domingo, 18 de setembro de 2011

Semana Infernal

Uma vez eu vi um programa sobre uma semana especial de treinamento dos soldados americanos que se chama semana infernal. O objetivo deste treinamento é levar os soldados a um stress extremo, de maneira que eles saibam como agir quando estiverem em situação semelhante durante a guerra. É claro que o ambiente é todo controlado para evitar risco de morte ou sequelas permanentes, mas o número de soldados que conseguem concluir esta semana é muito reduzido, o que torna os concluintes em verdadeiros heróis.

Acho que o exército americano devia contratar os meus chefes para montar o treinamento, pois eles conseguiram levar boa parte da equipe a um stress violento em uma semana e sobreviver a isso junto com o treinamento para maratona foi um verdadeiro desafio.

Minha principal preocupação foi com relação a minha imunidade, pois o treino forte costuma baixá-la e um stress neste momento pode desencadear alguma doença. Eu já tive prova disso na minha primeira maratona, eu tive um stress violento na semana de pico do treinamento e com isso, semana da maratona tive sinusite. Até tentei correr, mas acabei na ambulância tomando soro no km32 em virtude de uma forte desidratação. Vamos ver se desta vez a história não se repete e consigo passar ilesa desta verdadeira prova de fogo. Por via das dúvidas estou reforçando vitamina C e glutamina.

Com relação ao treino, na terça-feira treininho leve apenas para recuperar a musculatura, era 5 min de trote seguidos por 20 de 30 seg a 75%.

Na quarta-feira a moleza acabou era 10 de 500m a 90%, fiz os tiros com ritmo variando entre 4:40 e 5:00 fechando o treino com 6,5km.

Na sexta-feira, mais um treino pesado, eram 25min a 80%, 15min a 85% e 10 min de progressivo iniciando a 85%. Fechei o treino com 10 km e rodando abaixo de 4:30.

Devido a compromissos pessoais, transferi o longão do sábado para o domingo. Como o dia prometia calor, iniciei o treino cedo por volta das 7:00. Na verdade queria ter iniciado o treino antes, contudo sair de madrugada no domingo não é uma boa decisão, pois você pode encontrar todos os bêbados saindo de balada.

Bom, mas voltando ao treino, o longão foi dividido da seguinte maneira 5 km a 90%, 10 km a 85%, 15 km ritmo até 5'30 e fechando o treino 4 tiros de 2 min com técnica perfeita. Foi um treino desafiador, pois não costumo me dar bem começando o treino forte e a dúvida era se teria pernas no final.

Nos primeiros 5km a frequência demorou para subir e só atingi 90% na metade deste trecho e com isso fechei este início com ritmo de 5:10. Nos próximos 10km corri com ritmo 5:25, bem solto e sem maiores problemas. Quando comecei os próximos 15km mantive toda minha concentração na técnica de corrida e procurei não fazer força, com isso terminei bem com ritmo de 5:30.

Daí era hora dos tiros, manter concentração, força e passadas perfeitas depois de rodar 30km não é fácil, mas consegui fazer todos os tiros com ritmo variando entre 4:45 e 5:00.

Depois disso tudo só me restou voltar para casa, tomar um banho gostoso e correr para a casa da mãe, afinal domingo é dia de macarrão e minha mãe caprichou hoje, fez um delicioso macarrão com brócolis, pena que pelo no blog não dá para vocês experimentarem....

Um comentário: