domingo, 24 de março de 2013

Treinando para Maratona

Tired Runner “No começo é tudo ohhhhhh, sorrisos e elogios, depois tudo vira ahhhhhh gritos e lágrimas” esta é uma frase do filme Parque dos Dinossauros (acho que o dois), mas encaixa perfeitamente no antes e durante um treinamento para uma maratona. E o mais engraçado (ou trágico) é que quando termina a maratona ou alguns meses depois nós esquecemos da dureza dos treinos e decidimos fazer outra maratona recomeçando o ciclo novamente.

Um treino para maratona a dificuldade não está apenas no treinamento em si, mas na ginástica que é necessário fazer para equilibrar sua vida. O tempo gasto nos treinos aumenta, o cansaço e a necessidade de dormir também e com isso o tempo livre simplesmente some e daí começa as cobranças da família e amigos e as vezes até no trabalho. É muito difícil para quem está a sua volta entender que você não está a fim de sair, que entre um cinema e sua cama, a sua cama vai ganhar. Algumas vezes é necessário partir para o sacrifício e ir naquele jantar ou almoço ou festa mesmo depois de ter corrido 30km e ainda ter que estar com sorriso e esbanjando simpatia, além de ter que justificar porque você não está bebendo, tudo bem que com a Lei Seca esta justificativa está mais fácil.

Outro dia eu li na Contra relógio que o número de maratonistas mulheres no Brasil é muito menor do que nos EUA, mas o que eu queria ver era um estudo da quantidade de crises do relacionamento que um treinamento para maratona acarreta ou a quantidade de maratonistas solteiros x casados. E não adianta dizer que quem corre também entende, na hora que o cansaço bate e a atenção diminui, começa a cobrança do outro lado.

Estou a apenas três semanas da maratona e juro que sexta-feira pensei em desistir de tudo, pensei em nunca mais correr na vida. No final, a razão sobrepôs a emoção e claro que o treinamento continuará e no dia 15 de abril lá estarei lá, no pórtico de largada da Maratona de Boston.

Para entender um pouco meu desespero, nas últimas 4 semanas, meu treino foi mais ou menos o seguinte, durante a semana treino intervalados com ritmo variando entre médio e forte, no sábado longão e no domingo longuinho no melhor estilo montanha russa.

02 e 03 de Março
Sábado - 20 km progressivo  
Domingo - 8 de 2 min ritmo médio forte, seguido por 8 km no sobe e desce do Horto

9 e 10 de Março
Sábado - 4 de 1 min ritmo forte, seguido por 24 a 27 km (dia da quebradeira geral por causa do calor)
Domingo – 16km no sobe e desce da Estrada Velha  

16 e 17 de Março  
Sábado – 2km aquecimento + 28 km
Domingo - Meia maratona de SP

22, 23 e 24 de Março
Sexta - 15 x 1min ritmo forte, seguido por 3 km a 80%
Sábado – 10 min aquecimento seguido por 30 km
Domingo - 4 de 2,5 km sendo 2 km médio 500m fraco

Isso sem falar que por causa do calor e de outras obrigações, estou sendo obrigada a acordar até no final de semana as 5:00 (as vezes antes) para começar a treinar as 6:00. O último dia que acordei tarde foi segunda-feira de carnaval e isso já faz mais de 30 dias. Mas com os dias ficando mais frios, hoje finalmente consegui acordar mais tarde (por volta das 8:30) e pude ir treinar no Espéria, reencontrando vários amigos. Foi tão gostoso que mesmo com treino duro por causa das pernas cansadas, meu humor voltou ao normal :-)

Quanto ao ritmo que vou para a Maratona eu realmente não tenho a menor idéia, a previsão é de muito frio (em torno de 8ºC) e o percurso é bastante técnico, então meu único objetivo é terminar bem levando o tempo que levar. Será uma caixinha de surpresa e isso torna a Maratona de Boston ainda mais especial.

3 comentários:

  1. Amiga, eu já devo ter lhe dito mais de meia dúzia de vezes que acho um pouco demais esta sua "obsessão" pela corrida. Mas, daí pensar em desistir, agora, depois de tanta espera, expectativa, dedicação... NEM PENSE NISTO!!!!! Vá lá e faça o seu melhor. E tenho certeza que o seu melhor, não vai ser pouca coisa. Vou estar na torcida por vc! Super beijo! Sandra B.

    ResponderExcluir
  2. Yeda realmente os treinos para as longas distancias sao desgastantes demais ainda mais quando se faz tiros, mas tenho certeza que vc vai dar conta do recado...Desejo boa sorte na Maratona de Boston.
    Agora ainda bem que vc ta treinando para uma maratona no frio pq se fosse no calor teria que treinar no calor para que o seu corpo adaptasse ao calor.

    Boa páscoa e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Yeda no tocante ao corredor ou corredora sobre corridas o ideal e que os dois corram pq senao o bicho pega...rsss

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir