O tempo está passando muito rápido e esta semana me dei conta que faltam apenas 60 dias para a maratona de San Francisco…Passei por tantos problemas e no trabalho tudo está tão agitado que os dias passaram como um piscar do olhos. Continuo no mar agitado tentando sobreviver a cada onda e as vezes acho que não conseguirei sobreviver. Contudo não é hora de mimimi e toda a atenção está voltada para os treinos
Na semana passada depois da Tribuna nada de descanso, tive uma semana intensa que foi encerrada com a Meia maratona da Mizuno. Na terça o treino foi 6 de 1 km a 85% que completei com ritmo de 4:35/4:30. Na quarta o treino foi 10 de 1 min ritmo médio forte seguidos por 15min solto. Fiz os intervalados com ritmo abaixo de 4´05 e fechei o treino com um pouco mais de 7,5km. Na sexta a planilha dizia 5 km a 90%, acelerei e consegui praticamente um PR na distância fechando o treino em 22:37. Já no sábado tive 30 min de corrida bem leve e 15 km a 80% na boa. Fiz os 15km em 1:14:53 e fechei o treino com um pouco menos de 20km.
No domingo chegou a hora de encarar a Meia Maratona da Mizuno, até a largada achei que iria num ritmo próximo a maratona e fechar a meia com cerca de 1:45, mas quando foi dada a largada saí no estouro da boiada tentando abrir distância ao máximo dos outros competidores, pois o circuito era estreito e sabia que se largasse devagar teria problemas na ultrapassagem. Só que eu estava me sentindo bem e fui mantendo o ritmo o quanto aguentasse. Fui assim até o 16km daí o cansaço bateu, mas ao invés de reduzir o ritmo resolvi forçar e manter o ritmo até o final. A estratégia deu certo de cruzei a linha de chegada 1:41:03 novo PR para a distância.
Sobre a prova eu não gostei, pegaram um circuito de 10 milhas e encheram de vai e volta para dar 21km, o que fazia o ritmo quebrar, além disso, em alguns trechos corremos praticamente numa única pista, pois a galera que vinha no sentido contrário era maior e ocupava mais espaço. Como eu sofro com homens que querem ultrapassar uma mulher a todo o custo, sempre tem aquele que me ultrapassava e depois reduzia o ritmo na minha frente, me fazendo ter que ultrapassa-los novamente, só que num espaço estreito era difícil muitas vezes conseguir fazer estas ultrapassagens. Também perdi alguns pontos de hidratação, pois eles ficavam apenas de um lado e com a quantidade de pessoas não dava para pegar, o bom que os pontos de hidratação eram muitos então a perda de alguns não fizeram falta. Sinceramente, não sei se repetiria esta prova novamente com este mesmo percurso.
Já nesta semana meu treinador me deu uma folga e os treinos foram mais suaves. Na terça, 8 de 4 min ritmo médio, fiz quase um progressivo iniciei com ritmo de 5:17 e fui melhorando até fazer os últimos com ritmo de 4:40. No final fechei o treino com 7,5km. Na quarta 12 de 1'00 ritmo médio, eu errei o treino e fiz 15 com ritmo em torno de 4:50/4:40, fechando o treino com quase 5,5km. Na sexta outra vez 5km mas a 80%, como tinha dormido apenas 2horas na noite e estava cansada, corri com ritmo maratona e fechei em 25:24.
No sábado treino difícil, 20 km a 80%, intervalo de 10min e 15 de 1 min ritmo médio. Fiz os 20km em 1:40:02 e quando fui fazer os intervalados simplesmente não tinha perna, tive que me esforçar muito para manter o ritmo das passadas e fazer cada serie com ritmo entre 4:50/4:30. No final fechei o treino com 25km.
No domingo chegou a hora de encarar 10 de 1 km a 85%, mas eu estava estranha, o ritmo não entrou e cada serie que eu fazia ia ficando mais cansada e as pernas mais pesadas. Eu me concentrei nas passadas curtas e rápidas e fui completando as series em 4:40/4:50. Só que após o 7º km, o cansaço bateu de vez e daí só completei com ritmo próximo a 4:55. Foi um treino muito difícil que me lembrou dos km finais de uma maratona.
Assim fechei mais uma semana de treino. Agora devo entrar na reta final e já estou me preparando psicologicamente para os treinos insanos que devo enfrentar nas próximas 6 semanas (a 7º semana o volume é reduzido e a 8º semana é o dia do show). Contagem regressiva…
Te conheço há pouco tempo, mas acho que você continuará me impressionando, sempre. Conseguir encaixar todos estes treinos na sua, já extenuante, rotina. Parabéns !!!
ResponderExcluir