domingo, 20 de fevereiro de 2011

Adeus horário de verão

Até que enfim acabou o horário de verão, a partir de amanhã até a chegada do inverno, volto a correr com o dia clareando e não mais a noite sob o luar... Como despedida do horário de verão na sexta feira corri sob uma lua cheia maravilhosa e um amanhecer ainda mais bonito.

Com relação aos treinos, estou começando a ficar preocupada, meu ritmo ainda não entrou, a fc ainda está alta (meu ritmo a 85% está em torno de 5:40, enquanto devia estar em torno de 5:20), ainda estou me sentindo amarrada e me arrastando para correr "míseros" 15km. No ano passado passei pelo menos problema, mas tudo mudou depois do "desafio da Minie", onde eu corri 24km no sábado e 21km no domingo. Vamos ver este ano quando esta mudança acontecerá.

O destaque desta semana foi o treino de velocidade, na terça e  na quarta.
Na terça eram 12 de 3 min, sendo 2:20 a 75% e 40" a 80%. Corri 75% com ritmo de 7:30 e os 80% com ritmo de 4:30. Já na quarta eram 8 de 4 min, sendo 2min fraco e 2 min a 90%. Consegui fazer a fc retornar a 75% em todas as series e mesmo correndo a 90% com ritmo de 4:40.

Na sexta foram 8 de 1km a 85%, comecei tentando manter ritmo de 5:20, mas a fc subiu muito e precisei reduzir para 5:30/5:35.

Como fui para a praia, deixei para fazer o longão no domingo, ao invés de fazer o treino no sábado. No domingo comecei a correr por volta das 6:15 (já no horário novo) e como estava quente, parceia que eu corria numa sauna de tão abafado que estava. Era para ser 15km ritmo médio e planejei correr com ritmo de 5:20, mas em virtude do calor, tive que reduzir para 5:40/5:50, simplesmente não consegui manter o ritmo mais rápido.

Por volta do km 14 tive hipertemia, estava com tontura, dor de cabeça e o corpo arrepiado, abortei a corrida, entrei embaixo do chuveiro da praia para o corpo esfriar um pouco. Retomei o último km, mas fiz num ritmo mais lento até completar os 15km com 1h27min.

Quando cheguei no apartamento, liguei o ventilador e fiquei na frente dele até o corpo esfriar, depois voltei para a praia para assistir o Triatlhon Internacional de Santos e foi uma prova muito sofrida devido ao calor forte.

7 comentários:

  1. Bom início de semana,
    Nossa Yeda vc esta seguindo a risca seus treinos Parabéns, eu também ainda não consegui encontrar meu ritimo, depois das férias é mesmo complicando, o que importa e continuar treinando!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    simbora \o/ eeeeeee
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando começou o horário de verão, fiquei feliz, pois os dias iam até mais longe.

    Acabou o horário de verão e... fiquei feliz, pois fica mais fácil acordar cedo.

    É, bem que dizem que sou um cara otimista.

    Boas corridas!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Um grande abraço amiga corredora. Ando com um pouco de pressa, um pouco ansioso com a prova do proximo fim de semana, apenas 5o km. Vejo que voce continua a treinar sério, e isto é muito bom. abraços eduardo

    ResponderExcluir
  4. Eu proponho o desafio do Tico e Teco. Tico é minha perna esquerda. Teco é a direita. Eu mando o Tico pra frente, depois o Teco. Depois o Tico, depois o Teco. E assim vou indo... se preferir pode inverter o nome das pernas. É só não trançar as pernas durante a corrida, senão vira Pateta puro!!

    ResponderExcluir
  5. Para quem corre logo cedo o horário de verão é um vilão, mas para quem corro após o trabalho, ele é um herói!

    Sempre digo que deviamos viver em horário de verão eternamente, é muito bom sair do trabalho e ver/perceber que ainda tem dia para aproveitar.

    Mas o horario de verão acabou e os treinos continuam, entao...vamo que vamo!

    Leonardo Nista

    ResponderExcluir
  6. Yeda,
    Só sei que com horário de verão ou não está muito quente!
    Boa sorte nos treinos porque quando chegar o frio, será muito frio... não existe mais meio termo.

    Beijos e bons treinos

    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  7. Yeda, sem dúvida este calor "insuportável" neste resto de verão mina toda a nossa resistência! Como é duro encaixar o ritmo. Meu treino hoje era de 20km, saímos as 7 hs, mas o calor e o sol começaram a ficar fortes por volta das 8:50. Até entrar em forma demora... Bons treinos

    ResponderExcluir