domingo, 30 de outubro de 2011

Revezamento Maresias Bertioga

Passado finalmente a Maratona, a porteira das provas menores se abriu e agora o que eu não corri durante o ano inteiro, correrei nos próximo meses. Ok, não serão tantas provas assim... A idéia é correr uma prova de 10km e uma meia maratona, pois com tanto treino longo, correr na zona aneróbica torna-se difícil e a velocidade acaba caindo.

Contudo antes das provas "pra valer", tive uma prova que é pura diversão, o Revezamento Maresias Bertioga e posso dizer que foi muito bom voltar a fazer esta prova com as minha amigas. A novidade deste ano ficou com a nova integrante da equipe, a Samanta, minha amiga que conheci através do blog correria. É uma menina guerreira com um coração enorme e tinha certeza que todas da equipe iriam adorá-la, pois não tem como não gostar dela.

Como no ano passado descemos na sexta-feira e ficamos numa pousada em Juquehy. Por causa do trânsito para sair de SP acabamos chegando tarde e só consegui ir dormir por volta das 00:00. As 03:00 me ligaram do trabalho e não dormi mais até as 05:00, quando levantamos. Com três horas de sono apenas, lá fui eu para mais uma prova.


As Maricotas
Chegamos bem na largada e as 7:30 lá foi a Samy percorrer o primeiro trecho. Dividimos as menimas em 2 carros e foi cada uma para seu posto de troca.


A Largada
Aí aconteceu o momento bobeira, em vez de irmos para o primeiro posto de troca fomos para o segundo e quando percebemos o erro, foi um desespero total... Volta tudo, procura o caminho certo, não lembrávamos onde ficava o posto, havia trânsito, segue os carros de apoio identificado, reduz a velocidade nos radares... Com tudo isso acontecendo, ainda estávamos preocupadas com a Samy, pois era a primeira vez que ela corria esta prova, ela iria chegar e não teria nenhuma de nós lá. E para piorar ainda mais a situação (ou não), no meio deste caos, tive um ataque de riso e não conseguia mais parar. Pois é, sempre tenho ataque de riso quando fico nervosa e isto sempre me deixa em situações embaraçosas... Bom, só nos acalmamos quando finalmente chegamos no posto de troca e encontramos a Samanta, mas o resultado desta bobeira toda foi que ganhamos 10 min de atraso de graça. O mais engraçado disso, foi que quando paramos o carro eu encontrei o mapa na porta.... Sem comentários, rimos muito disso tudo....


Antes da sessão bobeira
O segundo trecho foi feito pela Junko que acabou caindo no trecho do rio, mas graças a Deus não se machucou e o terceiro pela Lariza. No quarto trecho lá fui eu, sem qualquer aquecimento, saí com tudo.... Estava me sentindo toda poderosa e acelerei no percurso já conhecido, plano e com areia dura. O que eu não contava era com o calor, mas deixei para lá e mantive o ritmo. Fechei este trecho com 30min cravados, contra 36 minutos do ano passado. Só um detalhe, este ano o posto de troca foi feito bem antes, pelo menos 500m antes.
No quinto trecho lá foi a Junko novamente, que por causa do trânsito chegou bem antes da gente no posto de troca, mas a Celia já estava por lá, então tivemos nenhuma atraso. Em seguida, no sétimo trecho foi a vez novamente da Lariza que completou maravilhosamente bem com todo o calor que fazia.

Quando iniciei o oitavo trecho, o céu estava encoberto e a temperatura não tão alta, mas as subidas e descidas iniciais castigaram minha perna que resolveu lembrar que tinha feito uma maratona há apenas 15 dias.... Alíás, eu estava correndo com a minha camiseta de Buenos Aires e vários outros loucos que haviam feito esta maratona vieram falar comigo. Eu fiquei feliz, pois me senti em casa, eu não era a única louca a fazer uma prova destas 15 dias depois de uma maratona.

Bem, mas voltando ao meu trecho, minha perna cansou e parecia que eu estava no km 32 da maratona, tentava acelerar, mas não tinha como, o jeito foi concentar na técnica e manter apenas o ritmo. A praia da Baleia que sempre adoro correr estava molhada e o pé afundava, tornando a corrida ainda mais dura. Quando passei pela montanha que separa Baleia e Camburí vi que era hora de acelerar, esqueci da dor nas pernas e forcei o ritmo. Neste momento, o Japa, amigo do Jr, gritou o meu nome e mostrou sua camisa de Buenos Aires, eu o cumprimentei, seguindo em frente com um gás a mais. Encontrei também o pessoal que treina comigo na base e logo em seguida estava o posto de troca. Fechei este trecho com 57min contra 55min do ano passado

Dei um abraço na Ligia, nossa guerreira que ia fazer o último e mais terrível trecho, a subida de Maresias, só que desta vez não iria com ela e minhas pernas me agradeceram muito por isso. A Ligia mesmo gripada enfrentou aquele trecho e fechou com chave de ouro nosso revezamento em 07:44. Pena que por causa do trânsito perdemos sua chegada, mas o importante foi poder abraça-la depois.

Para comemorarmos lá fomos nós almoçar no Cheiro Verde de Boiçucanga. A comida de lá é campeã, mas com fome fica ainda melhor e nunca um arroz, feijão e bife acebolado foi tão tão gostoso. Para completar tomei uma caipirinha e isso foi o acontecimento do ano, pois eu nunca bebo.

Imagina a fome que estávamos....
No final, desta vez não teve brigadeiro, comi uma torta de paçoca deliciosa.

Dá para resistir?????
Mas o final de semana não acabou no sábado, voltamos para a pousada e no domingo ainda pudemos curtir uma praia antes de voltar para SP
Olha que lindo era o visual da pousada
Semana de treino 

Esta semana nada de descanso, treino normal, já que no dia 06/11 terei 10km da Track&Field. Na musculação tive troca de treino e devo dizer que desta vez meu treinador se superou. Eu apelidei os treinos carinhosamente de terrível (série A) e menos ruim (série B).

Com relação ao treino de corrida, na terça-feira, 20 min de trote, seguidos por 10 de 30'' a 80% (que traduzindo, significa forte) e fechando com 8min a 80%. Fechei este treino com quase 5km e nos tiros fiz todos abaixo dos 4:00.

Na quarta-feira, 3 de 12min a 80%. Treino tranquilo com ritmo entre 5:20/5:30 e fechando com 8,0km.

Na sexta-feira eram 15min de trote seguidos por 40min a 85%. No ínicio me senti um pouco amarrada e o ritmo ficou entre 5:20/5:30, depois passei para 5:05/5:10, no final a fc subiu e tive que reduzir um pouco para 5:10/5:15. Fechei o treino com 9,5km.

No sábado pedereira total, eram 4 de 3km ritmo de prova (a de 10km). Comecei imaginando fazer todos num ritmo de 4:45, mas estava me sentindo muito amarrada e não consegui baixar de 4:50, sendo que nos doi últimos a velocidade caiu ainda mais, ficando o ritmo um pouco abaixo de 5:00. Pelo resultado deste treino, acho que vou ter que refazer minha meta e se eu conseguir baixar de 50min será um grande resultado. Vamos ver, na semana que vem eu conto. 

4 comentários:

  1. Poxa que bela corrida ! Tem certeza que vc correu em Buenos Aires??? rsrsrsrsrs

    Parabéns Yeda !!!!

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. parabéns, Yeda!!!

    pena que não nos encontramos lá no desafio!
    aquilo ali é lindo demais!
    dá vontade de correr lá todo fim de semana!!!
    o engarrafamento atrapalhou um pouco a gente, na parte do apoio...
    e ano passado, quando fiz o revezamento, foi a mesma coisa! em um dos postos de troca, eu cheguei primeiro que o carro rsrsrssrs

    sucesso no próximo desafio!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Yeda ao meu ver essa prova de Revezamento foi muita adrenalina mesmo hein...Isso já aconteceu comigo de errar o caminho numa Ultra ano passado espraguejei a beça ainda bem que tudo voltou ao normal e vcs puderam terminar esta prova de muita dificuldade!!! Parabéns a todos vcs...Agora mal terminou uma prova e já caiu dentro nos treinos...Vc é d+++ parabéns as fotos ficaram showww e o relato desta prova também quem sabe ano que vem eu não corro essa prova ae com vcs.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir