domingo, 6 de fevereiro de 2011

A vantagem da experiência

Este é o terceiro ano que treino para uma maratona e tenho acompanhamento de treinador. Mesmo estando no terceiro ano, todo começo de temporada é complicado, sofro com as mesmas coisas, aumento de volume, perda de velocidade, aumento da frequencia cardíaca, mas o que ajuda é a experiência. No primeiro ano, tudo era novo e o foco foi no aumento do volume. No segundo ano voltar ao volume depois das ferias foi menos complicado e pudemos com isso incluir treinos de qualidade. Neste terceiro ano, os treinos de qualidade serão intensificados principalmente por causa do objetivo de tempo na Maratona do Rio.

Assim iniciando a escalada, esta semana foi agitada tive troca de treino da musculação, aumento da intensidade nos treinos de corrida e visita ao nutricionista para ajuste da dieta.

Começando pelo Nutricionista, foi detectado o que minhas roupas já falavam, recuperei quase toda a gordura que eu havia queimado durante os treinos da Maratona no ano passado. O peso não variou muito, o indica que perdi massa magra e ganhei massa gorda, mas não voltei ao que eu era no começo de 2010, então estou começando 2011 com uma vantagem. Agora é reduzir um pouco a massa gorda e ganhar massa magra para suportar os treinos dos próximos meses. Ontem fui buscar minha dieta e gostei, ela está voltada ao ganho de massa magra, conforme o treino for sendo elevado, a dieta será ajustada também. Com isso, dei adeus aos doces, bolos e chocolates.

Quanto a musculação, o treino ficou sensacional, é uma mistura de treino de força (com 12 repetições), de treino de fortalecimento do core e de treino de equilíbrio, além disso, foi incluído vários exercícios unilaterais, o que ajuda a desenvolver o lado mais fraco. Finalmente encontrei um professor que entende de corrida e não me quer deixar apenas "sarada". Apenas um parênteses, ainda bem que não filmaram eu no exercício de equilíbrio, foi um horror e muito engraçado, eu simplesmente não conseguia ficar em pé em cima da plataforma. No treino de hoje foi um pouco melhor com o pé direito, com o pé esquerdo continuou ruim.

Quanto a corrida, o treino de quarta era 6 de 5 min a 85%, seguidos por 15 min prog ate 90%. Fiz este treino na rua e devido ao stress no trabalho minha fc estava muito alta, então fiz a primeira parte com ritmo de 5:40/5:50, mas errei na hora de ler o treino e fiz 5 series ao invés de 6. Na segunda parte do treino, comecei com ritmo de 8:00 e fui aumentando 30seg a cada 2min, chegando no final a 5:15. Não pude aumentar mais pois a fc chegou no limite dos 90%

Na sexta o treino era 5km para tempo, então decidi fazer na pista. A ideia era fazer abaixo dos 5:00, então depois do aquecimento comecei a correr em torno de 4:40 a 4:50, depois dos dois primeiros km, comecei a sentir o efeito de correr com fc alta, comecei a sentir enjôo e a sensação que ia desmaiar a qualquer momento. Daí entra a experiência, foquei na técnica, as passadas ficaram mais fáceis e com isto consegui afastar o pensamento da vontade de parar. Completei os 5km em 0:24:20, novo PR e a sensação que conseguiria manter este ritmo nos 10km, tudo depende da sua mente.

No sábado fui para a base, eram de 12 a 14km com ritmo constante e fc entre 80/85%. Comecei a treinar por volta das 10:00 embaixo de um sol forte. Na verdade o circuito de 3km tinha uma parte com sombra e vento o que ajudava a esfriar o corpo, uma parte com sol forte e sem vento, o que dava sensação de correr num forno e uma parte com sol, mas com vento, o uqe ajudava a afastar a sensação de calor. Nas 3 primeiras voltas fui bem mantendo ritmo de 5:40, a partir daí o cansaço começou a bater, as pernas, os braços, as costas, tudo parecia que ia falhar e novamente utilizei a experiência para completar os 14 km mantendo o ritmo constante. Se concentrar na técnica da corrida, facilita as passadas, economiza energia e faz com que o pensamento se afaste da vontade de parar. Terminei os míseros 14km em 1:19:50, simplesmente exausta, não consegui almoçar nem jantar, fiz shakes de frutas e Whey para repor a energia gasta.

Hoje acordei travada, fui treinar musculação e meu treinador ajudou a fazer um leve alongamento e uma massagem para soltar a lombar. Terminei o treino renovada.

Olhando meus treinos hoje, constatei que a última vez que corri 15km foi em 6/11, ou seja, 3 meses atrás e o ritmo de ontem foi tão ruim, se comparado com novembro.

O grande desafio de 2011 não será treinar para a Maratona do Rio, será treinar para a Maratona com o ritmo e stress do trabalho. Esta história que o Brasil só começa depois do carnaval não é verdade, estou num ritmo alucinante deste Dezembro e esta primeira semana de fevereiro foi simplesmente insana. Não é fácil ser atleta amadora, temos obrigações a cumprir e não podemos simplesmente nos dedicar aos treinos.
Então o desafio será evitar que o trabalho me destrua, terei que manter meu equilíbrio se quiser chegar inteira na Maratona.

6 comentários:

  1. Yêdáááááá...

    Mando e-mail direto para o Citi desde da semana passada e só volta!

    Me passa outro darling!

    bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Yeda, Bom início de semana, parabéns pelos treinos, dedicação, disciplina e desempenho!!!
    Bons Treinos,
    Boas energias,
    Simbora!!!
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caraca, quanto número, seus treinos me lembraram da época em que eu fazia Kumon, tá louco!!! Rs...

    ResponderExcluir
  4. Nishi, sou engenheira, vivo cercada de números... kkkkkkk Fazer o que né? Pelo menos não controlo km de tênis, quando chegar nisso, pode me internar :-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Yeda, também sou engenheiro e acho que devo me internar, já que controle o Km de tênis... rs

    Vou começar a treinar para minha primeira maratona. Alguma dica em especial?

    Abs laranjinha,

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu controlo a quilometragem pra poder processar os fabricantes, caso me lesione com um tênis novo... rs...

    ResponderExcluir