domingo, 4 de setembro de 2011

Um dia diferente do outro

Tem semana que tudo parece igual, os treinos são parecidos e os dias também e tudo vira uma sucessão interminável de dias no qual podemos chamar de rotina. Só que esta semana esta sequência foi quebrada, graças ao Orlandinho que estava empolgado com os treinos e a São Pedro que resolveu mexer no tempo.

A semana começou com uma rinite causada pelo tempo seco e que me deixou sem conseguir respirar por uns dois dias. Na terça-feira, sob um lindo amanhecer e ainda sem conseguir respirar direito, iniciei o treino que era 20 de 30'' com técnica perfeita, seguido por 10 min a 80% mantendo técnica perfeita. Fechei o treino com quase 6km e sem maiores problemas. Após a corrida, chegou a hora de trocar minha série de musculação, afinal entrei no último mês de preparação para Maratona.

Na quarta-feira o dia começou garoando, mas quando pisei na pista para iniciar o treino, o mundo desabou e os 5 primeiros minutos de treino foram feitos sob uma forte chuva. Na hora fiquei indecisa se aquecia na esteira ou não, mas já estava molhada e tudo indicava que a chuva não ia parar, assim decidi seguir em frente. O treino era 15 min de aquecimento seguido por 5 de 10 min a 80%. Fechei o treino com 11km, mas devo confessar que mesmo adorando correr na chuva, 1h e 13min de treino foi o suficiente para me deixar um tanto irritada com aquela água toda. O lado bom, é que se eu estava sofrendo por causa do tempo seco, treinar na chuva me deixou hidratada por um mês inteiro....

As quintas-feiras normalmente são day-off, mas esta semana como estava trocando minha série de musculação, fui para o Espéria para a troca do meu segundo treino. O treino está um mix de força e resistência, com exercício em pirâmide (o número de repetições diminui a cada serie ao mesmo tempo que o peso vai aumentando), muito focado em core, com alguns exercícios de pilates e com alguns exercícios de equilíbrio.

Na sexta-feira com o tempo encoberto e um frio absurdo iniciei meu treino que era 12 mim de aquecimento seguido por 16 de 3min sendo um fraco e um medio. Estava tão frio que minha mão doía mesmo com luva e não tirei o agasalho e o manguito durante todo o treino. Fechei o treino com quase 10km e corri para minha série de musculação, pois o treino de corrida foi longo e não havia muito tempo disponível para completar o treino de musculação.

No sábado o dia continuava frio, mas havia um sol que ajudava a esquentar um pouco, mesmo assim fiquei com manguito quase o tempo todo. O treino era 25 km divididos da seguinte maneira 2 de 10 km sendo o primeiro a 80% e o segundo a 80/85%, seguindos por 5 de 1 km a 85%. Fechei o primeiro 10km em 56min e o segundo em 54min e nos tiros fechei todos entre 4:55 e 5:10. Foi um excelente treino e terminei me sentindo muito bem, mas quando cheguei em casa, bateu um cansaço que após o banho praticamente desmaiei e fui acordar umas 3 horas depois.

As semanas pré-maratona estão chegando e com elas os treinos devem se tornar cada vez mais pesados. A hora agora é focar nos treinos, cuidar da alimentação e investir no descanso, afinal pela primeira vez irei fazer uma segunda maratona num mesmo ano.

4 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Disse tudo Yeda tem dias que flui bem, mas tem dias que é uma droga e ainda mais quando não dá para nós treinarmos não é mesmo, espero que esteja 100% bem...Boa preparaçào para a Maratona.

    Bjs

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Yeda!
    tudo bem? que bom que seus treinos estão indo bem! não sei se cheguei a comentar, pois estou em uma correria danada, mas eu concordo plenamente que sua performance no RJ foi devido ao calor. O site http://www.runworks.com/calculator.html permite calcular o tempo em função da temperatura. Claro que é uma aproximação. De qualquer jeito, acho que a questão é recalcular seu pace em função das condições do dia... senão a chance de quebra é grande!
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tem dia que o treino não rola mesmo.
    O legal é variar os treinos.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  4. Olá Yeda,

    Parabéns pelo foco, disposição e dedicação!!
    Boas corridas!!

    Aproveito para convidá-la a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. , onde você encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

    ;)
    @Paes_SevenBoys

    ResponderExcluir