domingo, 27 de março de 2011

Quando o corpo cobra o preço....

O que eu mais gosto dos blogs é poder acompanhar as experiências dos atletas, de gente que treina, trabalha, tem família e faz malabarismos para cumprir a planilha de treino. Já havia lido várias experiências sobre "quebras", mas nunca tinha vivenciado uma. É claro que já abortei treinos/corridas por doenças, por hipertemia, pela comida não ter caído bem e até por desidratação, mas nunca porque não conseguia correr, porque o corpo simplesmente falou hoje não vai rolar... Como tudo na vida, sempre tem a primeira vez, esta semana foi a minha vez e percebi que não sei lidar muito bem com isso, visto que por ser uma pessoa extremamente racional e disciplinada eu simplesmente não conseguia achar uma justificativa plausível para parar.

Mas vou começar pelo começo, na terça o treino era 12 de 2'30 a 80%, como minha velocidade está aumentando, fiz 490m em cada serie fechando o treino com quase 7km.

Na quarta, treino pesado junto com troca da serie de musculação. Na corrida eram 4 de 12 min a 85%, corri todas as series com ritmo de 5:10, fechando o treino com quase 11km. Na musculação nova serie, misturando força com resistência, resultado do dia, terminei exausta. Investi na alimentação e no decanso, mas acordei quinta-feira toda dolorida.

Na sexta-feira mais um dia de treino pesado seguido de troca de serie de musculação. Na corrida eram 12 de 3min, sendo 3 a 80% e 1 forte, corri as series a 80% com ritmo entre 5:10/5:30 e os fortes com ritmo abaixo de 4:30, fechando o treino com quase 8km. Na musculação repitiu-se a estratégia de quarta-feira, misturando força com resistência, mas desta vez não terminei tão cansada quanto na quarta.

No sábado, acordei cansada, pois tinha trabalhado no dia anterior até as 21:30 e como o sol prometia brilhar resolvi não ir para meu trabalho voluntário indo treinar mais cedo. Cheguei na base por volta das 8:30 e depois de uma rápido aquecimento parti para o meu treino, era para ser de 23 a 28km ritmo de prova, ou seja 5:10/5:15. Contudo quando comecei logo nos primeiros km me sentia estranha, o corpo não queria correr, minha cabeça parecia que ia explodir, então resolvi seguir até o 6º km, pois normalmente depois de uns 20 min correndo, tudo fica mais fácil, o corpo encontra o ritmo e o incômodo passa. Só que desta vez isso não aconteceu, a cada km percorrido eu me sentia mais cansada, com mais vontade de parar e cheguei ao ponto de intercalar corrida com rápidas caminhadas, neste momento não sabia o que fazer, tinha que correr no mínimo 23km e não tinha corrido nem 10. Na minha cabeça não havia nada que justificasse parar de correr e comecei a me sentir fracassada, por outro lado não tinha forças para seguir em frente, então comecei a sentir medo e o medo tornou-se pânico, não conseguia respirar, a traqueia fechou e precisava andar para conseguir fazer a respiração voltar. Nisso tudo, negociava mentalmente com o meu corpo, primeiro chegar até o 15ºkm e depois ao 18ºkm, pois não aceitava correr menos do que isso.

No 15º km encontrei meu treinador e tive um ataque de choro, quando consegui me acalmar expliquei a ele o cansaço e o pânico. Daí eu tinha 2 alternativas, parar definitivamente e descansar ou seguir em frente correndo devagar e descansando a cada 3km para completar a kilometragem. Achei melhor seguir em frente, pois não queria ficar com aquela sensação de medo e de fracasso e assim fui correndo 3 km intercalando com breve descanso, para fechar o treino em 21km.

A lição aprendida é que o descanso é tão importante quanto o treino e nas últimas semanas, as tarefas da casa e o trabalho, não me deixaram descansar o quanto eu precisava e no sábado o corpo cobrou seu preço.

Descansei o final do sábado e hoje, volto a treinar na terça, mas somente corrida, vou ver como me sinto para saber se volto para a musculação ou não. Afinal a vida continua e tenho uma maratona pela frente.

2 comentários:

  1. oi, yeda!!!

    semana puxada, hein;)
    é horrível correr com essa sensação de cansaço... com a vontade de parar assombrando a gente...
    achei sua estratégia muito boa, seguir intercalando corrida com caminhada, descansar... gostei!

    comecei na musculação em janeiro... às vezes eu acho que o trabalho de resistência na musculação está tirando um pouco da minha energia pra correr... vou esperar mais uns 3 meses pra decidir se vou continuar ou não com a musculação... talvez apenas reduza a carga...

    uma semana maravilhosa de treinos pra você!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Yeda, bom dia!

    Sou visitante assídua do seu blog, adoro seus relatos, gosto de ver seu esforço, fiquei muito curiosa sobre os detalhes das orientações de nutrição e fiquei pensando 'o que será que houve com ela...' quando semanas atrás, vc teve uma chateação grande.

    Só que no meu trabalho o acesso aos comentários é bloqueado e não tem seu e-mail na página, por isso vc nunca me leu por aqui :P

    :)

    Consegui dar um jeitinho em casa de acessar, só pra escrever que:

    Vc (e outras bloqueiras-corredoras) me inspiram de verdade.

    Hoje foi curioso ler que vc não aguentou. Exatamente pelo que vc falou! Vc é super disciplinada! Então, agora, depois do merecido descanso , bola pra frente e continue firme! Boa semana!

    Fran (de Curitiba)

    ResponderExcluir