segunda-feira, 16 de setembro de 2013

10 Milhas

Correr com ritmo na casa dos 4:xx era algo tão inacessível que eu sequer ousava sonhar, o meu maior sonho sempre foi chegar aos 50min nos 10km. Nunca tinha imaginado correr uma meia quem dirá uma maratona e quando olho para trás vejo que tudo aconteceu de um simples pensamento “Será que eu consigo?”

Nunca coloquei minha felicidade numa meta impossível, pelo contrário sempre encontrei a felicidade em cada passo conquistado, em cada treino cumprido e em cada segundo baixado.

Este domingo foi um dia muito especial, sabia que podia correr rápido, mas não sabia o quão rápido podia ir. O tempo seco e quente, o percurso passando pela Politécnica deixava tudo ainda mais incerto… E a grande pergunta era “será que eu conseguiria terminar? Será que não morreria na metade?” Bom, decidi tentar correr o mais rápido que pudesse, deixando a fc numa faixa mais segura pelo menos no começo, no segundo terço da prova se tivesse bem iria acelerar e no terceiro terço, aceleraria o máximo que pudesse. Só que (tem sempre um só que) a execução saiu um pouquinho diferente.

Quando foi dado a largada, saí como uma vaca doida acelerando e tentando fugir do tumulto. Logo nos primeiros metros, uma surpresa, vi que em vez de seguir pelo Jóquei, já viramos para a Ponte da Cidade Universitária. Resolvi atacar a subida e acelerar na descida, tanto na ida da ponte quanto na volta e para sofrer menos na ponte… Daí continuei forçando, não tanto quanto uma prova de 10km, mas com certeza mais forte que eu imaginava, com ritmo entre 4:50 e 4:55. Nesta parte resolvi esquecer minha estratégia e seguir neste ritmo o quanto eu podia… Marquei um casal que corria solto neste ritmo e fui acompanhando…

Viramos no sentido do Jóquei e continuamos na mesma toada, fizemos o retorno e voltamos para a USP, as vezes passava este casal, as vezes eles me passavam. Quando chegamos na raia da USP, meu ritmo caiu um pouco e o casal seguiu em frente se distanciando de mim. Neste momento eu vi uma moça loira com camisa rosa, ela estava uns 20m na minha frente e seguíamos com ritmo entre 4:50 e 5:00.

Percebi que estávamos fazendo o percurso no sentido contrário indo pela parte de cima da Raia, fazendo aquele vai e vem típico da USP, antes de ir para a Politécnica. A parte que estávamos na raia da USP era com sombra e a outra pista, que seria usada no final da prova era no sol, em outras palavras isto significava que a partir da politécnica até o fim da prova, o sol seria meu companheiro. Neste momento resolvi acelerar, fazer uma bolsa de minutos e poder ir um pouco mais devagar na subida do cavalo e na temível Politécnica.

Quando seguimos em direção a praça do cavalo, pegamos retardatários das 5 milhas e isso afetou um pouco meu psicológico fazendo meu ritmo cair ligeiramente. Feito o retorno e indo em direção a Politécnica, meu ritmo retornou como por um milagre.

Na Politécnica um espírito baixou em mim e encarei a ida com ritmo ligeiramente abaixo de 5:00. No retorno, a menina de rosa que eu seguia reduziu o ritmo e eu consegui alcança-lá, disse para ela “Estou te seguindo desde lá em baixo, vamos juntas terminar esta prova” e ela foi comigo com ritmo entre 4:50 e 4:55, as vezes mais baixo… Foi uma ajuda silenciosa, não conversávamos, mas uma não deixava a outra reduzir o ritmo… Saímos da Politécnica e chegamos na raia da USP, faltavam 2km mas para mim parecia uma eternidade, o ritmo voltou a ser de 4:55 a 5:00 e eu lutava para seguir em frente. O sol castigava e os kms não passavam.

20130915_091048Quando passamos pela placa do km 15 eu disse a ela, se quiser pode acelerar, eu vou continuar neste meu ritmo aqui. Ela acelerou e voltou a ficar 20m na minha frente….daqui a pouco comecei a ver a placa de 500m, 400m, 300m (e eu pensava é uma volta e meia na pista do Espéria e acabou)… Ouvi umas pessoas dizendo que já tinha dado 1h20 e pensei será??? Quando vi o relógio na chegada, percebi que eles estavam errados, estava na casa dos 1h19, o que significava que meu ritmo estava abaixo de 5:00 e que pela primeira vez na vida iria completar uma prova acima de 10km na casa dos 4:xx….Cruzei a linha de chegada em 1h19m17s, cansada, super aquecida, mas extremamente feliz… Alcancei um sonho que para mim era impossível…

E agora???? Bom, vamos voltar aos treino, afinal a G4 de Brasília me aguarda e se tudo der certo será mais uma prova na casa do 4:xx.

Ah, terminado a prova falei com a moça de rosa e a agradeci… Não sei o nome dela, não sei em qual colocação ela terminou, mas ela será minha coelha.

10 comentários:

  1. E depois dessa marca você tem a cara de pau de escrever lá no blog que desistiu do TOP 20 da G4? Brasília te aguarda Yeda, guarde essa minha frase.

    Com esse ritmo vc fecharia os 21km em 1:44, veja como foram as colocações das TOP20 das outras edições. Acho que a de Porto Alegre a última chegou acima de 1:40, acho!

    Brasilia é plano, se o tempo estiver melhor do que essa 10 milhas de Sampa ... no papo!

    E sim, vamos combinar um encontro em Brasília :)

    Parabéns por sua conquista, viu? Com tanto empenho, não poderia ser diferente.

    Outro dia também comemorei pq corri 15km abaixo de 6min/km \o/ Um dia chego no Top 20 \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica, ha ha ha eu olhei o resultado no ano passado e 1:43/ 1:44 foram Top 60... Ainda acho impossível ser Top 20, mas lá vem a pergunta novamente "Será que eu consigo?". Aí está a graça, continuar os treinos e ver até onde somos capazes de chegar.... Quem sabe, não é?

      Vai ser legal te encontrar em Brasilia.

      Bjos Yeda

      Excluir
  2. Show de bola Yeda. Lembrou alguns "distantes" momentos por mm vividos.
    Espero em breve voltar a esse patamar também.
    Parabéns pela corrida, pela conquista e pelo sucesso.
    Deus te abençoe

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, Obrigada... Sabe que ando meio saudosista, revivendo algumas emoções do passado... É muito bom revivermos as grandes conquistas das nossas vidas, lembro dos meus primeiros 10km, minha primeira meia maratona...

      Abraços Yeda

      Excluir
  3. Que Show Yeda!!!! Adorei saber que está quebrando barreiras e evoluindo na corrida.
    Parabéns pelo tempo e boa sorte na próxima prova.
    Que legal essa parceria com a coelha hein, só a corrida proporciona isso.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, é muito legal quando temos a oportunidade de termos um coelho sem ter planejado. Os amadores não tem este hábito, mas correr em blocos ajuda muito.... To aprendendo isso.
      Bjos Yeda

      Excluir
  4. Parabéns Yeda,
    Fostes incrível!
    Parabéns pelo resultado, pela estratégia.
    Bjo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, que saudades de você!!! No sábado estava almoçando com um amigo e ele me falou de você, ele conheceu você e sua família na Meia Maratona de Floripa. Mundo pequeno não?
      Bjos Yeda

      Excluir
  5. Que legal !!!
    Esse é um teste que quero fazer ano que vem.
    Correr uma meia com ritmo de 5, 5 baixo e ver o que vai dar.
    Vamos ver, o duro é que no meio do caminho eu mudo de ideia, risos ....

    ResponderExcluir
  6. Que arraso, Yeda.
    Tiveste muita força e determinação para seguir nestas 10 milhas. Super parabéns!!
    Curta esta vibe pós-prova e bons treinos para G4, em BSB.
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir