segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A última planilha do ano

Eu achei que meu ano já havia sido encerrado e que a última planilha seria de um treino leve, mas como sempre meu treinador me surpreende e desta vez apareceu com um desafio. Ele me mandou o seguinte e-mail:

Bom, essa semana teremos a planilha mais dificil de todas.
Teremos 4 treinos, sendo que cada um deles sera montado por vc (RS RS RS RS).
Porem, sempre ha um porem, cada um deles terao um objetivo diferente. Vamos a eles:
- Teremos 2 treinos mais longos, onde 1 sera onde vc tem qualidade e outro onde vc tem deficiencia e 2 treinos mais curtos, onde 1 sera onde vc tem qualidade e outro onde vc tem deficiencia.
Vc sera avaliada na preparacao e tb na execucao do treino.
Portanto, vc previsa enviar a planilha preenchida antes do primeiro treino da semana.

Tive que abandonar minha idéia de ferias precoce, pois não só tinha que treinar de verdade, como tinha que montar o treino, seguindo as instruções dele.

Para montar o treino comecei identificando as deficiências e as qualidades. A deficiência foi fácil, manter a fc em 75%, a qualidade foi mais complicado, mas decidi por manter velocidade. Também deixei os treinos mais longos perto do Natal, assim seria uma ajuda extra para queimar a ceia de Natal...Desta maneira, o treino da semana ficou o seguinte

Quarta-feira: 10 de 500m a 85% (qualidade)
Sexta-feira: 6 de 1,5km, sendo 500m a 75%, 500m a 80% e 50m a 85% (deficiência)
Domingo: 5 de 1km, sendo 1 a 85% e 1 a 90% seguido por 1 de 5km, onde o tempo tem que ser igual a somatória dos tempos da serie anterior (qualidade)
Segunda: 45min de corrida leve até 75% (deficiência)

Na execução eu me surpreendi, pois como caiu o volume de treino, correr rápido ficou fácil. Na quarta os tempos para completar os 500m variaram de 2:26 a 2:31 e completei sem maiores esforços. No treino de domingo, a soma dos 5km ficou em 0:25:52 e corri os 5km finais em 0:25:37, mesmo com o calor que fez.

O problema ficou mesmo no treino de Sexta-feira, retornar a fc para 75% depois de correr a 85% ainda é complicado, além disso, também senti dificuldades em correr devagar, depois de ter acelerado. Contudo, teve um lado bom, depois que começava a serie a fc subia e ultrapassava os 75%, mas aos poucos ela ia baixando e antes de finalizar os 500m a fc estava em 75%, isto é um bom sinal.

Hoje fiquei com preguiça e não fui treinar, como o Bessa costuma falar, você tem que acordar levantar e sair, se parar para pensar você não sai do lugar. Como eu pensei, fiquei dormindo e assim vou fazer o último treino do ano (45min a 75%) amanhã para fechar 2010 com quase 200 treinos e 1.740km rodados.

Quanto a avalição desta última planilha, creio que ficará para 2011 e só então saberei se fui aprovada ou não..rs rs rs.

Desejo a todos um excelente 2011, com muitos kms rodados e sonhos realizados.

Um comentário:

  1. Estou visitando seu blog pela indicação de meu amigo Jorge Cerqueira - Ultramaratonista.
    Neste Natal criei um blog para mim.
    Já sou seguidor de seu blog, faça igual, acesse o meu e me siga:
    www.marcelinoultra.blogspot.com

    Abraços,
    Cristiano Marcelino.
    ULTRAMARATONISTA.

    ResponderExcluir