domingo, 28 de março de 2010

A barreira dos 30km

O Vagner, grande companheiro de corridas, me disse uma vez que a medida que iniciamos o treinamento e vamos evoluindo nós perdemos um pouco a sensação do quanto corremos. Na sexta-feira estava assistindo "vamos correr" da ESPN e havia uma reportagem sobre o treinamento de um grupo para a maratona de SP e naquele final de semana iria ser o pico máximo do treinamento, onde eles deveriam correr 30km. Na reportagem ele exaltava o fato de 30km ser uma distância considerável e conseguir completar este treino era um grande desafio. Daí eu lembrei do meu treinamento do ano passado, o ano da primeira Maratona. Lembrei de como eu me assustava quando eu olhava o plano semanal dos longões, 21km , 24km, 27km, 30km, 32km. Como foi difícil completar aqueles treinos, como me cansei, quantos sábados a tarde jogados no sofá sem coragem de andar depois de um longão. E este ano que nem bem começou ainda, já tive um desafio na Minnie, treinos de 24km, 25km e esta semana 30km, todos eles encarados com tranquilidade e com boa recuperação pós-treino.

Bem esta semana continuamos subindo a ladeira do treinamento. A semana começou com um treino regenerativo na segunda-feira, 20'00 trote seguidos por 10 x 2'30 sendo 30'' 75% 2'00 progressivo. Eu adoro estes treinos, você acha que não vai conseguir correr por causa do treino de sábado, mas quando vc termina sua perna está 100%.

Na quarta-feira o treino era simples (8 x 500 90%) e ainda bem, pois meu pedômetro parou de funcionar e eu tive que correr estimando as distâncias. A sorte é que eu sempre treino, imaginando isso, então presto atenção nas distâncias, para poder correr sem marcação e na sensação do corpo para determinar a velocidade e a fc. Quem corre com todos estes aparatos, fica muito dependente e esquece de prestar atenção no principal, no que o corpo está falando. A tecnologia está aí para nos ajudar, mas não podemos ficar dependentes delas.

Na sexta-feira, o treino foi maravilhoso, tinha chovido no dia anterior e na madrugada, a temperatura estava agradável e o treino era praticamente 3 series de um progressivo (500m75%, 1km80% e 1,5km85%). Terminei com a alma leve.

No sábado, vi a previsão do tempo, altas temperaturas e sol escaldante, decidi então correr cedo e evitar o problema da semana passada. Eram 30km, divididos em 3 series, 15, 10 e 5km. O treino foi tranquilo, terminei muito bem, graças a boa hidratação e suplementação. Só tive problema quando terminei o treino, seguindo orientação do nutricionista, eu tomei endurance e ele revirou meu estômago, passei mal, vomitei e quase não consegui chegar em casa. Mas depois eu melhorei e ainda tive disposição para ir dançar a noite.

Volume Semanal: 52,4km

8 comentários:

  1. Grande Yeda
    Fiquei contente com sua visita,
    Hoje treinei um longão de 34 km do centro da cidade de pelotas,rs até o balneario, lagoa dos patos. Com certeza na volta ali pelos 3okm ja quase chegando veio uma fadiga, é sempre assim. Acho que preciso algum gel, carboidrato, para ajudar o organismo a consertar os musculos desgastados.
    Bons treinos
    eduardo

    ResponderExcluir
  2. Pois é Yeda, isso é Long Distance Life Style!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Jesus, eu tbm querooooo...
    Mas ainda to longe de chegar nesse condicionamento...
    Bjinhos
    Bons Km
    Boa semana
    JU

    ResponderExcluir
  4. Yeda,

    rsrsrsr...

    Obrigado...

    Bons Treinos..

    Quero ter esse folego q vc tem...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Yeda.

    Estamos dando uma passadinha em seu blog para dizer que está tudo pronto para receber os atletas que participarão de mais uma edição do Mountain Do Costão do Santinho em Florianópolis. Neste ano tivemos recorde de inscrições, com 133 equipes num total de 1012 corredores. Aí vai nossa programação:
    Dia 02/04 - Sexta 14:00 às 18:30 - Entrega dos Kits (Costão do Santinho)
    Dia 02/04 - Sexta-feira 18:30 - Simpósio festivo (Costão do Santinho)
    Dia 03/04 - Sábado 08:00 - Abertura do evento (Costão do Santinho)
    Dia 03/04 - Sábado 08:20 - Largada do Mountain Do equipes iniciantes
    Dia 03/04 - Sábado 22:00 - Festa Oficial Mountain Do - El Divino Lounge da Beira Mar Norte
    Dia 04/04 - Domingo 11:30 - Premiação (Costão do Santinho)
    Dia 04/04 - Domingo 12:30 - Almoço de premiação (Costão do Santinho)

    Queremos agradecer o carinho de todos e convidar os leitores do blog para participarem de nossos próximos eventos. Fiquem ligados!
    GERSON DOS SANTOS
    Depto Marketing Mountain Do
    www.mountaindo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hahaha...que merda! Ontem caiu uma puta chuva, as 18:00 e não parou mais! Ai, pôrra, fui treinar só para não te dar motivo para tirar uma !!!! Tomei uma puta chuva, viu! Culpa Sua!!!!! ;-)))

    ResponderExcluir
  7. Oi Yeda,

    Achei seu blog muito interessante, pois também sou um praticante aficcionado das corridas.

    Desculpe minha ignorância, mas o que seria 10 x 2'30 sendo 30'' 75% 2'00 progressivo? Treino com uma assessoria e acho que faltei nesta aula (rs).

    Vou estar te seguindo, pois gosto muito de acompanhar depoimentos sobre treinos e provas. Caso tenha um tempinho, dê uma passadinha lá no meu blog. De vez em quando eu escrevo também sobre minhas corridas.

    Um abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir