segunda-feira, 12 de março de 2012

Treino Zen

Sabe aquele treino que começa tranquilo e vai aumentando aos poucos, ao mesmo tempo que uma paz vai tomando conta do seu ser e quando se dá conta você não está mais correndo e sim flutuando?

Eu chamo este tipo de treino de "treino Zen" e esta semana, não sei exatamente porque, todos os meus treinos foram assim. Pode ter sido pelo tipo do treino, que foram mais contínuos e menos intervalos, ou pela semana de descanso do trabalho que tive, mas enfim o resultado é que terminei a semana bem, muito mais equilibrada e principalmente em paz comigo.

Na terça-feira o treino era 7 de 1 km sendo um a 75% e um a 80%. A graça deste treino é a partir da 3ª serie quando é preciso fazer a fc voltar depois de ter corrido com uma fc acima e a brincadeira vai ficando mais difícil a cada serie de 75%. O segredo é não puxar muito no começo senão irá pagar a conta no final. Assim o ritmo médio dos 75% ficou em torno de 7:30 e dos 80% em torno dos 5:30.

Na quarta-feira o treino era 45min a 75%, uma corrida bem leve que fechei com um pouco mais de 6km.

Na sexta-feira um treino mais forte, 30min a 80% seguidos por 15min progressivo. Fiz a primeira parte com ritmo de 5:30 e a segunda parte fiz 5min a 5:15, 5min a 5:00 e 5min abaixo de 5:00, sendo que no último minuto o céu foi o limite, acelerei o máximo possível. No final rodei cerca de 9km.

No sábado, mais um treino intervalado, desta vez eram 6 de 1,5 km a 80%. Fui para a base aérea e percebi que em um determinado trecho o Garmin não funcionava direito com isso o treino ficou meio torto, como a volta era de 3km a primeira parte era mais longa que a segunda. Junto com o aquecimento fechei o treino com 10,5km com ritmo variando entre 5:20/5:40.

No domingo a planilha previa 12km a 80%. Primeiro eu pensei em fazer o treino no Circuito de abertura da Corpore, mas eu confundi os finais de semana e acabei não fazendo inscrição. Depois pensei em ir para o Horto, mas no sábado a noite meu amigo me chamou para ir no Vila Lobos.

Tudo certo, então, para o treino no Vila Lobos quando uma ligação do trabalho no meio da madrugada (sim estava de licença do trabalho e mesmo assim me ligaram) atrapalhou meu sono, estragando meus planos. Com isso, acabei indo treinar mesmo no Campo de Marte, como o dia estava encoberto, não teve aquele calor terrível dos últimos dias e consegui fazer um treino muito bom. Com o aquecimento fechei o treino com 13,3km com um ritmo medio de 5:45.

E assim eu fechei minha semana Zen.

8 comentários:

  1. #aisim
    Tirando o telefonema na madrugada, semana show! hehe

    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Menina disciplinada... você é o meu modelo!!! Estou me espelhando em você para sair desse sedentarismo! rs.. bjs (Najara)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela dedicação aos treinamentos !!!

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Yeda,

    muito bom, que ótimo treinar se sentindo assim... vejo que você está cada dia melhor. A temporada de 2012 promete!
    Que saudade de quando podia ter uma semana de treinos mais forte he he. Mas fico muito feliz pelos amigos!
    beijo,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns menina! Continue firme nos treinamentos. Você inspira a todos nós.

    Mas espere um minuto! Te ligaram do trabalho... de madrugada? Sério??? A madrugada MESMO? Aquele momento sagrado em que podemos estender o esqueleto na horizontal e relaxar por algumas horas? Vocês engenheiros são Deuses e ninguém deve ousar perturbar vosso sono sagrado! Estou certo de que quem te ligou deverá ser punido com mil chibatadas!!! :)
    E você ainda chama de... "semana Zen"?!?!?! Eu nunca mais reclamo do meu serviço!!! :)
    Brincadeira, Yeda. Desejo uma ótima semana para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vai me dizer que nunca te ligaram de madrugada para salvar o mundo? rs rs rs
      Trabalhar com TI é assim mesmo, faz parte do charme. O duro é a pessoa depois dizer no trabalho, que passou a noite comigo...rs rs rs

      Excluir
  6. correr assim é muito gostoso!
    a gente se sente leve, leve, leve, a corrida flui, e os pensamentos nos levam por aí;)

    parabéns pela semana de magia, de paz!

    beijão!

    ResponderExcluir
  7. Olá Yeda,

    Muito bom seu senso de humor.

    Abraço,

    PauloBH
    www.corridasdopaulobh.blogspot.com

    ResponderExcluir