segunda-feira, 14 de maio de 2012

Onde mora o coração e GRAAC

Tomei emprestado o título de um filme que eu adoro para falar destas duas ultimas semanas.  Quando comecei a treinar cada semana de treino era uma conquista, apreciava cada treino e mesmo terminando acabada, meu coração pulsava de alegria.

No ano passado eu perdi esta alegria e na preparação para a Maratona do Rio sofria em cada longão. Para Buenos Aires estava com o gosto amargo do Rio e não aproveitei tanto, mesmo terminando bem os treinos.

Quando 2012 começou, o stress do trabalho deixou tudo muito confuso e fiquei como zumbi, sem apreciar os bons momentos, incluindo os treinos. E agora que o tsunami da minha vida passou, finalmente estou redescobrindo a alegria nos pequenos momentos e cada treino voltou a ser uma grande diversão. Sem falar que treinar em dois períodos mexeu com a minha rotina e estou passando por uma fase gostosa de adaptação.

Com relação aos treinos na semana passada, o treino de terça era 4 de 10 min sendo 7 min fraco e 3 médio, o ritmo fraco ficou em torno de 6:40 e o medio em torno de 4:50. No final fechei o treino com um pouco mais de 8km.


Na quinta-feira o treino era 12 de 3 min sendo 1'00 fraco e 2'00 prog, como boa metódica que sou começava o fraco com ritmo de 6:30 e no progressivo subia para 6'00, daí ia para 5'30 depois de 30", 5'00 depois de 1 min e nos últimos 30" acelerava o máximo que dava, chegando a atingir 3:40/3:50. No final fechei o treino com um pouco mais de 8km também. Como fazia um tempinho que não acelerava assim, este treino me deixou dolorida até sábado.


No sábado mais um intervalado 15 de1 km a 80%, seguido por 9 km sendo 3 km a 85%, 3 km a 80% e 3 km a 85%. Como comecei treino tarde, o sol atrapalhou um pouco, so não foi pior porque um ventinho gelado ajudava a resfriar o corpo. As series de 1km variaram entre 5:30/5:10, sendo que a fc ultrapassou o limite, mas a media não. Na segunda parte, eu errei, achei que era 80%, 85%, 80% e na verdade era 85%, 80%, 85%. De qualquer forma, minha falta de paciência fez eu acelerar e os 9km acabaram saindo um progressivo comecei com 85%, passei para 90% e cheguei no final a 95%. A media da fc nesta parte ficou um pouco acima de 85%. No total rodei 25km.


No domingo antes do treino fui fazer uma caminhada no GRAAC. Conheci uma amiga no final de ano em Lambari e na época ela ficou animada pelo fato de eu correr e das minhas estórias de corredora. Se aqui já gosto de contar minhas aventuras, imagina com plateia...rs rs rs Bom, mas o fato é que não ficou só na animação, ela decidiu se aventurar neste mundo e GRAAC foi escolhida como a primeira prova. Desta vez ainda caminhando, mas já com planos de fazer a primeira prova de 5km correndo até o final do ano. Mais uma para o bando de loucos!!!!

Bem, mas voltando ao GRAAC eu prometi a ela que a acompanharia nesta primeira prova e foi muito legal, pois além dela, juntaram-se ao grupo sua prima e minha mãe. Foi a primeira vez que fiz uma prova caminhando, pude tirar várias fotos, interagir com as pessoas e realmente curtir cada detalhe. No final cruzamos a linha de chegada com um pouco mais de 35mim.
 
Daí, depois da diversão, voltei para casa para deixar minha mãe, tomei cafe da manhã e fui para o Esperia, pois 12km me esperavam. Quando comecei a perna estava doendo um pouco então deixei o ritmo entrar naturalmente, iniciei com 5:40, passei para 5:30 e no final tava correndo 5:25/5:15. A media final ficou 5:30 e a fc dentro do limite.

Quarteto fantástico


Olha como estava quente...rs rs rs
Momento fotografo perto da bateria de escola de samba
Ah, mas o post não acabou ainda....respirem um pouco e vamos para os treinos desta semana, que foi simplesmente sensacional. Nem nos meus melhores sonhos, cheguei a imaginar que fosse conseguir correr da maneira que corri, na velocidade que atingi e o principal, sem morrer no final. Ficou curioso? bom é so continuar lendo...

Na terça-feira nada de moleza, a planilha dizia 15 de 500m ritmo medio. Mesmo com frio corri com ritmo de 5:00 e fechei o treino com quase 10km considerando o aquecimento.

Na quinta-feira, a brincadeira ficou mais curta e mais pesada, o treino era 8 de 500m a 85%/90%. Com isso, o ritmo medio ficou em torno de 4:00 e fechei o treino com quase 5km. Foi a primeira vez que consegui numa serie de 500m atingir este ritmo e foi quase inacreditável, fiquei muito feliz em ter conseguido manter este ritmo até o final.

Na sexta-feira, menos de 12 horas depois do treino de tiro fui encarar 6km com ritmo de 80%. Corri leve, solta e sem forçar, deixando o ritmo entrar naturalmente. No final o ritmo medio acabou ficando em torno de 5:40.

No sábado tinha 30km pela frente e desta vez sem restrição de frequência, a ordem era apenas manter o ritmo constante. Devo confessar que comecei um tanto apreensiva, mas resolvi deixar o corpo encontrar seu proprio ritmo. Após o aquecimento comecei a rodar a 5:30 e aos poucos fui subindo a velocidade.
No km 10 uma surpresa, o Garmin começou a alertar bateria baixa, depois de me xingar por alguns km por ter esquecido de carregar a bateria, não tinha muito o que fazer a não ser seguir em frente considerando que uma hora o relógio ia morrer.

Como a mensagem de bateria fraca estava em cima do pace e da fc e eu não sabia que dava para remover (olha eu apanhando da tecnologia rs rs rs), corri até perto dos 17km sem qualquer marcação, baseado apenas na minha sensação de esforço. Foi então que tive uma ideia genial, olhar que horas o relógio marcava na hora que o cronômetro estivesse em 1h e 30min de treino, daí no final do treino bastava olhar que horas eram, fazer uma conta de subtração e uma de adição e "voila" o tempo total do treino estava marcado. É claro que ao tentar ver as horas descobri que dava para remover a mensagem, mas já tinha rodado uns 7km as cegas...rs rs rs

Feito o registro da hora segui em frente mais tranquila, o relogio podia morrer quando quisesse, mas este treino reservava mais uma surpresa, quando passei pelo 21,1km o cronômetro marcava 1h51m. Na hora eu olhei e pensei, como é? Eu olhei certo? Corri 21,1 neste tempo, com a fc relativamente baixa (pelo menos para mim) e sem estar sequer me sentindo cansada?

Bom, ainda sem acreditar segui em frente mantendo o ritmo e o relógio acabou morrendo definitivamente com quase 26,5km. Agradeci por ele ter durado até este momento e continuei para fechar os últimos 3km. Quando finalizei os 30km, olhei o relógio, fiz as contas e vi que eu consegui fazer este treino em 2h37 (com 1min para mais). Isso em outras palavras dá um pace de 5:16 e o pace que eu preciso para o índice de Boston é de 5:20. Nem nos meus melhores sonhos imaginei que pudesse terminar um treino de 30km neste ritmo.

No domingo nada de folga, o treino era 6 de 4 min a 75% para soltar as pernas, seguido por 5 km a 90%. Fiz a primeira parte tranquila com ritmo de 6:30 e na segunda parte sentei a bota, fechando os 5km em 24'11.

Depois disso tudo ainda tive perna para trocar minha série de musculação e ir para casa da minha mãe para comemorar os Dias da Mães..... Ufa sobrevivi a mais uma semana e o treino pesado está apenas começando... Como dizem o difícil não é chegar no final de uma maratona, o difícil é chegar na largada....

No próximo domingo mais uma prova está chegando, dia 20/05 será a vez de invadir a praia para correr a prova da Tribuna em Santos.

9 comentários:

  1. Adoro seus textos!!!! Você tem o dom da palavra e entusiasma qualquer um! Outro detalhe que eu não poderia deixar de comentar....adorei fazer parte do seu post dessa semana...rs... no mais, foco na especialíssima medalha de "Rosario" ... uhuuuuuu \o/\o/ bjs "Najara"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Najara, você é um amor e adorei poder participar da sua primeira prova. PAra o segundo semestre vamos marcar mais uma. Bjos
      Yeda

      Excluir
  2. êta, menina superpoderosa! :)
    sempre me lembro de você quando estou vigiando meu relógio durante os treinos de velocidade;)
    e outro dia, morrendo de preguiça de sair pra correr na chuva, me lembrei que se a Yeda corre na chuva e não se desintegra, eu também posso! kkkkkkkkkk

    isso, aí!
    torço pra que você conquiste esse índice de Boston!

    a tempestade passou! hora de curtir!

    parabéns, Yeda!
    e sucesso na prova da Tribuna!
    aqui no Rio, teremos a meia da Ponte!
    mal posso esperar pra correr lá, curtindo o visual lindão do Rio!

    super beijo!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis, Boa sorte na corrida da ponte, eu fiz esta prova no ano passado e amei. Eu ia fazer novamente este ano, mas caiu junto com a Tribuna, outra prova que estava na minha lista. Reze apenas para não estar tão quente quanto o ano passado para você poder aproveitar mais e sofrer menos...rs rs rs
      Ah e hoje corri na garoa gelada, então não tem desculpa para "pular treino" rs rs rs

      Bjos

      Yeda

      Excluir
    2. Yeda,
      quero fazer um sub2h na meia da ponte!!!

      alguma sugestão??? de estratégia? :)
      e não adianta mandar treinar primeiro que a prova já é amanhã:)

      Excluir
    3. Elis, me descuuuuuuulpe...so vi seu comentário agora!!!!! E aí? saiu sub2h?

      Bjos

      Yeda

      Excluir
    4. saiu o sub2h:)
      sem estratégia mesmo:)
      só na base da vontade! kkkkkkk

      mas ainda quero saber qual é a sua estratégia;)

      beijão!!!

      Excluir
  3. #aisim Yeda
    Esses super treinos viraram um mega Recorde mundial na Tribuna!
    Vim procurar a Tribuna e vi que estava atrasado desde então. #ainão pra mim.
    O seu Foco está perfeito e quem treina nessa friaca e faz "caminhada" com 15º tem tudo para arrasar na Argentina! Estou na torcida!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  4. Ae Yeda! Quanta determinação!
    Que bom saber que aquele tal "tsunami" da sua vida já passou.
    Dá pra perceber pela forma como você escreve que a fase difícil foi superada e que os treinos "voltaram a ser uma grande diversão" pra você. Acompanho seu blog há muito tempo e fico realmente feliz em ver que você está bem (e está correndo pra caramba!!!).
    Continue firme ai rumo à maratona de Rosário!

    ResponderExcluir