domingo, 7 de agosto de 2011

Tudo novo no novo ciclo que inicia

Todo início de ciclo de treinamento é sempre cheio de novidades, não importa o quanto experiente seja, todo começo é sempre um começo. Contudo algumas coisas nunca mudam, como minha frequência, não importa o quanto treino, ficar parada provoca perda de condicionamento e faz com ela vá parar nas alturas no início de novo ciclo.

Na matemática ou na física, algo so existe se for tangível, se puder ser transformada em números e a perda do condicionamento pode ser mensurado pela frequência. Para se ter uma ideia, antes da maratona conseguia correr a 80% entre 5:20 e 5:30 agora depois da maratona manter 5:40 é quase impossível, mas o lado bom é que o retorno do condicionamento é mais rápido, graças ao acúmulo do treinos.

Além da corrida voltei para a musculação, normalmente volto com a série anterior para aproveitar a memória de treino evitar maiores dores musculares, só que o meu treino antes da maratona era bastante pesado e devido ao novo objetivo (Maratona de Buenos Aires em Outubro) não tenho muito tempo a perde. Assim iniciei uma nova serie que servirá de base no mês de Agosto e no mês de Semtembro entrarei no treino específico para maratona.

Este mês meu treinador focou na recuperação dos músculos estabilizadores do joelho, sem forçar a articulação do joelho, pois este ainda precisa de uma "folguinha" para se recuperar, além de exercícios para fortalecimento do core e exercícios de equilíbrio que auxiliam no fortalecimento das articulações principalmente do tornozelo. Pois é, ter um preparador físico é um pouquinho diferente de um professor de musculação. 

Um história engraçada no retorno ao treinos de musculação é que um dos exercício se chama "superman", exatamente, trata-se de um exercício de equilíbrio e fortalecimento do core, onde você fica de quatro e estende a mão direita e a perna esquerda, segura por 20 seg e depois troca. O problema é que eu dei tanta risada com o nome do exercício que eu não conseguia ficar 5 seg parada na posição, ainda bem que a execução do exercício não requer o uso daquela roupinha ridícula do superman, "Em frente e avante"!

Voltando a corrida, na terça-feira apenas trotei por uns 20 min para meu corpo acordar e se lembrar o que era correr. Na quarta-feira o treino também era leve, 10 min de trote o mais leve possivel, seguido por 4 de 8 min ritmo leve. O destaque deste treino ficou para o amanhecer, foi simplesmente lindo.

Na sexta-feira, o treino era 15 min de aquecimento, seguidos por 6 de 6 min a 80%, mas estava tão frio que eu podia ter feito 5 horas de aquecimento e mesmo assim não aqueceria nada, minha mão, pé e boca congelaram e doía muito correr. Contudo, mesmo com todo o frio, minha frequência subiu e foi difícil manter a fc abaixo dos 80%.

O Sábado foi day off, pois trabalhei na madrugada de sexta para sábado e então resolvi descansar e treinar no domingo.

No domingo acordei cedo e fui para o Campo de Marte, fazia tanto tempo que não corria por lá que quando passei pela guarita de entrada, o segurança veio me cumprimentar. É sempre muito bom correr por lá, pois é tranquilo e plano. O treino era 15 min de aquecimento, seguidos por 10km a 80%. Como estava sol e um pouco quente e na sexta-feira tive problemas em controlar minha fc, decidi iniciar o treino leve para não ter problemas no final, mas não adiantou muita coisa. Corri por volta de 5:45 até o 6º km, depois tive que reduzir para 6:00 para manter a fc e nos últimos 2 km a velocidade caiu ainda mais, para 6:20/6:30.

Assim termino a primeira semana, um pouco cansada e dolorida, mas feliz por voltar a treinar.

5 comentários: