domingo, 12 de fevereiro de 2012

Alguém anotou a placa?

Após a Volta ao Cristo eu simplesmente travei, não podia nem me chamar de "pata", estava mais para Robocop enguiçado, simplesmente doía o corpo inteiro até as costelas.... Imagina a cena para descer escada, simplesmente "impagável".
Na quarta-feira tentei fazer meu treino, mas o máximo que consegui foram 3 voltas na pista, as pernas queimavam, era impossível correr. Com isso, meu treinador falou para voltar e reiniciar o treino a partir de terça quando me recuperasse.

Na sexta-feira, as dores passaram e voltei a me sentir melhor então em vez do treino de terça, resolvi fazer o treino de quarta-feira que era 5 de 1 km a 80%, seguidos por 4 de 500 a 85%. Completei a primeira parte entre 5:40e 5:30 e a segunda parte em torno de 2:35.

No sábado o treino foi tranquilo corri cerca de 5km, sendo 30 min fraco seguido por 5 de 1 min ritmo medio forte. Isso porque no domingo teria uma pedreira pela frente 10km para meu melhor tempo. O Orlandinho falou para eu correr apenas se estivesse me sentindo bem e como estava legal e sem dores resolvi seguir em frente.

No domingo por volta das 7:30 iniciei meus 10km na pista do Esperia, a intenção era correr com ritmo em torno de 4:50 até o km 8 e depois segurar o que desse até o final, ou seja, estratégia kamikaze. Comecei bem, mas já no 2º km percebi que seria difícil manter o ritmo. No 6º km o cansaço bateu e o motor começou a falhar, não era falta de perna ou de pulmão como alguns costumam dizer, era simplesmente cansaço. Com isso o ritmo caiu para 5:20 e me arrastei até o final fechando os 10 km com 51:44, simplesmente exausta.

Já nesta semana tudo voltou ao normal, na terça-feira o treino era 10 min de trote seguidos por 10 de 1min a 75% e foi tão tranquilo que não cheguei a fechar 3km.

Na quarta-feira nada de moleza,  6 de 1 km a 80%, comecei meio travada e fui aos poucos me soltando, com isso o ritmo foi quase um progressivo, comece com ritmo de quase 6:00 e no último fiz pouco menos de 5:20.

Na sexta, um treino gostoso, 9km sendo 1km a 75% e 2km a 80%. Se fosse antigamente teria problemas em fazer a fc voltar para 75% depois de correr a 80%, mas agora tiro de letra e consegui completar o treino perfeitamente em 57min.

No sábado, pude cantar a musiquinha "Ele voltou, ele voltooou!!!!", os treinos a 75% voltaram, desta vez eram 18km a 75%. O grande problema deste treino é que como tenho fc alta, eu preciso rodar muito, mas muuuuito devagar para manter a fc e o joelhos doem sem parar. Aproveitei o tempo encoberto e iniciei meu treino mais tarde, munido do meu iPod e do meu porta garrafinha destruidor de camisas. Para manter a fc dentro do limite e também diminuir a dor nos joelhos, intercalei a corrida com alguns instantes de caminhada. Assim consegui manter a fc dentro do limite até quase no final. Apenas nos 3 últimos km a fc ultrapassou o limite e não teve como fazê-la voltar. Fechei o treino com os incríveis 2h e 24min, completamente cozida ao vapor. Nem eu acredito que consegui correr tão devagar assim.


Hoje eu tinha marcado com um amigo de correr no Ibirapuera, mas lá pelas 6 da manhã recebi uma mensagem que ele não iria, então virei de lado e dormi até as 10:00, quando com muito esforço levantei e fui para o Esperia. Não quis arriscar correr no Horto ou no Ibirapuera, pois com a chuva devia estar um verdadeiro rally por lá.

Como o tempo estava encoberto e menos abafado que ontem ficou até gostoso de correr e a planilha dizia 6 de 2km, sendo 1km a 80% e 1km a 85%. O problema era que ainda não tinha me recuperado do treino de ontem, com isso tive que usar toda minha persistência e boa vontade para continuar até o fim.

Podem dizer que um treino de 30km não é a mesma coisa de 2 treinos um de 18km e um de 12km, mas as pernas doem a mesma coisa. A frequência até que se comportou bem e consegui completar as series com ritmo entre 5:20/5:40, fechando o treino todo em 01h e 23min.

Claro que meu treino não terminou aí, ainda tinha musculação para fazer..... Queria saber quem foi o maluco que aceitou treinar 5 vezes na semana ao invés de 4, não é nada fácil...

Como prêmio fiz um belo prato de macarrão e desta vez não foi de atum (minha especialidade), inovei e fiz de tomate cereja com queijo... Não sei se era a fome, mas ficou muito bom. Como sobremesa, teve brigadeiro!!!!

3 comentários:

  1. Ótimos treinos! Ótimo tempo na prova de 10k.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Socando a bota pra valer, nas provas e nos treinos!!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Putz Yeda, 51:44min! Incrível!
    Se bem que eu também consigo fazer este tempo. Mas só de bicicleta - e na descida!
    Seu ritmo de treinamento me deixa envergonhado por fazer minhas três ou quatro corridinhas na semana e ainda ficar contando vantagem disto...
    Mas ao mesmo tempo você me motiva e encoraja, porque vejo claramente que - se estou 200km atrás de você - ao menos estou indo na mesma direção: a direção correta.
    Parabéns pela determinação, menina.

    ResponderExcluir