grupo se dividiu e cada um seguiu para seu treino.

O Colucci como sempre cavalheiro, seguiu comigo e lá fomos nós encarar os 12 de 1km a 85%. Diferente de ontem o ritmo entrou legal e fiz as primeiras 6 series com ritmo variando em torno de 5:00. Só não foi melhor, pois o Ibira estava cheio e o treino tornou-se mais uma corrida de obstáculos, do que de velocidade.
Só que depois do 6º km eu cansei e propus fazer mais uma volta tranquilo e direto. O Colucci aceitou e seguimos em frente, mas quando fechei o primeiro km eu cansei pra valer, daí o Colucci propôs voltarmos e fechar 8km ao inves de correr mais 2. Eu amei esta alternativa e fechamos o treino com 8km.

Terminado a obrigação chegou a hora da diversão, fomos para a padoca e lá encontramos com a Guga e o Edu. Foi muito legal rever todo mundo e colocar o papo em dia....

Agora, a ordem é descanso. Vou continuar treinando, mas o foco será na recuperação. O stress do trabalho está afetando meus treinos e o corpo está começando a dar sinal que meu estou passando dos limites.....

3 comentários:

  1. Oi Yeda!
    Li seu texto como quem lê um livro de ação e suspense. A cada linha eu ficava torcendo para que você concluísse o treino do dia. Estava louco para chegar logo ao final do post!
    Me preocupei muito quando li que você passou mal durante a corrida, mas fiquei contente ao ver que a semana terminou sem maiores problemas.
    Sabe, no post anterior você comentou que talvez não vá para a Argentina e que está pensando em correr outra maratona, talvez a do Rio.
    Eu sei que seu blog não é uma democracia :), mas de qq forma vou deixar o meu voto:
    CORRE A DO RIOOOO!!!!!!!
    Meu ritmo é mais lento que o seu e não daria para corrermos juntos. Mas seria ótimo saber que minha amiga blogueira está na mesma prova! Fica pois, lançada a campanha - Yeda no Rio 2012!
    Boa semana pra você, menina.

    ResponderExcluir
  2. então tem uma campanha "Yeda no Rio 2012"? eu assino embaixo! ;)
    Yeda no Rio 2012:)

    também não acompanho seu ritmo, mas vai ser legal saber que estaremos no mesmo desafio!

    que semana difícil, hein! quando estava me descabelando com o estresse da mudança e da adaptação à nova rotina, às vezes nem ia correr, porque simplesmente faltava força mental e física! ou então ia pra fazer o que seu treinador disse: correr com o único propósito de descansar a cabeça!

    gostei muito da comparação com o Rocky rssss ;)

    bjs
    e nos vemos na Maratona do Rio, então;)
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Yeda,
    Eu li e não consegui comentar pelo cel, abri no micro e nada... agora já tem outro na fila. hehe
    Foi bem legal esse treino. faremos mais.
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir