domingo, 21 de agosto de 2011

Sabor da Infância

Na sexta-feira quando vi a previsão do Climatempo para sábado, já sabia que provavelmente correria na chuva, pois a previsão do dia seguinte era de chuva o dia inteiro. No sábado não deu outra, tempo fechado e ausência de atletas. Não sei porquê as pessoas não gostam de correr na chuva e sempre que o clima está assim correm para as academias e esteiras. Com isso, neste dias chuvosos torno-me a dona da rua e relembro meus dias de infância.

Atire a primeira pedra quem nunca, na infância, fugiu escondido para brincar na chuva, pular nas poças d'aguas, correr na enxurrada. Tudo bem que quando éramos descobertos, a mãe, tia ou avó sempre aparecia gritando para entrarmos, senão iríamos pegar uma pneumonia e daí a brincadeira acabava. Lembro uma vez, que eu, meu irmão e alguns amigos entramos no mar em plena chuva e ficamos por lá por horas e quando saímos minha mãe estava desesperada, achando que tínhamos morrido afogado. Realmente ser mãe não é tarefa fácil...

Assim, quando eu corro na chuva, além de me sentir a dona da rua estas doces lembranças retornam, junto com uma sensação gostosa de que estou fazendo coisa errada e que minha mãe vai aparecer gritando a qualquer momento para eu sair da chuva. Aconselho a todos que na próxima chuva coloquem um tênis e saiam correndo por aí, com certeza a criança que vive dentro de cada um aparecerá.

Quantos aos treinos na terça-feira com dia quente e um lindo amanhecer, o treino foi 30 min de trote bem leve, fechando em 3,3km.

Na quarta-feira, perdi a hora, acordei as 06:06 e tive que literalmente correr para repor o tempo perdido. Comecei o treino que era 4 de 10min a 80%, as 6:45 com o dia claro e um lindo sol. Apesar da agitação por causa do atraso, minha fc não foi afetada e consegui completar o treino com ritmo em torno 5:40/5:50, fechando em 8,2km. Na musculção tive que controlar todos os meus instintos para não fazer as séries muito rápido e não me machucar novamente. Será que estou evoluindo????

Na sexta feira, uma variação do treino de quarta, em vez de 4 de 10 min, eram 10 de 4min, sendo um a 80% e um a 85%. Esta pequena variação traz uma modificação tremenda na execução. Fiz os 80% com ritmo 5:25 e os 85% com ritmo de 5:15, fechando o treino em 9,4km.

No sábado, dia da chuva, eram 15km começando com ritmo 6:00, assim montei uma estratégia conservadora, que era baixar 10" no ritmo a cada 3km e fechando o treino com ritmode 5:20, mas quando conversei com o Orlandinho sobre a estratégia, ele falou a frase secreta, "Sangue nos Zoio" e daí, no meio da chuva resolvi aprontar, em vez de baixar 10" a cada 3km, resolvi baixar 5" a cada km. Tudo bem que controlar a velocidade por km não é uma tarefa muito divertida e você acaba ficando escravo do relógio, mas até que acabei gostando. No final acelerei e sofri para completar o ultimo km, fechando o treino em 1:20:00.

Depois disso, hora de trocar de roupa, tênis, voltar para casa e entrar embaixo do chuveiro quente, afinal se ficar doente vou ter que aguentar minha mãe falando no meu ouvido, quem mandou eu correr na chuva.

3 comentários:

  1. O ´problema de correr na chuva é a família da gente, que acha que ficamos doidos....rs..

    ResponderExcluir
  2. parabéns, yeda, pelos treinos, no sol ou na chuva!!!

    quando corro na chuva, me sinto poderosa!
    apenas eu e os carros nas ruas, e aquela enxurrada! rssssss
    mas prefiro um clima bem ameno... nada como o sol agradavelmente morno das primeiras horas da manhã;)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Queria eu poder correr na chuva...
    Um dia escondido eu vou tentar... rs
    Mesmo sabendo q vou amanhecer dodoi... rs
    Aqui no RIO eu já participei de varias corridas e nunca corri na chuva, já saí de casa com chuva mas quando chegava no local da corrida o dia estava lindo!
    Bjks!

    ResponderExcluir