domingo, 12 de junho de 2011

Semana de choque

Hoje acordei e me dei conta que a Maratona do Rio está chegando, faltam apenas um mês e alguns dias... Em outras palavras estou chegando na reta final e o morro que comecei a escalar desde o início deste ano, está cada vez mais íngreme e difícil, só que forças surgem e consigo superar cada km deste longo percurso. Eu lembrei também quando o Orlandinho comentou comigo sobre Boston a uns 2 anos atrás, naquela época eu apenas sorri e pensei comigo, isso não é para mim... E agora estou aqui cansada com a musculatura em frangalhos e sonhando com Boston....

Tudo isso para tentar explicar o que foi esta semana, estou percorrendo trilhas nunca dantes percorridos e cada semana de treino completado é uma verdadeira vitória. Se alguém me dissesse que estaria treinando o que estou treinando a uns 2 anos atrás eu ia rir muito, pois jamais pensei que pudesse chegar neste ponto.

O destaque desta semana ficou para a musculação, pois como meus treinos de corrida, a musculação também tem periodização e esta semana entrei no que chamamos "Semana de choque", ou seja, aumentei todos os pesos da minha série como um estímulo adicional. O resultado disso tudo eu posso sentir na pista, não sinto mais desgaste na lombar nem nos ombros e estou conseguindo correr mais sem sentir cansaço muscular....

Só que o treino de corrida também está aumentando o volume e com isso, esta semana foi uma das semanas mais pesadas que enfrentei.

Na terça o treino era 3 de 3 km sendo 2 km a 80% e 1 a 85%, como estava muito frio e ainda sentia cansaço do treino da semana passada, foi díficil o ritmo entrar então a primeira serie foi mais lenta que as outras duas, a media da primeira serie ficou 5:38 e as outras duas 5:20. Considerando 700m de aquecimento e mais 300m solto no final fechei o treino com 10km.

Na quarta-feira, o treino foi praticamente uma corrida com obstáculos, por causa da ventania que assolou SP na terça-feira, a pista estava repleta de galhos e folhas arrancadas das árvores e como quando eu corro ainda está escuro tive que ser ninja para superar os obstáculos e a medida do possível limpar a raia e claro que para ajudar estava muuuuuuuito mais frio que terça-feira. O treino eram 5 de 2 km a 80% e por causa do frio, não rendeu muito, comecei devagar e aos poucos fui entrando no ritmo. Fechei o treino considerando o aquecimento com 11km.

Na sexta-feira o frio continuava, mas o treino era mais forte eram 10 de 3 min a 80% então ajudou a esquentar. Como quarta-feira, este treino também foi progressivo, pois não dava para iniciar forte no frio que estava e o ritmo foi entrando aos poucos. No final fechei o treino com 6,2km.

No sábado, não fui correr muito cedo por dois motivos, para descansar um pouco mais e para evitar o frio, mas quando abri a janela percebi que não ia ser nada fácil, pois havia uma neblina imensa. Quando cheguei na base, não enxergava nada e a neblina era tanto que comecei a correr com agasalho, manguito, luva e gorro... Aos poucos a neblina foi baixando e o sol e o vento gelado surgindo e com isso comecei a tirar os agasalho, luva e manguito. O treino era de 32 a 34km a 80/85% direto e sem escala. Nestes longões não consigo controlar fc, acompanho apenas ritmo, mas mesmo assim deixei o ritmo entrar sozinho.

Como estava muito frio comecei devagar e fui subindo o ritmo aos poucos. Com isso fechei 20km inteira em 1h e 47min e fui buscar os 30km, a partir do 27º km o cansaço começou a bater, mas mantive a concentração e o ritmo, fechando os 30km em 2h e 42. Após o 30º km a musculatura acabou e junto com ela minha coordenação motora, não conseguia mais correr direito. Parei por uns 2 min e fui em busca dos 4km finais, mas estava sem condições físicas, o cérebro mandava, mas as pernas não abedeciam mais e o ritmo girava em torno de 6:30, então para não me machucar resolvi encerrar o treino com 32,5 km, pendindo para  meu treinador deixar os 34km para a semana que vem... Com isso não fechei 60km semanais, ficou com 59,6km...rs rs rs 

6 comentários:

  1. É isso aí menina !! tudo tem seu preço , e a corrida é mesma coisa , treinamentos duros vão nos levar aotimos resultados na corrida e isso é muito bom !!!

    Parabéns pela garra e pelo blog !!

    Bons treinos !!

    Romildo

    www.avicor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Yeda, tu és ninja em tudo!!!
    Tua semana foi realmente muito intensa.
    Vou guardar um pedaço de brigadeirão pra ti..ehehe
    Bjão e boa semana!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  3. Yeda,
    parabéns, mais uma vez, pela disciplina nos treinos. Certamente tudo vai se pagar na Maratona. Parar o longão por 2 minutos e ainda voltar é para poucos he he
    O frio aí em SP deve estar forte. Aqui no RJ está ótimo para correr, com um friozinho apenas leve. Pena que eu fui arrumar uma contusão na reta final dos treinos.
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Yeda, vencer o frio e treinar é para poucos, ainda mais em SP.

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. Disciplina é a palavra chave. Parabéns e sucesso na prova.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  6. Santa disposição, Batman... rsss
    Eu relaxei estes últimos dias depois da minha aventura do dia 12 de junho. Muito trabalho. Nem deu pra correr na Maratona de SP pq trabalhei neste domingo. Jornalista esportivo é assim mesmo, corre de um jeito ou de outro.

    Passadas firmes pra ti, Yeda.

    Bjs

    Everton Domingues
    www.passadasfirmes.blogspot.com
    @tatolimpico

    ResponderExcluir