domingo, 1 de junho de 2014

Faltam menos de 60 dias….

O tempo está passando muito rápido e esta semana me dei conta que faltam apenas 60 dias para a maratona de San Francisco…Passei por tantos problemas e no trabalho tudo está tão agitado que os dias passaram como um piscar do olhos. Continuo no mar agitado tentando sobreviver a cada onda e as vezes acho que não conseguirei sobreviver. Contudo não é hora de mimimi e toda a atenção está voltada para os treinos

Na semana passada depois da Tribuna nada de descanso, tive uma semana intensa que foi encerrada com a Meia maratona da Mizuno. Na terça o treino foi 6 de 1 km  a 85% que completei com ritmo de 4:35/4:30. Na quarta o treino foi 10 de 1 min ritmo médio forte seguidos por 15min solto. Fiz os intervalados com ritmo abaixo de 4´05 e fechei o treino com um pouco mais de 7,5km. Na sexta a planilha dizia 5 km a 90%, acelerei e consegui praticamente um PR na distância fechando o treino em 22:37. Já no sábado tive 30 min de corrida bem leve e 15 km a 80% na boa. Fiz os 15km em 1:14:53 e fechei o treino com um pouco menos de 20km.

No domingo chegou a hora de encarar a Meia Maratona da Mizuno, até a largada achei que iria num ritmo próximo a maratona e fechar a meia com cerca de 1:45, mas quando foi dada a largada saí no estouro da boiada tentando abrir distância ao máximo dos outros competidores, pois o circuito era estreito e sabia que se largasse devagar teria problemas na ultrapassagem. Só que eu estava me sentindo bem e fui mantendo o ritmo o quanto aguentasse. Fui assim até o 16km daí o cansaço bateu, mas ao invés de reduzir o ritmo resolvi forçar e manter o ritmo até o final. A estratégia deu certo de cruzei a linha de chegada 1:41:03 novo PR para a distância.

Sobre a prova eu não gostei, pegaram um circuito de 10 milhas e encheram de vai e volta para dar 21km, o que fazia o ritmo quebrar, além disso, em alguns trechos corremos praticamente numa única pista, pois a galera que vinha no sentido contrário era maior e ocupava mais espaço. Como eu sofro com homens que querem ultrapassar uma mulher a todo o custo, sempre tem aquele que me ultrapassava e depois reduzia o ritmo na minha frente, me fazendo ter que ultrapassa-los novamente, só que num espaço estreito era difícil muitas vezes conseguir fazer estas ultrapassagens. Também perdi alguns pontos de hidratação, pois eles ficavam apenas de um lado e com a quantidade de pessoas não dava para pegar, o bom que os pontos de hidratação eram muitos então a perda de alguns não fizeram falta. Sinceramente, não sei se repetiria esta prova novamente com este mesmo percurso.

Já nesta semana meu treinador me deu uma folga e os treinos foram mais suaves. Na terça, 8 de 4 min ritmo médio, fiz quase um progressivo iniciei com ritmo de 5:17 e fui melhorando até fazer os últimos com ritmo de 4:40. No final fechei o treino com 7,5km. Na quarta 12 de 1'00 ritmo médio, eu errei o treino e fiz 15 com ritmo em torno de 4:50/4:40, fechando o treino com quase 5,5km. Na sexta outra vez 5km mas a 80%, como tinha dormido apenas 2horas na noite e estava cansada, corri com ritmo maratona e fechei em 25:24.

No sábado treino difícil, 20 km a 80%, intervalo de 10min e 15 de 1 min ritmo médio. Fiz os 20km em 1:40:02 e quando fui fazer os intervalados simplesmente não tinha perna, tive que me esforçar muito para manter o ritmo das passadas e fazer cada serie com ritmo entre 4:50/4:30. No final fechei o treino com 25km.

No domingo chegou a hora de encarar 10 de 1 km a 85%, mas eu estava estranha, o ritmo não entrou e cada serie que eu fazia ia ficando mais cansada e as pernas mais pesadas. Eu me concentrei nas passadas curtas e rápidas e fui completando as series em 4:40/4:50. Só que após o 7º km, o cansaço bateu de vez e daí só completei com ritmo próximo a 4:55. Foi um treino muito difícil que me lembrou dos km finais de uma maratona.

Assim fechei mais uma semana de treino. Agora devo entrar na reta final e já estou me preparando psicologicamente para os treinos insanos que devo enfrentar nas próximas 6 semanas (a 7º semana o volume é reduzido e a 8º semana é o dia do show). Contagem regressiva…

Um comentário:

  1. Te conheço há pouco tempo, mas acho que você continuará me impressionando, sempre. Conseguir encaixar todos estes treinos na sua, já extenuante, rotina. Parabéns !!!

    ResponderExcluir