domingo, 22 de maio de 2011

No limite da Razão

Calma não é filme da Bridget Jones, embora este filme tenha sido uma das inspirações para criar este blog.... O fato é que o treino desta semana me fez pensar sobre quais são os nossos limites, até onde somos capazes em ir?

A temporada 2011, diferentemente dos outros anos está sendo marcado por aumento de velocidade junto com aumento de volume. Nunca havia treinado assim e estou me deparando com situações que jamais achei que iria acontecer. Estou correndo por trilhas nunca antes percorridas e a cada semana vivencio uma nova experiência, a sensação que fica é que estou numa montanha russa com sobe e desce e a cada segundo uma curva nova. Fui retirada da minha zona de conforto, tudo é desafio.

Este ano não existe treino que não doa, não é uma dor física, não é contusão é mais uma dor psicológica e a impressão que tenho é que aos poucos vamos aprendendo a ignorar isso para seguir em frente e mais rápido. Conforme avançamos, não percebemos os sinais de que o limite está chegando e quando finalmente atingimos o limite, o corpo entra em colapso e a corrida termina ali, não dá para continuar. Vivi isso esta semana, mas vamos voltar ao início da semana.

Na terça-feira, a noite estava linda (as 6:00 da manhã, ainda é noite com lua e tudo mais), tinha uma lua cheia grande e maravilhosa. Comecei o treino pensando que o amanhecer seria lindo e que o sol brilharia, mas eis que o tempo virou, começou a ventar, veio nuvens que cobriu tudo e começou a garoar. Para ajudar meu treino era 20min de trote, seguidos por 12 de 1min de corrida perfeita e fechando o treino mais 10min de trote. Meu sensor pra variar não funcionou novamente e a contagem da km foi feita pela quantidade de voltas na pista. Fechei o treino com 6km.

Na quarta-feira eram 9 de 4min, sendo um fraco, um medio e um forte. Fiz a primeira serie com pace de 7:00, a segunda com pace de 5:15 e a terceira com pace de 4:30. Nas outras series o fraco fui aumentando, o medio e o forte se mantendo, apenas na ultima acelerei e fechei abaixo de 4:30. Após a conclusão das séries, soltei alguns metros fechando o treino em 8km.

Na sexta-feira o treino era curto e matador eram 10 de 500m a 90%. Fiz praticamente todos os tiros a 4:30 e após o 5º tiro a fc passou do limite, mas era tão rápido que quando via já tinha ido (vou ter que me confessar e rezar mais uns 10 pai nossos por esta falha...rs rs rs)
 
No sábado, o Orlandinho deixou o treino por minha conta novamente, a instrução era o seguinte, eu devia montá-lo de acordo com a minha necessidade (volume e intensidade), mas é claro sem exagerar. Na hora escolhi correr um longão progressivo de 30km. A ideia era aumentar minha auto confiança nestes treinos já que quase todos os longões diretos foram extremamente sofridos e também testar a sumplementação, visto que estou tendo dificuldades em suplementar no final, o que faz meu ritmo cair. Então planejei fazer os primeiros 15km como na semana passada, 3km a 5:30, 12km a 5:20 e a partir daí 12km a 5:15 e 3km no ritmo que aguentar. Só que a execução não saiu exatamente assim...
 
Comecei o treino correndo solta e tive que me controlar para não acelerar nos 3 primeiros km. Nos outros 12km deixei o ritmo me levar, ele ficou variando entre 5:30 e 5:10, mas não foi tão fácil quanto na semana passada. Quando comecei os outros 12km, percebi que não ia conseguir fazer num ritmo acima do que eu já tinha feito, então decidi fazer uma brincadeira, correr um pedaço a 5:30, depois subir para 5:20 e fazer uma terceira parte acima de 5:15. Contudo meu corpo chegou na exaustão, sem mais nem menos tudo parou e não conseguia mais correr. Fechei 18km me arrastando, parei por alguns segundos,decidi abandonar a ideia de tempo e fechar apenas km. Só que mesmo correndo acima de 6:00, não dava mais, estava sem energia, quase desmaiando, estômago embrulhado. Fechei o treino com 21,30 com muita raiva, pois simplesmente não me conformava em parar o treino faltando 9km. Sou meio Capitão Nascimento, treino dado é treino cumprido, não tem essa de parar antes..... Mas não havia condições em prosseguir.
 
Fiquei um lixo o resto do dia, não tinha força para nada e nem me alimentar eu consegui. Meu apetite so voltou no domingo... Acordei no domingo parecendo que tinha sido atropelada, estava com o corpo todo dolorido.
 
Agora passado a raiva e pensando melhor em tudo o que aconteceu , acho que no sábado atingi meu limite, fui até onde meu corpo estava preparado para chegar. A questão que fica é, será que consegui empurrar este limite um pouco mais longe? Só o tempo irá dizer...

10 comentários:

  1. Boa noite Yeda!

    Não se martirize, lembre-se que o esporte deve lhe trazer prazer e não sofrimento, quando a segunda opção estiver aparecendo com mais frequencia certamente algo deve estar errado. Somos pessoas que fazemos desse esporte um trampolim para uma boa saúde, bem-estar, novas amizades, realização pessoal, enfim, o dia que esse propósito estiver saturado ou fora de foco, acho que será mais prudente procurarmos outra alternativa. É natural você querer ser competitiva consigo mesma, afinal, é uma maneira de se manter sempre motivada e com a auto-estima elevada, mas não se esqueça que todos nós temos um limite físico e não é sempre que estamos em condições de desafiarmos tais limites (por mais que acreditemos que possamos conseguir).

    Meus parabéns por mais uma semana trilhada de muita disciplina e consistência, você é um exemplo para muitas pessoa (inclusive para esse que vos escreve).

    Atualizei o meu blog: www.fanaticospormaratonas.blogspot.com

    Tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  2. oi, yeda!

    parabéns pela disciplina e pela garra nos treinos!!!

    eu acho que a gente está sempre expandindo a fronteira de nossos limites;) e os treinos são parte importante nessa expansão... mas é que às vezes a gente precisa recuar um pouco, só pra dar mais um pouquinho de tempo ao nosso corpo e à nossa mente...
    recuar para avançar com mais força na semana seguinte;)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Yeda,
    Eita semana puxada!
    Agora é bom esperar o corpo se recuperar para chegar aos 30 km facilmente.
    Valeu!
    Gilmar
    http://fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Yeda,
    As vezes precisamos ouvir nosso corpo!!! Se ele reclama de alguma coisa não é a toa!
    Falo isso por experiência própria que por não ouvi-lo ganhei duas lesões...
    Por isso seja menos capitão Nascimento e respeite seus limites,... sempre haverá possibilidade de continuar no dia seguinte :)

    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir
  5. Oi Yeda! Semana passada tentei comentar todos os dias mas o comentário no seu blog eu não conseguia mesmo, que saquinho! E viu que coloquei num post que 'domingo é dia de Yeda'? rsrsrsr
    Pois é, ontem tb vim aqui, mas antes de vc postar.

    Bom, vamos lá...
    Eu não entendo bulhufas de treinos, mas entendo do que é 'necessidade de não reduzir' os km corridos nos dias.

    Sábado passado fiz meu primeiro 'longão' (hahahahahah não ria muito agora tá?) 4 km! hahahahah

    Tá bem, é engraçado mesmo! Mas e daí! É o que eu consegui MESMO!

    Mas já estou na expectativa do próximo sábado e também ficaria muito indignada se vier menos que isso!

    E a alimentação? estava bem? Tudo certinho mesmo antes de ir?

    Não mudou série de musculação e talz? pode atrapalhar né...

    fica com Deus,

    Fran

    ResponderExcluir
  6. Yeda,
    aconteceu esse problema após o esforço, quando corri uma prova de (hoje) míseros 10,5k em dezembro. Não forcei muito, mas mesmo assim, quando terminou a prova fiquei muito fraco, só melhorei depois de dormir depois do almoço. No meu caso acho que foi alimentação inadequada combinada com calor forte. No seu deve ter sido o treino forte mesmo, bem como toda a carga acumulada que está pesada. Também não descartaria uma "culpa" pelo menos parcial da reposição energética/ eletrolítica. Faz parte do processo. Com o tempo você com certeza vai superar um treino como esse com facilidade (se é que isso é possível he he). Você é uma lutadora mesmo!
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já acho que você tá com Fru-fru....;-))))))

    ResponderExcluir
  8. Essa questão de conhecer nosso limite é complicado. Parece que temos um limite psicológico diferente do físico. Quando um atropela o outro, o resultado é o descrito por você.


    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  9. Ahh Yeda, você é cheia de disciplina e tuas semanas de treinamento deixam até marilson com inveja ;D
    E quando vc quebra um limite vai se impor outro e essa é graça...
    Mas vá com calma =D
    Bjinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Oi Yeda

    Vim do blog de um colega conhecer o teu. Sou jornalista e blogueiro esportivo, mas só agora montei um só pra corridas.
    Limite do corpo é sempre uma interrogação. Até onde cada um pode chegar? Lesões podem desanimar essa caminhada. Estou agora lamentando o calcanhar 'doente' depois da Athenas, fazer oq além de tratar e esperar.
    Já faço parte dos seus amigos de blog, está convidada a conhecer os meus e twitter tb.
    Vamos nos teclando.
    Bjs

    Everton
    www.twitter.com/tatolimpico
    www.passadasfirmes.blogspot.com

    ResponderExcluir