domingo, 28 de fevereiro de 2010

O treino da paciência

Como o Prata (revista Runners) fala, na corrida quem se aplica alcança seu objetivo, não existe na corrida como trapacear, vc não melhora se não se dedicar e não tiver disciplina. É muito gostoso quando vc percebe que melhorou, por menor que seja a conquista, afinal neste esporte e assim como na vida, a natureza não dá salto.

Esta semana não teve longão matador, mas teve um treino de velocidade na quarta-feira (4 x 2,5km, sendo 1km medio e 1,5km medio forte). Foi legal ver que aos poucos minha velocidade está voltando ao que era. De resto na semana repetiu-se os treinos intervalados de 75% e 80%.

No sábado, o longão foi na verdade 8 x 2km, sendo 1km75% e 1km85%. O dia estava abafado e com isso, foi um treino de paciência e principalmente de auto descoberta. Percebi que não estava descansando o suficiente entre uma serie e outra, com isso a fc nos 75% subia e ultrapassava o limite e aos poucos ia retornando para o patamar. Quando descansei mais, consegui correr melhor dentro da faixa estipulada.

Exatamente a um ano atrás, quando comecei a treinamento, um treino igual a este era um horror, simplesmente não conseguia correr a 75%. São treinos chatos e monótonos e junto com o condicionamento físico, vc desenvolve um certo grau de paciência e fé. Eu por várias vezes fiquei brava com com meu treinador por causa destes "treininhos", mas ele me ouvia e dizia que tudo iria melhorar. Bom, preciso dar o braço a torcer, pois está melhorando e estou começando a colher os frutos. Acho que além da corrida, estou melhorando na vida, pois estou aprendendo a focar num objetivo, trabalhar e ter fé e paciência. E plagiando um conhecido do blog da Revista Runners, Vamos correndo!

Volume Semanal: 40,1km

2 comentários:

  1. Oi Yeda! É isso aí, corrida é assim mesmo: 10% de viversão e 90% trabalho duro...e mais, correr nos obriga a dominar a mente....pois sempre vamos ter muitos motivos para desistir...Segue firme!
    Abraços

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  2. Oi Yeda, existe ainda um outro proverbio, quem escuta aprende, nossa to forçando a barra.
    Abs Orlando

    ResponderExcluir