domingo, 15 de janeiro de 2012

Voltando aos treinos

Segunda semana de treino concluída e aos poucos vou voltando ao ritmo, não perdi muita velocidade e as pernas vão soltando treino após treino, mas algumas coisas realmente não mudam, a frequência voltou a subir muito e demora para retornar. Contudo, mesmo tendo estes "incovenientes" recomendam a todos um período de descanso, faz bem para o corpo e principalmente para a mente. É o período que temos para respirar, para pensar diferente, para relaxar e fazer coisas que durante o período de treinamento normalmente não fazemos.

Durante esta semana teve dois textos da edição da CR de Dezembro (é verdade, estou um pouco atrasada com as minhas leituras) que me chamaram atenção, treino de musculação para descida e correr em qualquer tempo.

Sobre a musculação refleti sobre como treino hoje; a falta de tempo e paciência faz com que eu execute os movimentos muito rápido e esta rapidez pode não estar deixando eu usufruir de todo o resultado que a musculação traria. Para este ano, tentarei trabalhar mais lentamente e ver se consigo potencializar os efeitos da musculação. Sei que meus professores gritarão "Aleluia" com esta resolução, mas sinceramente não sei se conseguirei....

Quanto a correr em qualquer condição de tempo, fiquei pensando sobre as diversas condições de tempo e como reajo em cada situação e resolvi eleger a pior condição, correr no calor, na alta umidade, na baixa umidade, no frio, ventando, etc.  A grande vencedora foi correr na neblina, pois o frio é suportável, mas a neblina faz você congelar e não existe vestimenta que dê jeito. De qualquer forma, temos que estar preparados para enfrentar qualquer condição de tempo e os treinos servem para isso. Quem foge destas condições adversas em treinos, podem sofrer durante uma prova pois não saberão como se comportar.

Bem, mas voltando aos treinos nesta semana, os fortes continuaram na planilha e sofri um pouco para completá-los. Na terça, o treino era 10 de 2min sendo 1'30 a 80% 30'' prog, seguidos por 15 min a 80%. Fiz as séries começando com pace de 5:15 e fui aumentando no progressivo chegando abaixo de 4:30. Na segunda parte do treino o pace médio foi 5:58 por causa da fc. Fechei o treino com quase 8km.

Na quarta-feira embaixo de uma chuva modorrenta, o treino era pesado, 8 de 6 min sendo 1 fraco e 1 metade médio, metade forte. Fechei o treino cansada com 9km.

Na sexta-feira 13, corri na companhia dos gatos pretos e o treino era 20min sendo 4'00 de trote e 1'00 forte, seguidos por 10 de 2 min ritmo medio. Fiz as series com ritmo 5:10 e completei o treino com quase 7km.

No sábado fui para o Ibira encontrar com o Colucci e pegar minha camiseta "SS na paulista". Depois de colocar conversa em dia comecei meu treino, que era 60 min de progressivo seguido por 10 de 250m a 80%, mas como o percurso não era plano e a fc variava muito acabei fazendo  os 60min leve. Durante o percurso começou uma ventania e quando passava ao lado do lago achei que seria empurrada para lá. Vi que tinha esquecido de colocar minha pulseira de identificação e só faltava cair no lago, seria mais um corpo sem identificação achado lá...rs rs rs Ainda durante o percurso achava que um galho iria cair na minha cabeça e ainda por cima tinha que desviar dos skatistas, mas mesmo assim foi legal correr por lá novamente, me trouxe boas lembranças de quando treinava lá para minha primeira meia maratona. Bons tempos.

Mas voltando ao treino, finalizei os 60min com um pouco mais de 10km e parti para os 10 de 250, fechando o treino com quase 13km.

E assim fechei mais uma semana de treino, aos poucos voltando a velha forma.

2 comentários:

  1. OLá !!! Você tocou num assunto interessante, executar os exercícios de musculação com calma, pois na correria do dia-a-dia executamos os movimentos sem a concentração devida, e musculação é importante para nosso corpo suportar a carga de treino. Abração ...

    ResponderExcluir
  2. oi, Yeda!
    já tava com saudade de ler seus textos!!! tô de férias, e só hoje consegui uma brechinha de tempo num computador com acesso a internet! kkkk
    delícia!
    tô tirando o atraso, e aproveitando pra saber notícias dos amigos blogueiros!


    retomar os treinos dói! rsssss
    e eu, que saí do tempo bom de São Paulo pro calorão do Rio e de Fortaleza? tô suando muito pra correr cada mísero quilômetro rssssss

    pensei que o pior clima pra você fosse a solaca úmida...

    bora correr, que 2012 tá só começando;)
    muita coisa boa ainda pela frente!

    parabéns pela determinação de sempre!
    beijão!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir