domingo, 20 de novembro de 2011

Circuito Athenas - Eu e os 30 segundos novamente....

Depois de uma semana leve com direito a uma deliciosa corrida na chuva chegou o momento de enfrentar a Meia do circuito Athenas.

No sábado fui retirar o kit e uma surpresa, o estacionamento não estava incluso, mesmo a arena tendo sido montada dentro do estacionamento. Como assim? O local da prova e de retirada do kit é distante e isolado, dificultando a ida utilizando transporte público e para piorar, não existe na região local para estacionar, ou seja, não existe escapatória e a primeira hora custava R$7,00.

Quando eu questionei o rapaz do estacionamento, ele me disse que eu não pagaria se pegasse o kit dentro do limite de tolerância de 5 minutos. Então resolvi tentar, parei o carro rápido, peguei a fila, acelerei os atendentes e saí em 5 minutos sem pagar estacionamento. Quanto a infra montada no local? Nem olhei, ficou para quem não se importava em pagar um estacionamento caríssimo.

No dia da prova o estacionamento foi ainda mais caro, R$18,00, isso mesmo, paguei este valor para deixar o carro estacionado por 3,5 horas. Eu fiquei perguntando porque a organização não inclui o estacionamento no valor do kit e estabelece um horário máximo, como a T&F faz. Outra ideia é fazer a entrega do kit numa loja de shopping mais perto da civilização, isso facilitaria e muito a vida dos corredores. Por estas razões, foi a primeira e a última vez que corro esta prova, senão houver mudanças nestes itens.

Quanto aos outros serviços, estava tudo perfeito, camiseta de boa qualidade, chip descartável, largada cedo e sem atropelo, água gelada nos postos, gatorade no ponto marcado, frutas na chegada.

Agora a prova, fui correr com mais 2 amigos e até o momento da largada não pensei na prova em si, até mentalizei o ritmo que queria fazer, mas não fiquei pensando que iria correr 21km, talvez para evitar um stress ou uma quebra como aconteceu na T&F. Estava relaxada e encarando aquilo como mais uma corrida, um longão semanal. Quando foi dada a largada cada um seguiu seu ritmo, eu achei a princípio que um dos meus amigos fosse correr comigo, mas como ele resolveu fazer sua prova deixei para lá e segui no meu ritmo.

Logo de início encaixou o ritmo de 5:08 e segui assim até o km 5 quando iniciou a primeira subida da ponte. Nas subidas apenas mantive as passadas, não forcei e deixei o ritmo cair, assim quando a ponte passava conseguia retomar para o pace de 5:08 sem maiores desgastes. Passamos pela ponte por 4 vezes, pegamos ela em todos os sentidos possíveis, se alguém quer conhecer a Estaiada de todos os ângulos possíveis, esta é a corrida.

Terminamos o sobe e desce da ponte por volta do km11 e daí foi uma reta no sentido Jaguaré até o km 14, quando fizemos o retorno e começamos a voltar rumo a chegada. Perto do km15, encontrei um anjo da guarda, um corredor com um ritmo parecido com o meu. Quando passei por ele, ele estava mais devagar e assim que passei ele voltou a acelerar, começando a me acompanhar, quando meu ritmo caiu, ele me passou e começou a me puxar, até que reduziu e eu assumi a ponta novamente. E assim fomos durante todo o caminho de volta alternando, as vezes eu puxava o ritmo as vezes ele puxava, uma parceria silenciosa que funcionou muito bem. Apenas nos metros finais ele acelerou e eu não tinha mais perna para acompanhar, com isso ele acabou distanciando, mas já tinha cumprido o seu papel, eu cheguei bem até o final.

Não consegui encontrá-lo depois da linha de chegada para agradecer o companherismo e também não vi o número dele para saber seu nome. Apenas agradeci a Deus por ter mandando um anjo deste para me acompanhar. A ajuda sempre vem quando precisamos e da onde não esperamos, basta para isso ter fé e acreditar.

Cruzei a linha de chegada feliz e com o dever cumprido em 1:50:35. Isso mesmo, por cerca de 30 segundos não consegui ser sub 1:50 novamente. Acho que tenho problema com 50 minutos e com 30 seg, na T&F não fui sub 50 por 27" e agora não fui sub 1:50 por 35", é mole? Com este resultado meu PR coninua sendo o resultado obtido na Meia PG, onde graças ao meu coelho querido (Ezequiel Jr) consegui o tão sonhado 1:49.

Mas a prova não terminou aí, ao cruzar a linha de chegada e finalmente relaxar, o mundo desabou, bateu uma tristeza sem fim e a única coisa que queria era sentar e chorar. Depois que peguei a medalha sentei na sarjeta e fiquei lá sozinha olhando as pessoas passarem. Não queria conversar, queria apenas sumir dali.

Como estava com meus dois amigos e eu era a motorista, juntei coragem e fui encontrar com eles. Voltamos, deixei cada um na sua casa e quando cheguei na minha comecei a chorar. Não havia razão, nem sentido, apenas me sentia triste. Depois de algumas horas chorando e de um bom banho, fui almoçar na casa da minha mãe e melhorei como por um passe de mágica.

Acho que a culpa desta vez foi a TPM, normalmente a TPM me deixa irritada e agressiva, mas de vez em quando acontece de me deixar triste e depressiva. Vai entender....

Depois de hoje encerrei meu calendário de provas deste ano. Em quilometragem já ultrapassei em treino e provas a quilometragem de 2010, são quase 1800km percorridos.

Meu último compromisso será a SScover no dia 11/12, organizada pelo meu amigo Colucci (http://toticolucci.blogspot.com/2011/11/sscover-save-date.html), fechando 2011 em grande estilo.

8 comentários:

  1. Olá Yeda,
    Espero que já tenha se recuperado total e plenamente do "momento melancolia" pós prova.
    Acompanho seu blog há um bom tempo, embora nunca tenha usado este espaço para comentar.
    Ao ler este seu último post entretanto, decidi escrever estas linhas (espero que não se importe) para que você saiba (e acho que já sabe) que muitas pessoas, assim como eu, encontram em seus textos motivação e força para continuar treinando.
    Você passa isto quando escreve, e é justo que lhe devolvamos - ao menos um pouco - desta determinação e coragem para enfrentar longas corridas que você transmite a todos nós, seus leitores (mesmo os anônimos).
    Parabéns por mais uma prova! Não desanime nunca!

    ResponderExcluir
  2. Olá Antonio,

    Eu já estou recuperada, obrigada pela preocupação, estes hormônios mudam nosso humor como mudamos de roupa :-)
    Adorei seu comentário, é sempre bom quando um anônimo torna-se um conhecido.
    Eu adoro blog por causa disso, compartilhando experiências aprendemos uns com os outros. Sigo vários blogs e eles me dão a força necessária para enfrentar meus próprios desafios.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que já esteja td bem, Yeda!
    Você falou em blogs... Bom, também escrevo um, que conta minha trajetória rumo à primeira maratona.
    Certamente ele não lhe será útil na mesma medida em que o papaleguasrun é para mim, mas ainda assim lhe convido a passar por lá um dia desses: primeiroKM.blogspot.com
    Sucesso nas corridas!

    ResponderExcluir
  5. oi, Yeda!!!

    parabéns por mais um desafio conquistado!

    esses estacionamentos das provas aqui de São Paulo são de matar!
    de raiva!
    um roubo!
    aqui at[e flanelinha cobra caro rsrsrs

    por pouco você não consegue baixar seu tempo!!!
    será que você ficou triste por que era a última prova do ano? ;)
    TPM faz a gente oscilar mais que as ações na bolsa de valores rsrsrsrs

    eu estava inscrita pra SSCover, mas apareceu uma chance de ir pra Pampulha correr ao lado de meus amigos, então eu vou! estarei em BH quando vocês estiverem se divertindo na SSCover!
    boa corrida!
    divirta-se muito!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Yeda, ví você após o último gancho do km 13. Você estava com uma expressão de muito sofrimento, o que me deixou preocupado. Conselho: Sorria que tudo se tornará mais fácil! Até a a próxima.

    ResponderExcluir
  7. Elio, sabe que a gente não percebe que estamos com cara de sofrimento...rs rs rs Eu estava vendo minha fotos da T&F e me assustei com a careta que eu estava fazendo, criancinha não ia dormir a noite se visse as fotos. Na prova, eu vi vc em uma das descidas da ponte, mas neste trecho que você me viu, eu não te vi. Eu estava puxando, mas estava bem, não era para eu estar com cara de sofredora...rs rs rs Valeu pela dica, vou sorrir mais. Bjos

    ResponderExcluir
  8. #aisim
    E antes da SScover teve um autódromo!!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir