domingo, 31 de julho de 2011

Absolem

Duas semanas se passaram desde a Maratona do Rio e neste período aproveitei para fazer um balanço geral deste semestre.

Na primeira semana tirei uma folga do trabalho e fui para um hotel para descansar e me recuperar. Foi muito bom, pois tive um semestre desgastante no trabalho e nos treinos e estes dias me ajudaram a recuperar as energias regada a muita comida boa e massagens.

Durante minha estadia no hotel também li o livro "O que eu falo quando falo de corrida" o que me deixou um tanto introspectiva e me fez começar a questionar a minha vida como um todo. É engraçado mas me sinto pesada como se estivesse passando por um transformação com o Absolem em "Alice in Wonderland", a sensação que eu tenho é que preciso me desafazer do velho para deixar o novo entrar. Quando esta transformação irá terminar e qual será o resultado, eu ainda não sei, estou no meio do processo.

Já na segunda semana voltei a trabalhar, mas permaneci descansando dos treinos. Até podia ter ido nadar ou fazer outro tipo de esporte, mas o semestre foi tão cansativo que resolvi trocar os treinos pelo meu sono.

Contudo, durante todo este período fiquei com um gosto amargo que precisou ser digerido, o resultado da Maratona do Rio. Eu treinei muito para simplesmente aceitar um tempo de 4:02. Por favor não entendam 4:02 como um mau resultado em termos gerais, o bom e o mau é relativo ao esperado e planejado de cada pessoa, o que é mau resultado para um pode ser o sonho e um grande resultado para outro.

Um resultado ruim nos faz pensar muito a respeito, mais do que um bom e se não tirarmos nada de bom de um mau resultado, este não serviu de nada. Já tive várias conversas com amigos e com meu treinador e uma coisa que ficou clara é que superestimei minha capacidade, comecei rápida demais e quebrei no final. É claro que o calor influenciou, se não tivesse tão quente minha queda de velocidade no final poderia não ter sido tão acentuado. Outra lição aprendida é que quando se corre perto do limite, a margem de erro diminui e um erro no ritmo causa um estrago muito grande.

Desta análise também surgiu uma ideia, fazer a Maratona de Buenos Aires em Outubro. Normalmente, faço uma maratona por ano, mas não ia conseguir ficar um ano pensando no que passou, além disso, terminei a maratona fisicamente inteira e uma maratona adicional este ano seria plenamente possível.

Assim, minha semana de folga termina e um novo objetivo para o segundo semestre surge. Agora posso dizer que virei a página e um novo capítulo se inicia.

9 comentários:

  1. Pelo menos desta vez você escolheu uma prova em que a chance de calor é menor. Eu tenho comigo que um dos principais fatores de estrago em uma maratona é a temperatura. Lógico que as pessoas setem isso de forma diversa e assumo que em provas mais curtas isso pode não ser determinante para mim. Mas meus 4 tempos sub-4 em maratonas foram em provas frias. E para a prova onde talvez estivesse melhor preparado em termos de treino, Floripa-09, fez um calor de 30ºC e faltou água, me deixando com um 4h29 terminados sei lá de que jeito. Quanto ao superestimar, acho que talvez náo seja esse o problema. Acredito na sua capacidade de fazer o tempo de Boston. Só não sei se seria para já. A gente vai aos poucos conseguindo essa capacidade a mais, né? E por melhor treinada que você estivesse, não sei se tinha alcançado isso ainda.

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Yeda descanso também faz parte do treino que bom que vc tirou essas duas semanas para descansar e analisar a sua vida, lembre-se querida nós somos corredores amadores e até mesmo os corredores de elite não alcançam certos resultados, mas eu digo para todos os corredores que o mais importante em uma corrida é chegar inteiro o resto como tempo bom e pódios são consequencias do que nós treinamos é claro que é bom abaixar o tempo e frequentar pódios, vc veja bem eu treinei pacas para essa maratona para fazer abaixo de 3 horas e quando chegou no Km 33 em Copacabana com 2h 05min dai eu analisei vou fechar a Maratona do Rio entre 2h 40min a 2h 50min, mas daí nesse Km me deu uma forte dor abdominal que fez parar por 20min, voltei depois e completei em 3h33min devagar é claro que fiquei p...da vida com resultado mais ao cruzar a linha de chegada levantei as mãos para os céus agradecendo a Deus por ter concluído a Maratona e com certeza nesse descanso que vc teve vc analisou o que fez certo e o de errado e na próxima vc vai arrasar boa preparação para a Maratona de Buenos Aires.

    Boa semana e bons treinos.

    Bjs

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Yeda, realmente o bom e o ruim depende do planejamento de cada um e temos que nos avaliar, fechar e abrir ciclos. Essa reciclagem é saudável!

    Eu fiquei espantada com o calor que fez no RJ, em pleno inverno, a semana inteira fez um frio danado aqui e no dia da prova aquele sol intenso.

    Nós também escolhemos Buenos Aires, mas faremos os 21k. Vou acompanhar seus treinos ainda mais de perto, queremos estreiar na Maratona em 2012.

    ResponderExcluir
  4. Olha, para mim que corro no máximo 15k, seu tempo não só é ótimo, como tb são ótimos seus pés, tornozelos, joelhos e mente!

    ResponderExcluir
  5. Legal seu planejamento! Engeraçado, comecei a ler esse livro e não gostei, vou tentar de novo...às vezes é o momento da vida também...
    Volto a treinar essa semana, mas para mim é como começar do zero, porque antes as corridas estavam marcadas e nosso treinador encaixou os treinos. Agora não, estou com ele desde o início e estou adorando isso de planejar com antecedência...
    Beijos e bons treinos, estou acompanhando sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Yeda
    isso aí, nova meta e novos planos, é para frente que se anda (ou se corre he he). Assim é a vida, não é mesmo? aprender com os erros e tentar acertar da próxima vez ou, no mínimo, cometer erros diferentes, né? Acho que foi uma ótima ideia a escolha de Buenos Aires, dá para se preparar e quem sabe mudar essa história. Mas mais importante de tudo é ter certeza de estar dando seu melhor...
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oi, yeda!!!

    essa pausa nos treinos, e na rotina, é muito boa mesmo!
    repensar, e partir pra novos desafios!

    só uma maratona por ano???
    é pouco;)

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Yeda, Siga em frente com novos desafios, não foio resultado pretendido, você faz em outra ocasião, sorria e estabeleça nova meta. Treine e Acredite. Abraços, Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  9. @Nishi, concordo com você, o calor em prova curta até que não influencia muito, mas em prova longa é fatal... Só espero que Buenos Aires não tenha calor atípico e chega de praia por enquanto...rs rs rs Tenho certeza que o índice de Boston sairá, mas ao seu tempo, ainda tenho muito a evoluir

    @Jorge, chegar inteiro é uma prioridade. Não adianta nada terminar uma corrida e passar meses se recuperando de uma contusão. Tenho certeza que seu sub-3horas sairá em breve, você corre muito

    @Drica, o legal da maratona é isso, vários fatores podem influenciar no resultado final e isso torna tudo se desse tudo mais divertido

    @Leilany, a distância não importa, o que importa é o quanto curtimos cada treino.

    @Sergio, adorei a parte do cometer erros novos... A vida é isso estar sempre aprendendo

    @Leticia as vezes somos vistos como ETs por não fazer muitas provas, mas você irá ver o quanto vai evoluir com descanso, mas o mais importante é que cada prova se tornará mais especial e você curtirá ainda mais.

    @Elis, normalmente faço uma maratona, porque no resto do ano focamos em outros objetivos, como prova de 10k ou de 21k. Este ano adiamos estes objetivos e vamos so de maratonas

    @Antonio Carlos, valeu! Na vida sempre temos a escolha de recomeçar e tentar novamente.

    ResponderExcluir