quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Eu estava de férias....ou melhor ainda estou - 98 Beach running

A Meia do Circuito Athenas foi o último compromisso de 2011, depois disso o planejado era entrar numa fase de manutenção/ferias até a SSCover 2011, quando inicia a fase de "off" total dos treinos. Até recebi, para este período, indulto do meu treinador para "matar" treino se quisesse... Mas pensando melhor, será que posso guardar este indulto para utilizar em 2012???? Bom, acho melhor não abusar da generosidade do meu treinador.... Mas voltando, o que eu adoro nesta fase é que sai a atleta e entra a amante de corrida e o único objetivo torna-se a diversão.

Até que comecei a semana bem, na terça-feira apenas 30 min de trote para soltar as pernas. Como ainda estava um pouco dolorida por causa da prova de domingo, pulei (ou matei) a musculação.

Na quarta-feira, até pensei em matar o treino, tinha dormido tarde na terça e estava com muito sono, mas não tem jeito, não consigo ficar sem treinar, então levantei e fui correr. O treino eram 10 min de trote seguidos por 12 de 3 min ate 80%, fiz ao todo 8km com ritmo variando perto do 5:15. Depois disso, voltei para a musculação, afinal não posso descuidar do preparo físico que tanto me ajudou este ano.

Na sexta-feira, um quase fartlek, eram 30min, sendo 6min fraco seguido por 4min médio. Eu simplesmente amei este treino, é muito bom fazer um treino contínuo variando intensidade. Fechei o treino com quase 6,5km.

No sábado a planilha dizia 8km do jeito que eu quisesse.... Confesso que até sexta-feira não tinha pensado muito a respeito, imaginei fazer um progressivo e ir acelerando até o quanto meu corpo estivesse afim. Só que na sexta-feira a noite, enquanto eu preparava minhas coisas para o dia seguinte, recebi uma mensagem do Jr. "Amanhã tem 10k, uma prova noturna. Vem para ca esse fds". Na hora lembrei que eu tinha lido no Blog Passadas do Mario Macia sobre uma corrida noturna em Santos no dia 26, só que eu achei que fosse 26 de Dezembro... Não tinha caído a ficha que 26 de Novembro era um sábado....

Depois eu recebi outra mensagem "Tem um chip para vc correr amanhã. Vem". Daí já é demais, corrida a noite, na praia, com amigos e ainda com chip? Quem resiste? Na hora lembrei da Elis que fazendo um treino com a amiga se depararam com uma corrida e como boas viciadas na corrida, não resistiram e acabaram correndo...

Bem liguei para os meus pais, perguntei se eles queriam ir para Santos no Sábado, eles toparam na hora e com isso meu treino de Sábado mudou de 8km para uma corrida noturna de 10km. Para não dizer que não faço nenhuma corrida sem previa aprovação do meu treinador, mandei um e-mail para ele perguntando se podia trocar o treino pela corrida, mas meio já informando que tudo estava decidido....

Com esta pequena mudança de planos, ajustei a programação de sábado e aproveitei a ida a manicure para deixar as unhas combinando com a camiseta que iria correr... Chic né?

Momento feminino, unhas combinando com a camiseta. Já está virando marca registrada.
No sábado a noite marquei com o Jr de nos encontrarmos na largada que seria no Emissário. Chegando lá, encontrei dois amigos do Jr e logo em seguida o ele chegou com a Claudia e as filhas.

Momento preparação

Uma visão diferente
Claudia, Jr, filhas e meus pais, alegria multiplicada

Meu pai era o fotografo.... Não precisa falar nada, né? 
Confesso que não prestei muita atenção na arena montada, mas apenas de estar na praia, pé na areia, com amigos e familiares, minha festa estava completa.

O momento antes da largada foi um pouco tumultuado, pois não sabíamos exatamente da onde iríamos sair e em qual sentido seria a corrida, mas logo depois ficou tudo acertado.

Quando foi dada a largada o Jr disparou na frente e eu decidi acompanhar a Claudia, assim não me arriscaria em exagerar e ao mesmo tempo correria com alguém, algo que dificilmente consigo fazer nas provas.

O percurso era interamente na areia, ia num sentido e voltava no outro. Apenas nas pontes dos canais havia cones para separar o fluxo de ida e da volta. A princípio fiquei apreensiva, pois apesar da iluminação da praia, estava escuro e havia possibilidade de haver buracos na areia, mas aos poucos relaxei e o visual de ver todas aquelas pessoas correndo na areia ao lado do mar foi sensacional. Como a maré estava baixa, os canais estavam secos e não foi preciso passar por todas as pontes, era só seguir reto.

Outra coisa que achei engraçada foi a rapidez com que passávamos os canais. Sempre que vou para Santos ando na praia e o canal demora para chegar, só que correndo, eles chegam muito rápido e fica até chato, pois depois de algum tempo já havíamos passado o canal 6 ou 7 (perdi a conta) e estávamos fazendo o retorno para voltar.

O retorno foi legal fizeram um círculo com algumas faixas penduradas, com música e iluminação, por onde os atletas contornavam. Acho que deveriam ter montado esta infra-estrutura em alguns pontos do percurso, seria sensacional.

No caminho de volta, estávamos literalmente seguindo a luz, pois a arena montada estava bem iluminada e era possível enxergar de longe. Durante o percurso eu brincava que neste caso podíamos seguir em direção da luz que não haveria problemas....rs rs rs

Quase chegando o Marildo nos encontrou e acabamos cruzando a linha de chegada juntos com 53 min. Já o Mario Macia terminou um pouco mais a nossa frente e o Jr terminou bemmmmm mais a nossa na frente.
Papai fotógrafo, registrando a chegada. Eu, Marildo e Claudia

Os amigos.... Mario, eu, Marquinhos, Claudia e Jr. Só faltou o Marildo

Uma das moças que estavam entregando a medalha, simpatia em pessoa.
Parada obrigatória, pose para papai.
Mas a noite ainda não havia terminado, depois da corrida passada rápida em casa para tomar banho e hora de comer pizza, afinal de contas corremos tanto para quê?

O lugar escolhido foi a Pizzaria Graminha (existe uma filial em SP, na Vila Madalena) onde a pizza é retangular (por metro) e não redonda como a tradicional.
Como bons paulistas estávamos aguardando na fila de espera.
Foi uma maneira deliciosa de encerrar a noite, Jr e Claudia são extremamente simpáticos e junto com meus pais nos divertimos muito. São nestes momentos que sempre lembro do slogan do Pão de Açúcar, "o que faz você feliz" e agradeço as corridas por proporcionar encontros como este. Isto não tem preço.

8 comentários:

  1. Não é o face, mas curti a narrativa!
    Abs
    André

    ResponderExcluir
  2. Sensacional....Lembro bem de slogan do Pão de Açúcar quando ano passado fizemos a Maratona de Revezamento juntos, e graças a vc fiz essa prova de última hora, sem pagar nada, e com a inscrição mudada para o meu nome, tudo isso foi vc que me proporcionou. Ai depois foi o Revezamento Ayrton Senna e tantas outras q já fizemos e faremos nessa nossa vida de corredores.

    Eu usaria um outro slogan, " TEM COISAS Q NEM A MASTERCARD FAZ POR VC, SÓ A CORRIDA MESMO"...

    Sigamos em Frente....

    Bj.

    Ah, o fotógrafo foi bom nessa foto sua com seus pais, sentado na frente do Graminha.

    ResponderExcluir
  3. ah, obs. rsrsr. Se vc olhar bem na 2ª foto ( momento preparação) Marildo aparece ao fundo...

    bj

    ResponderExcluir
  4. Yeda, que lega corrida na praia!!!!! Pena que moro longe viu! Letícia

    ResponderExcluir
  5. Oi Yeda, estas corridas de última hora são mesmo muito legais. A gente nem sente a ansiedade. Achei muito legal as unhas azuis. Vai ditar moda isso.

    Um abraço e bons treinos!!

    Helena C Vidal
    Correndo de bem com a vida
    helenacvidal.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir
  6. que delícia de fim de semana, Yeda!!!

    uma corridinha assim, do nada, de presente, na praia, com amigos, é tudo de bom, né;)

    sabe que uma vez por semana eu adotei o "meu dia de Yeda" rsrsrsrs dou uma olhadinha num treino seu, adapto à minha realidade de tartaruguinha, e faço um treininho dois dedinhos mais ligeiro rsrsrsrs
    mas como esses seus treinos cansam, viu! kkkkkkk
    eu gostei... desde que comecei a fazer, sinto que as minhas pernas estão destravando kkkk

    gostei também das unhas combinando com a camisa!
    não sabia que você fazia isso! muito legal!

    nunca corri na praia à noite... tenho que experimentar isso também;)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, Yeda! quase me senti correndo naquela areia (por falar nisso, não entra areia no tênis???).
    Parabéns por mais esta medalha!
    Participar de uma prova na praia deve ser mesmo tudo de bom! Com o apoio dos pais então, nem se fala!
    Continue correndo, menina. E continue compartilhando conosco suas experiências neste esporte aqui pelo blog.
    Aliás, na noite passada comecei a ler alguns de seus posts mais antigos (é que só descobri seu blog depois do texto sobre sua participação na Maratona de Buenos Aires). O tempo foi passando, passando... Quando dei por mim, percebi que havia "viajado" por quase duas horas na leitura!
    Parabéns pelo blog. Ele É ótimo!

    ResponderExcluir
  8. #aisim!!
    Achei o esmalte azul!
    Desde a meia da PG de 2007(acho) que tô me devendo correr uma prova no litoral de SP.
    Quem d/sabe TRIBUNA 2012 ou Meia PG 2012?
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir