domingo, 6 de novembro de 2011

Eu e os 10km T&F

Quando comecei a correr, 10km era "A distância" e cada corrida o objetivo era sempre o mesmo, correr cada vez mais rápido. Nesta época, o mundo dos pangarés se dividia em dois, correr acima ou abaixo de 50min. Ser Sub 50 significava deixar de ser pangaré básico para se tornar pangaré avançado, só que para mim ser sub-50 era algo que não imaginava que fosse possível de ser obtido. Lembro que eu ficava no Espaço Mulher conversando com outras atletas e admirando a capacidade delas de correr 10km em menos de 50min.

Só que o mundo girou, meus objetivos mudaram, as distâncias quadruplicaram e eu percebi que eu conseguia obter resultados melhores em corridas de longa distância do que em distâncias menores. Na verdade acho que no fundo pulei uma fase, não aumentei a intensidade antes de aumentar as distâncias, tanto que por um bom tempo meu ritmo de 10km, era muito semelhante com o de 21km e muito semelhante com 42km.

Esta semana os 10km voltaram a cruzar meu caminho, pela primeira vez percebi que era possível quebrar a barreira dos 50min e resolvi encarar o desafio para valer.

Durante a semana tive alguns treinos de velocidade, percebi que estava correndo mais solta que no sábado e que as chances de quebrar a barreira tornavam-se cada vez mais claras. Montei 3 estratégias, Plano A correr com ritmo entre 4:45 e 4:50, Plano B correr com ritmo entre 4:50 e 4:59 e plano C, apenas completar se os demais falhassem. No domingo iria escolher a melhor estratégia dependendo de como me sentisse.

E a semana passou, descansei no sábado, dormi cedo e no domingo antes das 6:00 já estava no shopping Villa Lobos para mais uma corrida. Só me toquei que realmente iria correr 5 min antes da largada. Neste momento, percebi a encrenca que tinha me metido, mas agora já era tarde e só me restava enfrentar os 10km.

Eu estava posicionada bem a frente e quando foi dada a largada comecei a correr forte, olhei o relógio e ele marcava um ritmo 4:10. Pensei na hora "Caramba, isso é hora para o relógio começar a marcar errado????", mas continuei seguindo em frente e quando passei o primeiro km vi que o relógio não estava tão errado. Decidi então manter o ritmo forte e perto do 2º km ele já havia caído para 4:50, mas mesmo assim segui em frente, travando uma luta individual para manter este ritmo.

Depois do km 4, fizemos um curva e me deparei com a ponte do Jaguaré, daí pensei "What's the f***** is that? Vou ter que atravessar isso???". Como era a primeira vez que eu corria esta prova, achei que o retorno se daria antes da ponte, afinal todo mundo fala que a prova é plana e ideal para PR, blá blá blá. Só que na verdade eu teria que atravessar a ponte e depois retornar novamente. Como não tinha opção, segui em frente rumo ao destino inevitável, passei pelo km 5 em 24min e fui enfrentar a subida.

Diminui um pouco o ritmo e passei pela ponte sem grandes problemas, segui em frente, fiz o retorno e fui encarar a ponte novamente. Só que desta vez meu motor, que deve ser puxado pelo pôneis malditos, resolveu parar. Eu havia marcado uma menina e estava acompanhando ela e neste momento vi ela seguindo em frente e eu ficando. As pernas começaram a doer, fiquei cansada e parecia que aquela ponte tinha se transformado numa grande pirambeira.

Passado a ponte, achei que o pior tinha passado e agora era só manter o ritmo, mas eu estava enganada. No km 7, minha perna ainda estava ruim por causa da ponte e tive que andar por uns 45". Na verdade queria ir embora, não queria mais correr, queria sentar e ficar por lá... Deu vontade de chorar e abandonei de vez a ideia de fazer sub 50, então resolvi voltar a correr só que mais leve.

Contudo no km 8 eu já estava de volta no ritmo, mas continuava desanimada, nesta hora vi o marcador de ritmo dos 5'00, levei um susto e vi que ainda era possível correr abaixo dos 50min. A presença deles foi o incentivo que eu precisava, então resolvi acelerar e passei a fugir deles como o diabo foge da cruz.

Quando passsei pelo km 9, falei para meu corpo, só mais 5min e daí descansamos. O marcador de ritmo estava puxando uma menina que também era marcadora de ritmo e dizia para ela que faltavam apenas 500m e eu vinha na frente deles tentando acelerar e fugir a todo custo.

Fui nesta toada desinbestada até a linha de chegada e quando vi o relogio ele já marcava 50min, não dava mais, os marcadores de ritmo estavam atrasados e mesmo acelerando perdi a chance de ser sub 50 por 27segundo apenas. Fechei os 10km em 50:27.

Quase na linha de chegada
Quando parei achei que ia desmaiar, encostei num muro e fiquei por lá por um tempo tentando me recuperar. Só depois analisando os resultados vi que minha fc bateu no final 192, praticamente minha fc max...

Estou feliz pelo meu tempo afinal é mais um PR, mas por outro lado não gostei da prova, sofri muito numa subida leve e isso mostra o quanto estou destreinada para enfrentar subidas. É algo que terei que melhorar para o ano que vem.

Além disso, tenho daqui duas semanas minha última corrida do ano a Meia maratona do circuito Athenas e vou ter duas subidas pelo menos na ponte Estaiada. Estou analisando se vale a pena ou não fazer esta prova, dada as minhas condições físicas atuais. O fato é que este ano foi pesado com duas maratonas e não sei se quero mais uma corrida ruim no meu curriculum, realmente estou cansada de sofrer.

Como minha mãe diz o travesseiro é um excelente conselheiro, quem sabe depois de descansar minha motivação não volta e não mudo de opinião, afinal meu lema sempre foi, sou Corinthiana e não desisto nunca.

3 comentários:

  1. Yeda, tirando a última linha tudo foi lindo no post, essa parte de ser corintiana estragou. hehhe

    Os marcadores de Ritmo(5'/km) Esio e Gabi chegaram no horário é que eles saem um pouquinho atrás(segundos) para dar tempo do 4:30'/km puxar a turma dos 45min.

    Mandou muito bem na prova, faltava só saber que tinha uma ponte no meio do caminho.

    Quer uma dica para seu fechamento de ANO? Troque os 21k da athenas por 10k. Se não der pra trocar, corra os 10 e seja feliz. Certeza que vc fará sub-50 na reta da Marginal sem ter que subir e descer a ponte estaida 10 vezes(21k).

    Boa recuperação, otimos treinos e adorei te encontrar no pré-prova.

    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. O rescaldo pós-maratona! E ainda teve um Bertioga-Maresias com as meninas. Geralmente o pessoal nem quer saber de olhar pro tênis de corrida, durante um mês após a prova e vc fazendo RP nos 10k. Tá bom, né? Lembro que o meu RP de 10k também foi depois de uma maratona, correndo sem muito compromisso (porque a cabeça tava meio de saco cheio), mas aproveitando a preparação física intensa. Enjoy it! E esquece do Colucci, vai Curintia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Yeda, vc tá que tá! Também vou correr uma corrida de 10km ainda esse ano para saber como estou. Pelo menos na meia que fiz esse domingo eu fiz os 10km em 55 minutos o que foi um verdadeiro acontecimento na minha vida! Mas também quero ser sub50!
    Acompanhando você sempre aqui e agora tá bom cheio de corridas! bjs

    ResponderExcluir