quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Férias???? Eu juro.... - ASRD

Este ano está tudo torto, talvez por influência do el niño, conjunção dos astros, influência dos signos ou qualquer outra coisa semelhante. Passei o ano treinando e praticamente não fiz prova, mas agora que estou de ferias não pára de aparecer prova.

Após a 98 beach running, voltei ao treinamento no mais puro clima de férias e para ajudar meu treinador deixou eu montar o treino da semana. Decidi, então, investir em fartlek, um tipo de treino diferente e que não costumo fazer com frequência, pois normalmente faço intervalados. A proposta era o seguinte:
  • Quarta-feira: 40min sendo 2'00 fraco, 2'00médio, 2'00 fraco, 2'00 progressivo
  • Sexta-feira 1 x 2km a 75% D2'00, 3 x 1km a 80% D1'30, 4 x 500m a 85% D1'00
  • Sábado 2km 75%, 3km 80%, 1km 75%, 2km 85%
  • Terça-feira 20min de trote, 20 de 30" 80% D 30"
Mas para começar, na terça-feira ainda tinha o treino da semana anterior que eram 5 de 1km a 75%, ou seja, treino extremamente leve, bom para curtir a manhã.

Na quarta-feira iniciei meu treino e foi muito legal, rodar os 40 min variando a velocidade, não baseado em frequência, mas em percepção de esforço. Fechei o treino com quase 8km.

Na sexta-feira o treino não era bem um fartlek, mas havia uma boa variação de distância e intensidade. É sem dúvida um dos meus treinos favoritos.

E já ia me esquecendo, eu tive outra novidade, na musculação houve troca de série e meu treinador montou uma espécie de Cross-training, fazendo 2 exercícios combinados e intercalados por 3min de bike ou elíptico, sendo que em boa parte dos exercícios ele utilizou apenas caneleira, peso, bola e colchão. Parece fácil, mas vocês não tem idéia do estado que eu termino.... O pior que eu achava que já conhecia todas as possibilidades de morrer num treino de musculação, mas meu treinador consegue sempre me surpreender, haja criatividade!

 Mas voltando aos treinos de corrida, estava eu no trabalho na sexta-feira a tarde, tentando recuperar o tempo que fiquei fora num treinamento durante a manhã, quando recebo uma mensagem do meu treinador falando que uma aluna dele tinha 4 inscrições para o ASRD no domingo e perguntando se eu queria ir. Eu disse que sim e daí ele me falou que havia deixado as 4 inscrições reservadas para mim....
Eu pensei, 4 inscrições????? Ai meu Deus, f.....! Vou ter que achar mais 3 malucos para correr comigo.
Mandei mensagem para uma amiga e ela topou na hora, mandei e-mail para mais 2 amigas e a noite mandei e-mail para o Colucci. Não tem jeito, se precisar de corredor, pode ligar para ele, do nada ele saca um corredor de aluguel.... E não é qualquer um, os corredores que ele consegue normalmente correm muito..rs rs rs

No sábado fiz meu treino de musculação e deixei para correr no domingo. Não tinha muita certeza se ia rolar ou não a corrida, então se não rolasse seguiria com meu treino no domingo, se rolasse melhor, iria para Interlagos. No final da tarde finalmente peguei os números e confirmei com as pessoas. A equipe era formada pela Sammy (minha amiga que fez o revezamento Maresias Bertioga), o Paulinho (treinador da Lariza na Trilopes) e o Colucci ou algum amigo dele. 

Esta situação me fez pensar como nós corredores somos bichos estranhos. Se convidarem para ir numa balada a noite é capaz de muitos não irem, mas se você dizer que tem uma corrida e ainda de graça, quase todos topam.

Outra coisa para se pensar é a questão do kit, atleta gosta de prova bem organizada, kit recheado, tenda de massagem e outros atrativos só servem para os corredores da modinha (eu vi este termo no blog do Jorge Ultramaratonista e adorei), mas é claro cada um na sua, não estou discriminando ninguém, tem espaço para todos.

No domingo acordei cedo e fui para Interlagos, peguei o chip e fiquei aguardando a minha equipe chegar. Encontrei com a Lariza que ia correr no octeto feminino da Trilopes e logo em seguida o Paulinho chegou. Não perdi tempo e mandei ele para largada, pois a Sammy estava presa no congestionamento.

Um pouco antes da largada chegou o Colucci e a Sammy praticamente juntos. Para minha surpresa e alegria o Colucci ia correr comigo e como ele tinha a festinha do filho a tarde, deixei ele em segundo lugar, a Sammy ficou em terceiro e eu, como no ano passado, iria fechar o revezamento.

Nem deu para conversar muito com o Colucci, pois o Paulinho fechou as 2 voltas (10,5km) em 42 min (é mole?) e o Colucci teve que iniciar sua prova. Neste meio tempo ainda encontrei o Vagner que treina comigo e por coincidência ia largar no mesmo box que eu, só que ele ia fazer 3 voltas, duas dele e uma da outra integrante.

Paulinho, adorei conhecê-lo, simpatia em pessoa
Enquanto aguardávamos o Colucci, fiquei conversando com o Paulinho e aprendi muito. Ele é um treinador em tempo integral e sempre preocupado em dar conselhos/orientações para que eu pudesse fazer uma boa prova. Falamos muito sobre maratonas e treinos e é incrível como este assunto nunca se esgosta.

O Colucci fechou as 2 voltas em um pouco menos de 1 hora, ele fez a primeira volta pra valer, depois parou esperou um amigo e foi de boa para fechar a segunda volta.
Colucci, não existe outro igual!

Daí chegou a vez da Sammy, ela partiu e eu fiquei conversando com o Colucci. Falamos da São Silvestre, do Nike 600k, relembramos Maratona de Porto Alegre e do Rio e a memorável corrida da Ponte, onde terminamos a prova juntos. 

Quando dei por mim, vi a Sammy e levei um susto... Ela falou que só tinha feito a primeira volta que estava com dor por causa de uma canelite e não ia conseguir completar a segunda volta. O Colucci leu meus pensamentos e me disse, não esquenta, vai e faz só as suas 2 voltas.

Estou ou não assustada...rs rs rs
Comecei minha volta, meio atordoada, não tomei os suplementos que normalmente tomo, mas como eram apenas 10,5km decidi seguir em frente. Fui num ritmo um pouco mais forte, mas sem sentar a bota, pois sabia que teria que dar 2 voltas e fiz um trato comigo, se estivesse bem faria as 3 voltas e completaria o revezamento, se não estivesse, ficaria apenas nas 2 voltas, afinal fomos lá para brincar....

Só que São Pedro resolveu não ajudar e justo quando comecei a correr abriu um sol de rachar. Olhei para o céu e dei uma bronca nele, não se faz isso, ainda mais em Interlagos que não tem sombra nenhuma,... mas ele foi bonzinho e em alguns pontos deixou um vento forte que ajudava a esfriar o corpo :-)

Imagina a cena, circuito com várias subidas e descidas, sendo algumas longas, sol de rachar na cabeça e vento contra te segurando. No final da primeira volta, já tinha desistido da terceira e quase que desisto da segunda.

Parafraseando o Colucci, minha corrida foi um fartlek, acelerava na descida e com o que restava do corpo enfrentava a subida. Claro que enfrentar a subida é um jeito poético de dizer que eu andei em boa parte, pois não estava a fim de sofrer, mesmo assim, minhas pernas reclamaram..... Após uma hora, completei as duas voltas.

Quando cruzei a linha de chegada, o pessoal da organização ia fazer festa, pois eu era o segundo quarteto a terminar a prova. Fiquei desesperada e fiz sinal que não, pois havíamos pulado uma volta.
Sammy e eu assim que terminei a prova....Olha o meu estado!!!
Terminado a prova foi só alegria, conversei um pouco mais com o Colucci, alguns amigos deles (me desculpem, mas sou pessima de nomes...) e a Sammy. Depois encontrei com o Paulinho novamente, aguardei o Colucci receber os prêmios do concurso cultural e fui embora, pois era dia de decisão, meu timão ia jogar...

Na segunda-feira a Lariza me contou que a equipe dela ficou em segundo lugar na categoria octeto feminino....Muito bom, mais um podium para a coleção dela!!!!!

Para fechar com chave de ouro estas minhas férias nem um pouco tranquila, domingo tem SSCover na Paulista!!!!! Percurso tradicional e medalha apenas para quem concluir o treino! Encontro com vocês no MASP. Até lá!

9 comentários:

  1. #aisim
    Apesar da correria por conta desse corinthians, deu tudo certo no final!!!
    Foi bem legal essa ASRD. Valeu Yeda!
    Domingo tem mais festa na SSCover!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    E precisando é só chamar... hehehe

    ResponderExcluir
  2. Yeda querida boa noite férias é muito bom aproveite pq ela acaba rápido...hehehe...Eita quer dizer que este ano vc treinou mais do que competiu? Ué ae em Sampa todo final de semana tem várias corridas? Corridas é assim mesmo a gente acaba fazendo novas amizades, revemos vários amigos e ainda aprendemos com os mais experientes náo é mesmo...Também correr provas de revezamento é uma adrenalina só pois aqui no Rio teve revezamento que um corredor não pode ir e tive quer dar duas voltas, agora não adianta reclamar do sol e das subidas pq aí em SP tem muitas...hehehe...Mas que bom que tudo terminou numa boa e vcs podem comemorar a galera daqui do Rio me chamam de fominha, até aí tudo bem...Mais o Colucci ganha esse título ae em Sampa...hehehe...Obrigado por me citar aqui em seu blog, mas já que esteve no meu pelo menos de vida a ele comentando o que achou da postagem vingente agora que a prova da Adidas e'uma prova da modinha é mesmo com 30 minutos ainda tinha gente largando e andando...Mais valeu boas férias e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Isso, dá trela pro Paulinho, ele vai ficar umas dez horas falando de corrida... rs... fora o tradicional abraço de urso, felizmente reservado para mulheres (em especial as bonitas...). Legal, uma equipe onde eu conheço todos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou não vou para a SSCover porque estou sem grana viu... acho que será muito legal! Letícia

    ResponderExcluir
  5. Olá Corredora,
    Gostei do seu blog! Você manda bem, nas corridas e nos relatos. Parabéns! Doravante estarei sempre por aqui, para saber de suas corridas e para aprender. Até breve....

    ResponderExcluir
  6. olá corredora, parabens pela determinação em corrida, caminhante mineira de oitenta anos c. Coralina bjs até breve...

    ResponderExcluir
  7. Corredor tem que estar sempre ativo uma paradinha e corre atras do prejuizo ,bela prova , ano novo chegando corridas melhores ainda , vai lá guerreira, vai corinthians !!!!

    ResponderExcluir
  8. Yara,
    show de bola essa prova em equipe! Pelo jeito 2011 tem sido um grande ano para você. Sem contusão, o resto é curtição! já corri no autódromo no desafio Runners do ano passado e achei bem bacana!
    bjs e bons treinos,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por mais essa. E as férias? agora pra valer?

    ResponderExcluir