domingo, 26 de junho de 2011

Quase Lá

Faltam exatos 3 semanas para a Maratona do Rio e o cansaço vai sendo substituído aos poucos por aquele "friozinho na barriga" e pela ansiedade. Agora é hora de acertar detalhes do grande dia, (roupa, suplementos, estratégia de corrida) e deixar tudo pronto para evitar a correria.

O almoço de sábado pré-prova também já está garantindo. Estou confirmadíssima no grande almoço de sábado que está sendo organizado pelo meu amigo Colucci  (http://toticolucci.blogspot.com/) e contará com a presença dos meus amigos de Santos Jr e Claudia.

O Jr que foi meu "coelho" na meia da Praia Grande, onde graças a ele consegui meu PR de 1:49:00, me disse que desta vez eu vou ser o coelho dele.... Será??? Só não avisei que caberá a ele carregar o urso a partir do km32..rs rs rs

Além do Jr, minhas amigas Lariza e Ligia também estarão por lá, correndo a Meia Maratona e para minha surpresa ficarão hospedadas no mesmo hotel que eu. Vai ser muito bom estar cercada de amigos e mais do que nunca não poderei fazer feio no grande dia. :-)

Esta semana em virtude do feriado e trabalho, alterei um pouco as sequência de treino, o longão foi parar na quinta, a musculação de domingo foi para sexta e no sábado corri e fiz musculação.

Na terça-feira eram 12 min de aquecimento seguidos por 20 de 45" a 80% e finalizando com 10 min a 80%. Antigamente correria os 45" a 4:30, mas agora com os treinos e as pernas cansadas, fiz os 8 primeiras series a 5:30 e depois consegui baixar para 5:00 no máximo. Fechei o treino com cerca de 6km.

Na quarta-feira o treino era 10 min de aquecimento seguido por 10 de 3min a 80% e terminando com 5 min solto. Fiz o treino com pace tranquilo de 5:20/5:30 fechando o treino com 7,8km.

Na quinta-feira em vez de descanso fui encarar meu longão. A ideia era começar o treino cedo, mas em virtude de ter trabalhado até tarde na quarta, acabei começando a correr por volta das 9:00. O dia começou frio, mas quando sol saiu ficou o tempo esquentou e ficou bom de correr. Finalmente tive uma ajudinha do vento, pelo menos em uma parte do percurso que era a favor, pois em outra parte o vento era contra e atrapalhava bastante, mas valeu foi bom ter uma ajuda extra. O treino era 1 de 15 km a 80%, 1 de 10 km a 85%  e 1 de 5 km  a 90%.

Comecei o treino correndo solto e não forçando, embora no final tenha ultrapassado os 80%, fechando os 15km em 1h e 21min. Comecei a segunda série me sentindo bem e resolvi forçar mais o ritmo, fechando os 10km em 53min. O problema é que quando parei acumulou ácido lático e quando comecei a última serie a perna doía muito, depois do 1º km a perna melhorou e até consegui impor um ritmo maior, mas quando peguei vento contra a dor veio com tudo e acabei reduzindo a velocidade. Com isso, fechei os 5km com míseros 29min. O pior é que mesmo terminando o treino a dor não passou, como fiquei com preguiça e não fui para a piscina gelada, tive que aguentar a dor até por volta da meia noite, mesmo usando calça de compressão.

Na sexta acordei cansada, mas mesmo assim fiz musculação e trabalhei.

No sábado a perna ainda estava cansada e quando comecei a correr ela tremia tanto que achei que não ia aguentar, mas na metade do treino melhorei e consegui completar sem maiores problemas e ainda fazer musculação.

O treino era 15 de 3 min sendo 2 a 80% e 1 a 85%. Eu acabei interpretando o treino errado e fiz 2min a 80% e 1 min a 85%, o que tornou cada serie uma especie de progressivo. Fechei o treino com 10km.

A linha de largada da maratona está finalmente chegando e com certeza ultrapassar a linha de chegada será mais fácil.... rs rs rs

12 comentários:

  1. Oi amiga. Vou estar no Rio também, mas fazendo a meia maratona. Também estou um pouco ansiosa e receosa dos meus treinos malucos. Um abração! Mariana

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Yeda!

    Só de ler a descrição da sua semana me deu uma enorme dor na consciência! Não tenho a menor disciplina, ainda mais quando se trata da porcentagem, do cálculo que devia ser menos aqui, mais ali, médio acolá, enfim, coloco um par de tênis, um relógio, me visto e como diz na gíria coloco uma "perna na frente da outra" repetidas vezes por um determinado tempo e aí concluo o meu treino (risos). Sei que isso soa chucro e obsoleto, levo essa vida há 10 anos (que oficialmente será completado em setembro). Quanto a você, posso afirmar com plena segurança que está no caminho certo, sua profíssão tem a ver com ciências exatas? (risos) Impressionante a precisão e cuidado que você tem com cálculos, a Yeda é humana ou um protótipo de uma máquina programada para correr? (risos). Fico pensando o que acontecerá se um dia o seu cronômetro parar de funcionar durante uma prova (mais risos). Brincadeiras à parte, você merece aplausos (de pé).

    Está chegando, falta pouco!!

    Beijos e bons treinos

    Daniel Gonçalves
    www.fanaticospormaratonas.blogspot.com
    twitter @danielrunning

    ResponderExcluir
  4. Yeda,
    Tenho certeza que tu vais arrebentar no Rio.
    Parabéns por tanta dedicação.
    A tua sequência de treinos é inspiradora.
    E que essas 3 semanas te lapidem mais e mais.
    Bjão,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  5. Olá Yeda! Também estarei no Rio para fazer a meia e também irei ao almoço do Colluci portanto vamos nos ver.
    Venho acompanhando seu blog com todos os detalhes de treinamento e torcendo muito para você atingir seu objetivo!
    Beijos e quero te desejar boa sorte ao vivo!
    Letícia
    @letbon

    ResponderExcluir
  6. Yeda,
    com certeza a prova será mais fácil que esses seus treinos he he! vou tentar ir ao almoço de massas, mas tenho que casar com a programação da família. Depois da Asics, entretanto, estou mal acostumado: o almoço não vai ser na feira, não? he he
    Bom "polimento"!
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.cmo

    ResponderExcluir
  7. Tenho um medo desse tal de urso... Boa prova!!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  8. Força ai Yeda, reta final é hora realmente de mentalizar a prova e planejar os detalhes!

    ResponderExcluir
  9. Meus queridos amigos, o apoio e incentivo de vocês é simplesmente demais. Obrigada!

    Daniel, sou meio neurótica com números, não liga não, sou um tanto anormal..rs rs rs Mas embora eu controle fc e ritmo, uma coisa que eu aprendi foi correr sem estes controles, exatamente para não ficar dependente. Já aconteceu de falhar e eu até que me saí bem.... rs rs rs

    ResponderExcluir
  10. Moça rápida, espero que venha um no PR na prova do RJ.
    Nós somos do RJ e tb estamos inscritos, mas faremos 21k.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do título desse post...

    Porquê será, hein? ;-)

    ResponderExcluir
  12. Yeda, adoro ler a sua saga da semana, me sinto super animada a continuar nesse esporte tão sofrido e tão gostoso!
    Parabéns pelo exemplo de dedicação. Com certeza serás recompensada!


    Beijo

    ResponderExcluir