domingo, 14 de agosto de 2011

E agora?

Sabe quando você decide viajar de carro para alguma cidade distante e logo que a viagem inicia você começa a se deparar com todas as dificuldade existentes no caminho (trânsito, chuva, buraco, acidente, etc) e não dá para simplesmente dar meia volta e retornar para casa e sua única opção é seguir em frente e lidar com as adversidades da melhor maneira possível? Pois é assim que estou me sentindo com relação a maratona de Buenos Aires.

Normalmente faço uma maratona por ano, não só por causa da prova em si, mas principalmente por causa da carga de treinamento, pois como minha vida é extremamente agitada, para conseguir acomodar os treinos alguns sacrifícios são necessários. Fazendo uma maratona por ano consigo no primeiro semestre me dedicar aos treinos e no segundo relaxar um pouco, não preciso seguir o treinamento tão a risca, o volume é menor e com isso, minha vida social volta a se tornar mais ativa.

Estamos em Agosto e não vi este ano passar, semana a semana tenho quase a mesma rotina, durante a semana, treino e trabalho intensamente, pareço o coelho da Alice correndo, olhando o relógio e dizendo "Estou atrasada!". No final de semana, não existe folga, além do treino tenho os cuidados com a casa. Amigos e afins sempre reclamam que eu não nunca tenho tempo, que nunca ligo, saio ou respondo e-mails, é difícil para eles entenderem a rotina e a eterna correria. Está certo que neste semestre acabei criando uma nova rotina e não abro mão do café da tarde no sábado e do almoço no domingo na casa dos meus pais, eles estão envelhecendo e independente de qualquer compromisso quero aproveitar ao máximo a companhia deles. Mas voltando a minha rotina, eu brinco que eu preciso de 2 horas a mais no dia, um dia a mais na semana e um no final de semana, mas uma amiga me disse que se eu conguisse isso, em breve eu arranjaria mais coisas a fazer e estaria sobrecarregada novamente.

Assim quando decidi por Buenos Aires, não levei isso em consideração e agora vejo que minha vida agitada seguirá por mais dois meses e so em Outubro é que finalmente terei uma folguinha...

Bom, tudo isso foi apenas para justificar a grande besteira que fiz esta semana... Na quarta-feira durante o treino de musculação, estava fazendo as séries com uma certa rapidez, pois estava atrasada e tinha que ir embora. Não prestei muita atenção nos movimentos e o resultado foi que me machuquei. Na quarta-feira fiquei com uma espécie de "Torcicolo", na quinta estava um pouco melhor com dor apenas na região das escápulas que restringia os movimentos. Para correr na sexta-feira, precisei manter a postura o tempo todo, caso contrário sentia uma fisgada, mas no sábado eu melhorei e já não sentia mais nada. Daí hoje fui a feira, esqueci e carreguei sacola pesada, resultado, a dor voltou.

Deixando minha "estrepolia" de lado, vamos aos treinos, esta semana o volume aumentou, embora o treino de sábado ainda esteja pequeno. Na terça-feira eram 7 de 1 km a 80% com muita tecnica, até que eu conseguir manter o ritmo em torno de 5:30, com exceção dos 2 últimos km que foi necessário reduzir para 5:50 para a fc não ultrapassar o limite.

Quando eu vi o treino de quarta-feira eu pensei, lá vem problema, eram 8 de 5min sendo 4 a 80% e 4 a 75%. Na hora já imaginei que se para manter 80% já era difícil, imagina correr a 80% e depois fazer a fc reduzir. Só que eu me surpreendi, não tive problemas em correr a 80% e depois reduzir para 75%. Não é que meu condicionamento não está tão ruim assim? Meus treininhos de 75% no início do ano valeram alguma coisa... rs rs rs

Na sexta-feira, com as costas ainda meio travadas encarei 12 min de aquecimento seguidos por 40min de corrida a 80%. Foi um treino tranquilo e apesar da dor fechei o treino com 8,5km.

No sábado não fui para a base, como o treino eram 1,5km de aquecimento seguido por 12 de 1km a 80%, resolvi fazer na pista do Espéria, pois tinha sombra e bebedouro com água gelada. Decidi começar correndo leve, pois sabia que com o calor a fc ia subir e deu certo, consegui manter o ritmo quase estável, deu uma leva queda no final, e a fc não ultrapassou o limite.

No domingo, nada treino é dia de almoço comemorativo dos dias dos pais e foi muito legal ver a familia reunida. Apenas senti falta do meu avô, pois ele e meu pai eram grandes amigos e dia dos pais significava ficar vendo os dois juntos conversando. Ele faleceu já faz 6 anos e os dia dos pais nunca mais foram iguais.

3 comentários:

  1. oi, yeda!!!

    que vida agitada!
    correria mesmo!
    e musculação não combina nadica com correria rsss
    também me machuquei este ano porque fui fazer um exercício com muita pressa! arrumei um belo inchaço no tornozelo que demorou pra caramba pra largar do meu pé!

    é tão bom participar desses desafios!
    é verdade, toma um tempo danado da gente treinar pra essas provas mais longas, mas é bom demais!

    ainda vou tentar fazer um desses seus treinos bem certinhos, com marcação de FC e tiros e tudo o que tem direito! um dia até imprimi um relato seu, uma das suas primeiras semanas de treino pra maratona... mas sou tão indisciplinada que nem me lembro mais onde guardei a folha rsssssss

    parabéns pelos treinos!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Com tanta agitação, não sei como vc arruma tempo p blogar!
    www.asinhasnospes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tô correndo como um doido pra lá e pra cá e já devia ter escrito isso antes - esse texto ai é dos melhores que já li.

    Considerando o seu, o meu ou qualquer outro blog!

    Anda fazendo curso escondida, é? :-))

    Você tá colocando a coisa em um nível que já estou me sentindo pressionado para escrever no meu.

    E eu tô falando sério.

    Daqui a pouco isso aqui deixa de ser relato e passa a ser literatura...

    ResponderExcluir