segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A semana que fui Júnior

Depois de quase 10 anos correndo, você acha que já sabe e conhece tudo, pois bem esta semana fui júnior e cometi um erro primário que prejudicou meus treinos, trabalho e me fizeram parar no PS. Descuidei da hidratação durante o dia e mesmo fazendo hidratação durante o treino, isso não foi suficiente para me livrar do mal estar. Isto aconteceu na quarta-feira e impactou o treino de sexta e sábado. O calor realmente está prejudicando os treinos mesmo começando muito cedo, por volta das 5:30 da manhã.

Aliás treinar muito cedo, ainda mais neste horário de verão, está causando um outro efeito, por estar escuro não consigo olhar o relógio, com isso corro sem qualquer referência. Apenas depois do treino consigo analisar como foi… Isto está sendo um grande aprendizado, correr baseado apenas na sua sensação e também está sendo divertido.

Na terça-feira o treino 10 de 3min ritmo médio, fiz todas as series com ritmo em torno de 4:50/4:55, fechando o treino com 8km.

Na quarta-feira o treino era relativamente simples de 7 a 8 de 1km a 80%. As series até a 6 ficaram em torno de 5:00/5:05, daí comecei passar mal, fiz a 7º a 5:17 e abortei a última série. Achei que fosse desmaiar, além de dor de cabeça e enjôo. Depois de hidratar, tomar suplementos pós-treino e tomar banho todos os sintomas continuaram. Decidi ir para o PS e depois de vários exames ficou determinado que era apenas uma forte desidratação.

Mesmo hidratando, a dor de cabeça só passou na quinta-feira a noite. Com isso, a alimentação também foi afetada e na sexta-feira não forcei. O treino era 30min, sendo 5min leve e 10min médio. Fiz o treino tranquilo sem forçar.

No sábado tinha longo, o treino era 4 de 4min (saindo fraco chegando médio) seguidos por 18km a 80%. Depois do aquecimento e dos intervalados, iniciei o treino com as pernas leves e o ritmo entre 5:00 e 5:15. Após o km8 passei a sentir tontura e segui ignorando a tontura e mantendo as passadas até o 14km quando as energias simplesmente acabaram. Daí abortei o ritmo e completei o treino da maneira que dava, nesta parte o ritmo médio foi de 5:34. No final completei os 18km em 1h35m

No domingo depois de fazer uma boa alimentação tinha 12 de 1km a 80%. Meu amigo Vicent me chamou para correr no Horto e acabamos fazendo o treino juntos. Por ter chovido na véspera, o clima estava gostoso sem aquele calor insuportável. Fizemos cerca de 3km de aquecimento depois fomos para os tiros. Foi muito legal, pois cada série que fazíamos ele passava alguma dica, foi corrigindo minha postura ou conversamos sobre estratégia de corrida… Eu aprendi muito e as series saíram entre 4:50/5:05 sem que eu percebesse.

Terminado as series rodamos mais uns 3km para fechar o treino em 18km. Devo confessar que ele fez uma longa subida, no caminho para a Pedra Branca e eu fiquei esperando no pé do morro.

Como meu treinador me disse esta semana saímos no lucro e espero que eu tenha aprendido a lição… Cuidar da hidratação sempre….

4 comentários:

  1. Sempre aprendendo. E o mais importante, parando na hora certa. #curti
    Beijos e na próxima vez chama!!!
    Domingo que vem tem mais Horto, com a Corre Brasil. Acho que vou.
    BEijos
    Colucci

    ResponderExcluir
  2. Você é um EXEMPLO.... pois, é extremamente dedicada. É uma campeã!

    Parabéns e obrigado pela companhia no treino.

    ResponderExcluir
  3. Yeda, nada como conhecer a si mesmo. Ainda bem que paraste na hora certa e foste procurar o PS. Só um "amador" de verdade sabe o momento certo de parar. Parabéns pelos treinos.
    Foco, força e fé!
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir