segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Troféu Independência

Quase 4 meses depois da minha última prova, voltei novamente a me posicionar numa linha de largada…. Sabia que a prova iria ser dura e que no km 8 teria que enfrentar uma subida de 1km, mas mesmo assim durante a semana decidi assumir o melhor estilo kamikaze, acelerar desde o início e me virar quando a subida chegasse.

Antes da prova porém, ainda durante a semana, tive alguns treinos fortes; na terça foram 20 de 1min ritmo médio, seguidos por 10min ritmo médio forte e na quarta foram 4 de 1,5 km sendo 1 km a 80% e 500 a 85%. Na sexta o treino estava em aberto e resolvi dormir ao invés de treinar, uma vez que no trabalho a semana havia sido bastante cansativa.

 20130907_090348 Quando o Sábado chegou, era pura ansiedade, tudo apontava para uma excelente prova, mas o percurso cheio de sobe e desce era uma incógnita se aguentaria ou não. Ao ver o pórtico de largada percebi que tinha entrado numa fria, o percurso não era igual a dos Bombeiros e a largada ficava mais embaixo, o que indicava subida mais longa logo de início.

Fiz um bom aquecimento e fui pra largada uma vez que não havia baia por ritmo e quanto mais atrás eu ficasse mais tráfego enfrentaria. Enquanto aguardava, vi duas meninas na minha frente e pensei, “caramba estas meninas não devem correr nada e ficam aqui na frente, provavelmente vão atrapalhar os outros corredores…”

Quando foi dada a largada, saí acelerando e tentando vencer a subida o mais rápido possível, mas o gás foi acabando e a ladeira não… Pareceu uma eternidade quando vi o primeiro km e a ladeira embora menos íngreme continuava…. Antes do 2 km viramos e começamos a descer… Achei que teríamos somente descida, só que para minha surpresa o percurso passava por uma verdadeira montanha russa, com mais descidas do que subidas, é verdade… Nisso eu vi uma das meninas da largada, ela estava a uns 20m na minha frente e por mais que acelerasse não conseguia chegar nela….Olhei para o relógio e vi que estava a 4:40 e pensei não é possível, não pode ser que ela corra neste ritmo… Passei então a perseguir a menina mas a distância não diminuía…

Quando finalmente chegamos na parte plana da prova, lá pelo km4, havia separação entre os 5 e 10km e vi com uma satisfação imensa a 20130907_090600 menina ir em direção dos 5km, eu estava certa, ela não conseguiria fazer 10km naquele ritmo.

Precisei então arranjar um novo desafio e vi um grupo de corredores que haviam largado comigo e que estavam um pouco na minha frente…Decidi então mantê-los a vista…. A parte plana, não era bem plana, era cheia de falsos planos, as vezes a favor, as vezes contra e com isso meu ritmo variava.  Cheguei uma hora achar que estava ficando louca, fazia esforço e o ritmo não caía e do nada como se parasse de forçar, o ritmo melhorava como mágica. Nesta parte também notei que não havia mulher perto de mim, algumas (bem poucas) estavam bem a minha frente e outras estavam bem atrás.

Ao chegar próximo ao km 8, a ladeira recomeçou e sabia que teria pela frente pelo menos 1km de subida…. Comecei decidida a manter o ritmo e passar por esta última ladeira, mas devo confessar que sou fraca para o sofrimento e quando a brincadeira começou a apertar, o cansaço começou a bater e a dor passou a ficar mais forte, acabei andando. Andei por alguns segundos umas 3 vezes, mas o suficiente para a dor passar…

Quando a ladeira terminou, meu ritmo voltou ao normal e eu consegui passar de volta, alguns que haviam me ultrapassado… Olhei para o relógio e vi que não daria PR, tentei acelerar o máximo que dava na descida e assim recuperar parte do tempo perdido… Cruzei a linha com 49min27s, não foi PR, mas foi a melhor marca do ano….20130907_085019

Quando saiu o resultado minha percepção estava correta… haviam poucas mulheres na minha frente, fui a 10º no geral feminino e 2º na faixa etária… Para se ter noção da distância, enquanto estava na ladeira no km 8, eu ouvi a 5ª colocada chegar….

Fiquei muito feliz com este resultado, embora ainda tenha muito que melhorar, esta prova pela dureza do percurso, fazer abaixo de 50min foi uma conquista e tanto

Domingo que vem tem mais, 10 milhas da O2 e resta saber como me sairei….

2 comentários:

  1. Parabéns Yeda pela prova, deve ter sido um desafio imenso, que venham mais provas para que você possa quebrar o RP mesmo assim como melhor marca do está ótimo ainda mais depois de tanto tempo sem competir.
    Beijos
    Bons Km´s
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Yeda, adorei ler o seu relato de prova. Ei já corri um vez 8 km e confesso que fiz que nem ti, a cada fase da prova procurava um desafio, alguém mais forte que eu para buscar forças para avançar.
    Parabéns pelo RP e com certeza ainda vai evoluir muito. Parabéns!!!

    Bons treinos,
    Beijinhos



    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir