domingo, 30 de janeiro de 2011

Semana de Treino

Esta semana os terríveis 75% diminuíram um pouco, rodei mais em 80% e para minha alegria tive alguns tiros de 85%. O problema continua sendo o calor do verão para os treinos de sábado e o horário de verão que entrou na pior fase e agora estou treinando no escuro total durante a semana.

O bom é que agora tenho a pista de atletismo do Esperia para treinar, com isso tenho um pouco mais de segurança e não preciso correr na rua no escuro, mas só dá para treinar na pista treinos intervalados curtos (3min ou 500m), treinos mais longos (13min ou 2km) é muito cansativo e o melhor é enfrentar o escuro e correr na rua.

A semana começou comigo empurrando o treino de segunda para terça a fim de aproveitar o feriado. Eram 12 de 2min sendo 2 a 75% e 1 a 80%. Fiz as series de 75% com ritmo de 7:40 e os de 80% com ritmo de 6:00/6:15, até podia ter forçado mais, mas quis evitar problemas em fazer a fc retornar para os 75%. Após a corrida, fiz meu treino de musculação, ainda sem treinar membros superiores, pois minha mão continuava doendo.

Na quarta eram 10 de 3'30 sendo 1'30 a 75% e 2'00 a 85%. Fiz os 75% em torno dos 7:50 e os 85% em torno dos 5:00. Com treino de misturando 75% e 85%, não tenho escolha e durante o intervalo das series, preciso abaixar o tronco para fazer a fc baixar. Com isso fico parecendo que estou passando mal e na pista do Esperia, isto chama um pouquinho de atenção. Já estava vendo o pessoal de lá chamar o SAMU para me socorrer. Depois disso, fui fazer meu treino de musculação

Na sexta, o treino eram 6 de 1min ritmo medio e 3 de 13'30 a 80%, fiquei com preguiça de correr na rua e decidi correr na pista. A primeira parte foi fácil fiz os 6 de 1min em torno dos 5:15, mas a segunda foi extremamente monótona e me arrependi de não ter ido para rua, de qualquer modo fechei as series com ritmo em torno de 6:00/5:50, até podia ter forçado mais, mas não quis deixar a fc subir muito. Terminado o treino fui para a musculação e pela primeira vez desde a queda arrisquei treinar membros superiores, minha mão até que se comportou e não doeu muito.

No sábado por causa do calor, não fui no meu trabalho voluntário e cheguei mais cedo na base para treinar, mas o sol não deu trégua, estava uma lua absurda. O treino eram 4 de 3km, sendo 2km a 80% e 1km a 85%. Apesar do calor consegui manter ritmo de 6:00 nos 80% e 5:40 nos 85%. O que não ficou bom são minhas passadas, voltei a jogar a perna esquerda para fora, principalmente na terceira série quando desconcentrei. O engraçado é que minha passada piora quando corro devagar, quando corro mais rápido este problema minimiza bastante.

Domingo fui fazer a prova da Oral B, como eu sempre falo é a prova realizada no quintal de casa, circuito Braz Leme - Olavo Fontoura. O combinado era fazer uma corrida leve sem forçar para soltar as pernas. Fui correr com um amigo do trabalho, mas acabamos acelerando e fiz os primeiros 4km com ritmo de 6:00, depois deixei ele ir embora e reduzi o pace para 6:30/7:00, fechando a corrida em 45min. Depois disso, peguei medalha, dei um tempo e voltei para o Esperia para fazer meu treino de musculação.

No sábado conversei com meu treinador e provavelmente faremos alguns acertos na rotina de treinamento. Desde que eu mudei de academia, a filosofia do treino de musculação mudou e agora não faço mais um dia de treino para membros superiores e um dia para membros inferiores, a serie mistura os dois, claro que separando os grupos musculares. Com isso, não tenho mais um treino curto e um treino longo e posso fazer qualquer das series junto com meu treino de corrida sem me cansar muito.

Aliado ao fato da academia funcionar de terça a domingo,  conversamos em empurrar o treino de corrida de segunda para terça e empurrar o treino de musculação de quinta para domingo. Com isso, teria 2 dias de descanso, segunda e quinta e treinaria mais pesado, na terça, quarta, sexta, sábado e domingo.

Vou experimentar esta nova rotina e ver se ela se mostra mais efetiva que a rotina anterior, além disso eu queria voltar a nadar, mas está complicado arranjar tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário