domingo, 19 de junho de 2011

Analisando os resultados

A partir desta semana entro na fase final de treinamento, faltando exatamente um mês para a Maratona do Rio, estou chegando na fase do que treinou, treinou, se não treinou, não tem muito mais o que fazer. E analisando os resultados dos treinos até aqui, não estou exatamente onde gostaria de estar.

Para tentar completar a prova em 3:40:00, eu já deveria estar correndo nos treinos com ritmo de 5:20 e com o descanso conseguir reduzir o pace entre 5 e 10 seg. Só que a media dos treinos está girando em torno de 5:30 o que significa que 3:40:00 não é mais possível e que 3:45:00 está no limite. Irei depender do descanso e principalmente do clima do dia para conseguir completar em 3:45:00, se houver algum imprevisto provavelmente o tempo não será alcançado, mais do que nunca precisarei de um "Perfect Day".

Não estou desistindo e nem me desmotivando, eu não cheguei até aqui para desistir e quem me conhece sabe disso, sou corinthiana e não desisto nunca.... Mas isso era uma possibilidade e desde o início eu sabia que o plano era para uns 2 anos, se desse no primeiro ano ótimo, se não desse o treino continuaria para o próximo ano. O importante é que treinei tudo o que deveria treinar e a evolução segue seu curso, não temos como pular fases.

Aliás, o que eu mais gosto da maratona é que não é uma ciência exata, é quase uma loteria, tudo influencia, clima, alimentação, descanso, etc. e sempre existirá uma próxima maratona.

Deixando a filosofia de lado, vamos ao treinamento... Esta semana tive um início um pouco conturbado, devido aos exames de rotina. Na segunda-feira fiz exame de sangue e ultrassom do Abdomen e na terça-feira foi dia de Ergoespirométrico, ecocardiograma e Raio-X do Tórax. Com isso, o treino de terça fiz a noite.

O treino de terça-feira era regenerativo, 12 de 2min a 80% e bem leve. Fiz o treino com ritmo 5:30 que ajudou a soltar a musculatura, mas e foi estranho, pois não estou acostumada a treinar a noite. Na musculação, o treino também foi regenrativo, voltei os pesos aos originais e fiz apenas 2 series.

Na quarta-feira de volta ao treinos pela manhã, eram 5 de 8 min onde devia aumentar a velocidade gradativamente até terminar em ritmo medio. Só que eu anotei errado e acabei fazendo com ritmo constante a 80%. Apenas a primeira serie por estar frio que saiu regenerativo, o ritmo girou entre 5:30/5:20 e fechei o treino com 8km.

Na sexta-feira o treino era 8 de 5min a 80% e o nevoeiro da manhã me fez congelar... Consegui correr mais forte com ritmo variando entre 5:10/5:20 e com isso fechei o treino com 8,5km.

No sábado o treino foi deixado em aberto, parti para 30km ou mais com a ideia de fazer num ritmo mais forte. Para variar meu relógio estava marcando pace errado e com isso comecei muito forte com a fc batendo na casa dos 180. Somente percebi o erro no km 14 quando o cansaço começou a bater, a partir daí reduzi o ritmo, fazendo a fc voltar para a casa do 175 e fui mantendo até o km 25, neste ponto, o sol brilhava e estava quente, o que me desidratou um pouco. Depois disso, o cansaço aumentou muito e a briga entre a mente e o corpo tornou-se um duelo mortal fazendo o ritmo cair. Fechei o treino com 31,8km em 2:56:00.

Analisando o resultado depois, vi que corri os primeiros 14km com ritmo em torno de 5:10 e isso comprometeu a segunda metade do treino, mas em parte foi bom este erro ocorrer agora e não no dia da Maratona. Lá, independente da velocidade não poderei deixar a fc ultrapassar 177 até pelo menos o 24km, se quiser ter pernas até o final...

Mais do que nunca vou rezar para São Pedro ser bonzinho e fazer um clima mais frio no dia 17/07... Se ele resolver fazer o mesmo que fez hoje na Maratona de SP, estou perdida...rs rs rs
Tivemos várias semanas de frio intenso e justamente hoje na Maratona de SP, o dia resolveu esquentar.... Realmente São Pedro não ajudou a Yescom.

7 comentários:

  1. Assistindo pela TV, comentei com o marido exatamente sobre o clima... estava bem quente mesmo né.

    Qual hora da largada no Rio? Espero que seja lá pelas 6h rsrsrsrs (impossível, tá..)

    Continue a correr! Continua a correr!

    ResponderExcluir
  2. Temos que ter fé Yeda, fé em São Pedro!

    Eu também dependo do clima para fazer um tempo melhor do que a minha primeira Meia!

    ResponderExcluir
  3. Yeda,
    seu treinamento foi todo muito bom, vai dar tudo certo! com certeza sua prova será ótima, ainda que possa ser acima do que esperava inicialmente. Importante é adequar a meta de acordo com as condições do dia.
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom, um vídeo (ainda que não muito legível -rsrsrs) vale por um zilhão de palavras.



    http://www.youtube.com/watch?v=s8_OcN5FXmg

    ResponderExcluir
  5. Vagner, Obrigada. Com certeza vale mais que um milhão de palavras... Lembrarei disso no km 30. Eu amo este filme e ainda mais esta parte.

    ResponderExcluir
  6. Yeda, se tem alguém que treina 100% esse alguém é tu guria!
    E tenho certeza que todos os "Sãos" que existem não vão te jogar areia no dia da prova.
    Acredito muito no teu potencial e na tua capacidade de adaptação e superação.
    Bjo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  7. Sua FC é alta, né? A 175, na verdade estarei sprintando. E eu não consigo muito ter esse refino de mudar a FC em 5bpm e sentir muita diferença. Corpos reagem de forma diversa ao estímulos, o interessante é achar a forma ótima para o seu. A única coisa que eu recomendo pro Rio, e pra todas as provas é... curtir a corrida. Sinta-se bem só por estar nela, em condições de fazê-la, o resto vem naturalmente. Inclusive o cansaço... rs...

    ResponderExcluir