domingo, 5 de junho de 2011

Long Distance Life Style

Toda a vez que começo a escrever, sempre começo pelo fim, pelo longão e por onde meus pensamentos passaram durante as longas horas de treino. Pareço Machado de Assis em "Memórias Póstumas de Bras Cubas", é claro que sem o talento dele para escrever, pois se tivesse seria escritora e não engenheira :-). Mas começar pelo longão tem uma razão, tudo o que você faz durante a semana de certo e de errado reflete no longão de sábado. Não tem jeito, uma noite mal dormida, um stress ou então uma alimentação equilibrada, bons treinos de musculação afetam diretamente seu treino e seu desempenho. É a famosa lei de ação e reação.

Neste sábado enquanto corria, meus pensamentos voaram pela razão na qual eu consigo passar horas correndo. Muitas pessoas me perguntam isso e se dizem incapazes de treinar para uma maratona. Cheguei a conclusão que quando corro um longão, não existe começo, nem fim, é uma continuidade infinita, não controlo tempo, apenas acompanho ritmo, abstraio tudo e deixo fluir. É diferente quando se corre com faca nos dentes numa prova de 10km ou 5km, você sabe que a energia vai acabar e você reza para chegar logo o final. Como o Bessa disse uma vez para para mim isso é "Long distance life style", mas chega de filosofia e vamos aos treinos....

Na terça, ainda estava sem treino e repeti um treino anterior, 20min de corrida leve, seguidos por 10 de 1min de corrida perfeita e fechando 10min de corrida leve. Fechei o treino com 6,5km.

Na quarta-feira, de volta as planilhas, o treino era 4 de 10min sendo 7 min a 80% e 3min forte. Só que o treino não rendeu, foi um dos piores treinos que já fiz... Tudo bem que estava frio e com a neblina a sensação térmica de frio era ainda maior, mas eu estava travada, não conseguia correr e a fc estava muito mais alta que o normal. No forte eu não passei de míseros 5:00 e nos 80% tive que correr por volta de 6:00, pois a fc ultrapassava o limite. Fechei o treino com quase 8km.

Na sexta-feira, eram 12 de 4 min sendo 4 a 80% e 1 progressivo e tudo voltou ao normal, corri solto e a fc voltou ao normal. No progressivo baixei dos 4:30 e corri as series a 80% entre 5:00 e 5:20. Fechei o treino com 9,6km.

No sábado, mais um treino de 30km eram 3 de10 km com ritmo entre 5'30 e 5'45. Foi um treino muito difícil, pois em boa parte do percurso tinha um vento contra muito forte que fazia a ritmo cair de 10" a 20" e com isso tinha que acelerar nos trechos sem vento para manter o ritmo médio perto do estabalecido. Como eu estava bem fisicamente e mentalmente, consegui superar as dificuldades e cumprir o treino. Fechei a primeira serie com ritmo de 5:30, a segunda com 5:29 e a terceira com 5:36.

Na última volta de 3km eu tive uma ajuda, um coelho as avessas me deu um empurrãozinho. Um cara, não corredor, resolveu me seguir na última volta, só que o ritmo dele era mais lento que o meu, mas mesmo assim resolveu me seguir. Com isso meu silêncio e minha paz simplesmente acabaram, havia um barulho ambulante atrás de mim, era a respiração ofegante, chave chacoalhando e passada errada. Aquilo foi me irritando de tal maneira que o cansaço e a dor nas pernas sumiram e resolvi acabar com a brincadeira.... Comecei a acelerar e depois de um tempo ele disistiu e a minha paz voltou. Resultado foi a melhor última volta que eu já fiz... Nada como um estímulo externo....

Acho que vou contratá-lo para tentar me acompanhar na Maratona do Rio a partir do 32km...rs rs rs  

4 comentários:

  1. Yeda,
    Eita longão dos bons! 30 km é sonho de consumo para qualquer correrdor que está se preparando para as longas distância.
    Grande abraço!
    Gilmar
    http://fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Yeda, volta e meia aparece um coelho desses nos nossos treinos e tb aceleramos para reestabelecer a paz.

    Ontem fiz um treino de 11k sozinha (coisa rara!) e me perdi nos pensamentos. Nos últimos 2km eu estava correndo com um sorriso discreto no rosto. Depois de uma prova horrível em uma distância pra lá de conhecida (16km), resolvi rever meus treinos e o resultado do treino de ontem me fez perceber que estou no caminho certo.

    Bom quando acertamos, nosso corpo agradece.

    Beijos e bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Talvez não tenhas o talento de Machado de Assis, mas que deverias pensar na hipotese de escrever um livro, isso vc deveria ...

    "... Cheguei a conclusão que quando corro um longão, não existe começo, nem fim, é uma continuidade infinita, não controlo tempo, apenas acompanho ritmo, abstraio tudo e deixo fluir..." Putz isto é bem filosófico!

    Adorei este parágrafo ... gostaria de escrever metade do que vc escreve !!!!

    Bons treinos !!!!

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde querida Yeda!

    Já estou na expectativa do post de hoje :) só náo comentei esse aí de cima porque não teve jeito durante a semana no trabalho. E eu queria mesmo comentar sobre 2 coisas:

    - vc escreve tão bem que adoraria um livro seu. Ou dois... ou 3...
    :) (vc sabe que quando comecei a correr, e caí aqui, li tuuuuudo desde o início? :)

    - imaginei a cena do coelho ehehhe e morri de vergonha hahahah espero que eu não faça isso! hehhehehehe

    ResponderExcluir