domingo, 23 de fevereiro de 2014

Meia Maratona de SP sempre difícil

Eu normalmente sou uma pessoa otimista, mesmo quando tudo sai errado sei que fiz o meu melhor e fico satisfeita pelo resultado obtido, mas esta semana devo confessar que estou muito brava. A semana foi perfeita, só que justo na meia maratona de SP eu tinha que morrer… Fui para treino e não para tempo, era um bom teste para saber como minha fc iria se comportar com as subidas e descidas, só que o calor estragou tudo.

Não aguento mais sofrer com o calor, é sempre a mesma história, esquenta um pouco e meu desempenho cai…. Sei que a maioria sofre pelo calor, mas comigo a queda de performance é impressionante. Não sei se está relacionado com fc alta e pressão baixa, mas o fato que passou de 20/22ºC eu simplesmente morro e hoje eu tive a certeza disso.

Os treinos da semana foram fantásticos, mesmo depois da subida da Pedra Grande. Aliás, eu não fiquei tão destruída nos dias seguintes a este treino como achei que iria ficar, isso é um bom sinal, estou mais forte e aos poucos vou corrigindo minha outra grande deficiência, a subida.

Na terça- feira, o treino era 5 de 8 min ritmo médio, fiz todas as serie com ritmo de 5’00 e fechei o treino com 9km

Na quarta-feira foram 6 de1 km a 85%, voei baixo e as series saíram a 4:40/4:50.

Na sexta-feira o treino era 4 de 2 km a 80%, comecei com as pernas travadas por causa da musculação e com isso o treino saiu uma espécie de progressivo, a primeira serie foi 5:20 e a última 4:55. Foi muito duro completar este treino.

No sábado porém as pernas estavam zerada e o treino 10 x de 1 km a 80% seguido por 5 km a 85% saiu muito bem. Consegui manter ritmo de 4:50 nas series de 1km e 24m47s nos 5km.

No domingo chegou o dia da meia maratona. Uma largada desorganizada sem baia de ritmo, com muitos atletas de 21km e 5km reunidos tornaram a largada bastante tumultuada… Acelerei na Pacaembu a fim de tentar abrir e me afastar da multidão. Quando subimos para o minhocão comecei a passar mal por causa do calor. Pensei ao fazer o retorno em seguir em frente e fechar o treino com 10km, mas ao ver todos descendo decidi continuar na prova.

Ao correr pelas ruas do centro, a sombra e o vento gelado me fizeram melhorar e voltar para a prova. Segui num ritmo confortável e passei a metade da prova com cerca de 52min. Mas daí vieram o viaduto da Rudge, a Marques de São Vicente e o viaduto da Pacaembu, o forte calor bateu novamente, o meu ritmo despencou e fui obrigada a parar numa sombra pra esfriar.

Pensei novamente em desistir e seguir reto pela Av Pacaembu, mas mais uma vez decidi seguir em frente. Quando fizemos o contorno no Memorial e subimos para o minhocão novamente, o ritmo caiu ainda mais… Resolvi seguir em frente do jeito que dava e não andar, pois caso contrário não conseguiria voltar a correr. O minhocão foi interminável os kms passaram lentamente, teve uma moça que me chamou, mas confesso que não sei quem era. Só fiquei abismada na quantidade de pessoas que ainda vinham atrás de mim… Quando fizemos a curva e pegamos a Pacaembu faltavam menos de 2km que completei na raça. Cruzei a linha de chegada, quase desmaiando, em 1h53m… Um tempo muito acima do que pretendia, mas como dizem era o que tinha para agora.

Passei a tarde toda com o corpo quente, como se estivesse com febre e só fui melhorar mesmo agora a noite. A ordem agora é descansar, pois os treinos não param e na terça-feira recomeça tudo novamente.

5 comentários:

  1. Também sofro desse mesmo mal, já melhorei minha resistência ao calor ... mas ainda sofro demais :(
    Melhoras e bola pra frente, você sabe mais do que ninguém que todo corredor tem seus dias ruins. Parabéns pela raça!!!

    ResponderExcluir
  2. Decidi não correr esta prova , por causa do calor , sabia que meus treinos não iriam dar performace, acho que optei bem, vendo sua corrida, mas confesso que acho que voce pegou pesado esta semana , diante de uma prova dura !!! Geralmente nem corro na semana, faço alongamentos , hidratação e relax... Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Yeda, sempre acompanho seus relatos mas é a primeira vez que comento.
    Eu sofria muito desse problema, treinava e competia bem no frio, saía o sol, meu rendimento despencava, até que aprendi a lutar contra as deficiências. Como tenho oportunidade de treinar em lugares muito quentes as vezes (incluindo São Paulo) passei a treinar mais quando está muito quente e hoje como sei que a maioria também sofre com esse problema, nas provas torço para que o sol apareça forte pois agora meu rendimento melhorou e não temo mais pelo calor.

    ResponderExcluir
  4. Yeda, acho que a maioria dos corredores sofrem do calor. Rendimento cai e talvez o psicológico influencie bem mais. Treinar nesta condições (de sol e calor) poder lhe render um maior condicionamento. Pense nisso... Porém, seu resultado foi ótimo. Parabéns pelos treinos e pela prova. ;) Que a temporada 2014 seja só alegria.
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  5. Calor e subidas também são as minhas kryptonitas :-(

    ResponderExcluir