domingo, 22 de abril de 2012

Do sol a chuva

Sabe aquela conversa de tias no ônibus dizendo que o fim do mundo está chegando? "O clima está maluco, um dia está quente e no outro frio", "Antigamente Abril já era Outono e não esquentava tanto quanto agora e tudo isso é culpa da tal camada de Ozônio". Pois é, esta semana elas tiveram bastante razão para este tipo de conversa e provavelmente também foram visitar um pronto-socorro, pois com esta mudança de tempo não há saúde que aguente, não é? Depois do calorão do começo da semana, de quinta para cá o tempo virou e a chuva foi a companheira mais que assídua.

Ainda sobre condição do tempo, eu recentemente respondi um questionário sobre corrida e uma das perguntas era, "você corre em qualquer condição climática?", eu quase respondi de que não, pois ainda não corri com chuva de granizo e nem com neve......

Na terça-feira ainda com as pernas cansadas da meia maratona foi encarar 12 de 3 min a 80%. Rodei tranquilo com ritmo medio de 5:30 e conclui o treino com quase 7 km.

Novamente esta semana, o treino de quarta e sexta foram trocados por um único treino na quinta-feira e por esta razão fui para o Esperia na quarta-feira apenas para fazer treino de musculação. Como estava um friozinho gostoso em vez de ir as 6:00 da manhã, fiquei dormindo e acabei indo treinar as 10 da matina. Devo confessar que me senti estranha como o cachorro que caiu do caminhão de mudança, pois mesmo estando quase 20 dias em férias não remuneradas, continuei acordando as 5 da manhã e chegando no clube as 6 para evitar o trânsito.... (Sou louca né?)

Na quinta-feira, não teve desculpas e as 6 da manhã lá estava eu na pista para mais um treino que era 10 de 3 min só que com ritmo medio. Assim, acelerei e o ritmo medio ficou em torno de 4:50/5:00. No final concluí o treino com 7km.

No sábado, fui para a base e como estava chovendo, ela estava deserta e devia ter no máximo uns 10 atletas dividos entre bike e corrida. O treino não era muito simples, era 3 de 8,5km e a fc podia chegar até 85%, sendo que o mais importante era manter o ritmo constante.

Quando comecei um susto, dei um mal jeito no ombro esquerdo e uma dor forte foi do pescoço até o ombro, me obrigando a correr devagar por uns 2 km e a parar com menos de 3km para alongar e relaxar a musculatura. Depois de alguns minutos parada, retomei o treino tentando deixar o ombro o mais relaxado possível, enquanto tentava recuperar o tempo perdido. Mesmo com este contra tempo fechei a primeira série com 47:03 min (ritmo 5:31).

Na segunda série, com a chuva indo e vindo, corri solta com a fc dentro do previsto e fechei com alguns segundos antes 46:45 (ritmo 5:30. Na terceira serie mantive o mesmo ritmo, mesmo com a fc ultrapassado os 85% nos ultimos 2km e fechei com 46:56. No final considerando o aquecimento rodei quase 27,3km e terminei bem, inteira, podendo ainda seguir por mais alguns km.

Esse resultado foi muito bom, mas acredito que tenha corrido um pouco mais rápido, embora estivesse marcando a distância com o Garmin. O que eu percebi é que com o tempo chuvoso e fechado, o Garmin costuma marcar menos e pela sensação de esforço acredito que tenha realmente corrido mais rápido.

Hoje, domingo, mais um treino intervalado, desta vez era 8 de 1 km sendo 500 a 80% e 500 a 90%. Dizem que o treino no dia seguinte a um longão é semelhante aos km finais de uma maratona, se isso for verdade, devo dizer que estou bem, pois no começo do treino a perna até estava um pouco dolorida, mas consegui acelerar e fechei praticamente todas as series abaixo de 5:00. No final com o aquecimento rodei quase 10km.

A cada semana que passa fico mais feliz com os resultados dos treinos, estou me sentido mais forte, física e mentalmente e de certa forma mais consistente. A insegurança e ansiedade do ano passado desapareceram e estou mais madura. É provável que tudo isso seja reflexo das mudanças do lado profissional, mas estou gostando desta fase e tudo deverá refletir num bom resultado na Maratona de Rosário.

4 comentários:

  1. Pô Yeda,
    acordar cedo pra correr é muito gostoso, mas... 5 da madrugada??!! Dá pra ver o quanto você gosta do esporte!
    Parabéns por tamanha dedicação! Continue firme ai. E muito sucesso no trabalho novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é dedicação, é falta de tempo mesmo. Se não começar cedo, não consigo fazer tudo o que eu preciso antes de ir trabalhar e a noite não dá tempo para treinar... Eu precisa de um dia de 30 horas e um final de semana de 3 dias..rs rs rs

      Excluir
  2. hoje fui fazer um treino de ritmo, o primeiro dessa minha vidinha de corredora, e lembrei na hora de você, me perguntando como é que você dá conta de marcar cerrado no tal do ritmo:)
    poderosa!
    e disposta!

    parabéns!!!
    essa evolução toda que você está experimentando é fruto de sua dedicação, de sua disciplina!

    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis para mim é natural correr em ritmo constante mesmo sem relógio para marcar... Mas ter planilha para treinar me incentiva a ser mais "certinha"...rs rs rs

      Excluir