domingo, 3 de julho de 2011

A semana onde apenas os bravos sobreviveram (ou melhor treinaram)

Esta semana os termômetros em SP bateram os 3ºC, o dia amanheceu com gelo em cima dos carros e adivinhem onde eu estava???? É claro na pista do Espéria treinando.

O pessoal do sul não deve achar o fato de correr nesta temperatura muito inusitado, pois lá esta temperatura é normal, mas em SP temperaturas tão baixas são fatos raros e quem treina nestas condições são considerados loucos por aqui.... Eu juro que não entendo porque as pessoas ainda me perguntam se eu fui treinar e quando digo que sim me dizem que sou doida.

É claro que correr no frio não é algo tão poético como o texto no blog Canela fina (http://luizeduardocorredor.blogspot.com/) do Luiz Eduardo, principalmente quando a mão congela e dói mas é uma experiência diferente e que também exige alguns cuidados adicionais para evitar que se fique doente.

Bom com relação ao treinamento esta semana foi marcada por treinos progressivos e de velocidade e na musculação pela redução do volume.

Na terça-feira o treino era 20 min de trote seguidos por 15 de 1min de tecnica perfeita, mas como estava muito frio, os 20 min viraram corrida leve e os 15 de 1min acelerei e corri com pace de 5:00. Fechei o treino com 5,5 km e congelada.

Na quarta-feira o frio continuava e o vento tornou a sensação térmica ainda pior, ainda bem que o treino era mais intenso que o da terça-feira, eram 6 de 6 min sendo 2 min a 80%, 2min a 85% e 2min a 90%. Graças ao frio, a fc estava muito baixa então consegui praticamente manter o mesmo ritmo (de 5:00) em toda a serie, não foi preciso começar devagar e ir aumentando a velocidade a cada 2min. O problema maior deste treino foi ficar parada durante o descanso, pois eram 2 longos minutos de intervalo.... Fechei este treino com 8,7km e também congelada.

Na sexta-feira o frio deu um tempo, estava por volta dos 11ºC e consegui treinar na boa. O treino eram 10 de 2min a 85%, seguidos por 10min de progressivo. Consegui fazer os tiros abaixo de 5:00 e o progressivo comecei devagar, rodando a 8:00 e finalizei abaixo dos 4:30. Ao todo o treino foi de 7,6 km e foi muito legal, já estava com saudades dos treinos de velocidade.

No sábado o treino foi simplesmente perfeito, foi o melhor que fiz nesta temporada, a começar pelo dia que estava encoberto, sem vento e com uma temperatura maravilhosa. O treino era de 25 a 27km progressivo, então resolvi começar com ritmo de 5:45, ir reduzindo o ritmo em 5s a cada 5km e nos últimos 2km acelerar o quanto as pernas permitissem. A execução saiu exatamente como planejado, os ritmos foram de 5:44, 5:38, 5:36, 5:28, 5:26 e 5:16. O bom é que desta vez não senti cansaço nem dor pelo ácido lático e fechei o treino em 2:36, considerando mais 1km de aquecimento.

Este treino me deixou feliz e com novo ânimo, mas por outro lado fiquei com uma dúvida mortal, Eu já havia montado uma estratégia, meio suícida é verdade, mas diante deste progressivo tão bem feito fica a pergunta, qual estratégia devo adotar na maratona? Com que ritmo devo começar a correr e quanto devo ir acelerando?

Vou ter a semana que vem inteira para pensar a respeito e fechar a estrategia.

5 comentários:

  1. Aqui no RJ essa temperatura criaria um caos. rsrs
    Aqui tb somos tachados como loucos por corrermos na chuva ou quando a temperatura está muito baixa. Faz parte!
    Gostei dessa sua estratégia progressiva. Meus treinos estão ficando mais puxados e eu demoro um pouco para engrenar, acho que vou tentar treinar dessa maneira.

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Bom, o frio é romântica no blog do Eduardo, nas fotos de inverno e em várias canções românticas, mas vamos aos fatos, treinar no frio tem toda uma estratégia de amor incondicional pela "coisa toda", senão... não rola.
    Mas como comentastes acima, o rendimento é melhor e a performance final sempre opera positiva.
    Tu vais arrasar no Rio.
    Abração!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  3. oi, yeda!!!

    o eduardo realmente faz o frio parecer mais fácil de suportar rsssssss

    você é guerreira!
    já são 16h, e eu ainda estou enrolando, esperando abrir uma brechinha de sol, tudo pra fugir da friaca que tá fazendo aqui em barueri rssssss
    no frio, a minha coragem some, e a minha determinação fica toda encolhidinha debaixo das cobertas! kkkkkkkkkkk

    uhmmm.... adoro traçar estratégia pra prova! se bem que... eu nunca faço como planejei rssssss

    parabéns pelos treinos!!!
    tá chegando a hora do seu desafio!
    vou ficar torcendo por você e pra mais um monte de amigos Baleias que vão me matar de inveja correndo a maratona do rio;)

    bjs
    ah, finalmente descobri um jeito de postar no seu blog e no de mais alguns amigos;)

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, as pessoas dizem que somos loucas e loucos, sair para treinar, simplesmente treinar neste frio, não é para pessoas normais. porém somos apaixonados pela corrida e o treino faz parte, não é só correr, certo?
    Beijos e bons treinos

    ResponderExcluir
  5. Por que a gente corre no frio? Pra esquentar, uai! Loucos são os outros que ficam passando frio...

    ResponderExcluir