domingo, 8 de janeiro de 2012

Resolução de Ano novo - Terceiro ano

Meu blog estará fazendo dois anos amanhã, dia 09/01, e desde que comecei quanta diferença... O blog deixou de ser apenas um registro dos meus treinos para se tornar um registro de idéias, o que eu ando pensando ou sentindo durante os treinos. O livro "DO QUE EU FALO QUANDO FALO DE CORRIDA" mudou completamente minha relação com o blog e claro que estou gastando mais tempo para escrever cada post, mas por outro lado, é um prazer e quase uma terapia. Cada texto que escrevo me força a pensar no que estou sentido e isso me ajuda a entender melhor o que estou passando e tomar decisões mais acertadas.

É muito gratificante também receber comentários de pessoas que utilizam esses meus simples posts como inspiração para seus treinos, esse não era o objetivo principal do blog, mas se está ajudando outras pessoas, mais um motivo para continuar escrevendo.

O blog foi criado em 2010 embalado pelo filme "Diario de Bridget Jones" onde estabeleci algumas metas, em 2011 continuei, mas agora em 2012 estou na dúvida se continuo ou não.

Em 2011 tinha apenas uma meta, completar maratona do Rio sub 3:45 para conseguir o índice de Boston e isso se tornou quase um obsessão, treinei duro, quebrei em quase todos os treinos e a maratona foi um desastre, tanto que incluí a Maratona de Buenos Aires para poder corrigir tudo que havia feito de errado no Rio. Para ajudar, treinar para 2 maratonas no ano não foi fácil, consumiu minha vida social e terminei o ano com um quadro de overtraining.

Pensando nos anos desde que comecei a correr, vejo que rodamos em ciclos, 2008 foi excelente, repleto de conquistas, 2009 foi complicado, mas me ajudou a realizar 2010 e 2011 voltei a ter um ano complicado. Como dizem, é na dor que evoluímos mais e posso dizer que aprendi muito neste ano, mais do que nos outros.

Daí voltamos a questão de meta, continuo com a mesma, obter o índice de Boston, mas não sei se será obtido este ano. Continuarei a buscá-lo mas sem obsessão, como tudo na natureza a evolução é lenta e gradativa.

Um lado bom deste ano foi mudar para o Espéria, além de ter uma pista de atletismo maravilhosa que me ajudou muito a conseguir ter qualidade nos treinos, a preparação física foi uma capítulo a parte, deixei de ter simplesmente um professor de musculação para ter um preparador físico. Todo o treinamento montado foi direcionado a corrida e isto contribuiu para eu conseguir terminar as duas maratonas bem fisicamente.


Resumindo fechei 2011 com o seguinte balanço:
  • Maratonas concluídas: 02 (Rio e Buenos Aires)
  • Meia Maratona: 02 (incluindo a Corrida da Ponte, embora não seja bem uma meia)
  • Prova 5, 7 e 10km: 4  
  • Provas de revezamento: 02
  • Quebra: 03 (Corrida Ponte, Maratona do Rio, T&F10km) 
  • Treinos/Provas realizadas: 181
  • Treinos "matados": 5 (sendo a maioria no final do ano, depois de Buenos Aires)
  • Km percorridos: 1888
  • Novos Amigo(a)s: vários, não dá para contar
  • Jantares/almoços/cafés de encontro com amigo(a)s pre e pos-corrida: vários, não dá para contar
  • Pares de Tênis comprados: 03


Iniciando 2012 - Volta aos treinos
Esta semana retomei os treinos e pela amostra da primeira semana já posso sentir que será o ano.
Na terça comecei com  4 de 8min sendo 4min fraco e 4min medio, fechando o treino com quase 6,5km. Na quarta eram 6 de 4min a 80%, seguidos por 12 min progressivo até 85%, fechei o treino com 7,4km. Já na sexta eram 4 de12min sendo 4min fraco 6min medio e 2 forte, fechei o treino com 9km.
 
No sábado um treino "missão impossível" eram 10 de 2'30 medio/forte, seguidos por 9 km a 75%. Só em sonho ou em outra encarnação, conseguiria correr a 75% depois de ter feito 10 tiros, num dia quente e retornando de férias. Corri os 9km leve, mas a fc estava nas alturas e fechei todo o treino com 15km.

4 comentários:

  1. Olá Yeda !!! Treinar muito empilhada é muito desconfortável, reveja os treinos de intensidade, pois eles são estressantes e nos levam ao overtraining, e quebrar em treino é um sinal de alerta. Mas isto faz parte da nossa evolução como atleta. Conheço um pessoal do espéria, e as vezes corremos juntos no Pq da Cantareira, desde já esta convidada, é um excelente treino. Continue com seus posts, a experiência deve ser compartilhada. Abraços, Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  2. Yeda primeiramente meus parabéns pelos 2 anos de seu blog e segundo lhe digo que vc nem ouse em parar de escrever aqui...rsss...
    Que Deus te capacite com muita saúde para vc continuar correndo por muitos Kms e escrevendo aqui suas experiências quanto as suas metas não alcançadas não pense mais nisso, erga a cabeça e siga em frente que com certeza vc conseguirá.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Cê ficou maluca, menina??? PelAmorDeDeus, num pára com o blog de jeito nenhum!!! Aliás, você tá me plagiando, sua danada! (eu tive a ideia de parar com o meu primeiro!!! :) Felizmente, e graças também a você, já abandonei este pensamento e voltei a escrever meus textos toscos)
    Agora falando sério: tenho por seu blog, e - por extensão - também para com a autora, um sentimento de profunda gratidão. Acho que já lhe disse que entrei aqui por mero acaso, por conta de seu post sobre a maratona de Buenos Aires. Desde então, venho aqui toda semana. Encontro em seus textos inspiração e motivação para continuar correndo. E escrevendo também. Por tudo isto, desejo de todo coração que você tenha êxito total naquilo que se propõe a fazer. E que o PapaleguasRun possa comemorar muitos, mas muitos aniversários ainda!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Ieda, nos conhecemos, porém nunca nos falamos. Treino no Esperia e dizemos bom dia com aceno de mão. Apesar dessa "distância", tenha certeza que sua perseverança e disciplina nos treinos é fator de motivação para mim. Parabéns pela sua dedicação. Certamente qualquer dia desses vamos nos falar. Abs. Wagner

    ResponderExcluir