domingo, 22 de janeiro de 2012

Reajustando a máquina....

Estou na terceira semana após retorno dos treinos e algumas coisas estão realmente diferentes este ano. Os "treininhos" de 75% que tanto me perturbavam, praticamente não existe mais e a maioria dos treinos estão baseados na sensação (forte, médio e forte) ao invés da frequência (75%, 80%, 85%,...). Além disso, ganhei mais um dia de treino, ao invés de 4 serão 5 treinos semanais.

Isso tudo me fez refletir o quanto evoluí nestes 4 anos, a cada recomeço a bagagem do ano anterior me leva a um estágio inicial mais alto e os treinos é claro se tornam mais difíceis. Acho que os treinadores de um modo geral fazem algum curso de aperfeiçoamento na área de torturas, pois toda vez que acho que não tem mais nada de novo, eles inventam algo para f@#$%* com a nossa vida e o pior é que gostamos e pagamos por isso. Vai entender....

Quanto ao treinos, na terça eram 4 de 12 min sendo 1º fraco, 2º fraco/medio, 3º medio  e 4º forte. O treino evoluiu bem até o forte quando não consegui fazer os 12 min e acabei parando nos 10min exausta e com um pouco mais de 8km no total. Pós-treino fiquei pensando no porquê não ter conseguido completar a serie forte e cheguei a conclusão que estava correndo errado, fazendo mais força do que deveria ao invés de usar a força para manter a técnica. Resolvi então passar a trabalhar isso nos próximo tiros.

Na quarta-feira o treino era 6 de 1 km sendo 1 75% 1 85% e 1 90%. Durante o treino acertei a passada, com isso consegui correr mais fácil em velocidade e com um plus a mais, fc não subiu tanto.

Na sexta-feira o treino era mais longo, 14 de 4min sendo 1 fraco e 1 medio. Fechei o treino com quase 10km, mas por ter ultrapassado e muito uma hora de treino não pude fazer musculação.

No sábado foi uma festa, fui para a pista do Esperia treinar e o treino era 6 de 1 km sendo 500 75% e 500 85%, seguidos por 8 de 500m com ritmo entre 2'25 e 2'35. Treinar de sábado de manhã é sempre muito legal, pois existem várias pessoas correndo, andando, alguns jogando tênis na quadra central e eles sempre brincam comigo. Perguntam se meu relógio está quebrado, por que eu paro nos intervalos e fico olhando para ele, ou então gritam que estou atrasada ou então perguntam se eu não vou parar mais de correr. Neste sábado, havia um senhor andando e durante os tiros ele me perguntava se eu já havia batido o record, que ele estava sem relógio, mas estava controlando meu treino.rs rs rs

E com esta alegria fiz meus treinos, na primeira parte a fc subiu muito e a velocidade ficou estrangulada por causa da fc, mas mesmo assim fiz os 500m a 85% com pace de 5:00. Só que o bicho pegou na segunda parte do treino, completar 500m entre 2'25 e 2'35 que dá um pace entre 4:50 e 5:10. Fiz os oitos tiros abaixo de 2'30 e mesmo utilizando a técnica, minha perna acabou e os dois últimos tiros foram no sacrifício. Fechei o treino com um pouco mais de 11km.

Eu ainda precisava fazer musculação, mas devido a meu estado preferi matar o treino e ir para casa dormir....rs rs rs

Hoje, domingo, fiz sacrifício para acordar cedo e fui para a base treinar. Estava morta de cansaço e com muito sono, mas mesmo assim treinar era preciso. A planilha dizia 4 de 3,5 km sendo 2,5 km 80% e 1 km 90%, o intervalo não era fixo tinha que ficar até a fc chegar a 120. O treino começou e vi que não seria fácil, primeiro passei mal por causa de hipoglicemia, mas um gel no primeiro intervalo resolveu o problema, daí as pernas resolveram reclamar, elas estavam tão cansadas, muito provavelmente pelo treino do dia anterior que parecia os km finais da maratona e tudo isso fez com que a fc fosse parar nas alturas. Conclusão, corri devagar (quase me arrastando) e tive que ficar mais de 5 minutos em cada intervalo esperando a fc retornar para 120. Fechei o treino com 15km querendo minha cama com urgência.

Na semana que vem, meu primeiro desafio, Volta ao Cristo em Poços de Caldas, serão 16km com direito a 3km de subida e 3km de descida.

7 comentários:

  1. Engraçado esses treinos intervalados com pausa. Eu estranhei no começo e hoje eu gosto mais de fazer esses do que correr sem parar... Eu corro num parque aqui em Brasília e cada vez mais as pessoas ficam me enchendo e olha que nem conheço essas pessoas! Antes eu achava que era paranóia minha porque eu via uma pessoas caminhando e falando de mim (porque eu corria ultrapassando e depois parava). Mas semana passada o povo se superou! Eu estava parada no descanso quando um homem que estava correndo começou a gritar me incentivando correr! Eu tive que gritar que era o treino. No mesmo treino, no final, outro cara parou de correr também para me falar que não posso parar... É muito engraçado!

    Letícia Bonfim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não conhece treino intervalado, não entende nada. Eu já estou até acostumada, com as pessoas que querem que eu continue a correr...rs rs rs

      Excluir
  2. #aisim! Feliz ano novo de treinos e nos vemos em Poços. Eu subirei andando e fotografando.... hehehe
    Beijos e até amanhã
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  3. quanta disciplina, Yeda!
    você me inspira! sempre que termino de ler os relatos da sua semana de treino, tenho vontade de sair pra correr, e dar o sangue na pista!

    muito legal mesmo esse clima gostoso que fica na pista, com as pessoas brincando, incentivando!

    como será que foi a corrida lá em Poços de Caldas?
    espero que você tenha gostado!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra variar estou atrasada no post, mas está lá.... Espero no ano que vem ter você correndo este prova também

      Excluir
  4. Cadê você, Yeda?!?!?!
    Quando puder, nos escreva um novo post, contando como foi a aventura em Poços de Caldas. Estou ansioso para saber!
    Boa semana para você.

    ResponderExcluir