domingo, 8 de maio de 2011

"Sangue no Zoio"

Esta semana foi marcada pelas baixas temperaturas nas manhãs de São Paulo e pela redução do volume de treino devido ao início de um novo ciclo de treinamento.

Para quem não segue um treinamento, seja com treinador ou seja com planilhas específicas, pode achar estranho uma redução de volume no meio de um treino para maratona, contudo é exatamente esta redução que nos faz evoluir, damos um tempo para nosso corpo se recuperar e com isso conseguimos ir mais longe. E vamos aos treinos....

O treino na terça-feira era formado por 10min de aquecimento seguidos 3 de 2 km a 80%. Como estava frio eu parecia um carro a álcool e demorei para começar a funcionar direito, somente no final do treino que realmente corri como se deve.

Na quarta-feira a temperatura baixou um pouco mais, as 6:00 da manhã quando começo a correr, o termômetro marcava menos de 12ºC e treinar tornou-se uma tarefa difícil. Para piorar o treino tinha intervalos, era 5 de 8 min a 80% bem leve e técnico. Embora o treino fosse leve, o ritmo não passava de 5:40, eu suava e a cada parada a transpiração aumentava e quando o treino recomeçava a roupa molhada gelava e a temperatura corporal caía ainda mais. Com isso eu congelei e a ultima serie fiz tremendo, quase que não consigo terminar. Pior é que eu não esquentei nem com banho quente, passei o dia sentindo o osso gelado.....

Abre parenteses
É engraçado ler matérias baseada em pesquisas americanas onde dizem que a temperatura ideal para correr uma maratona é 10ºC. Eu li uma materia uma vez onde toda a teoria era toda baseada nos resultados de maratonas americanas... É claro que lá esta temperatura pode ser ideal, pois os americanos e europeus estão acostumados a correr no frio, mas nós brasileiros que vivemos num país tropical, 10ºC é muuuuuito frio. Talvez o pessoal do Sul não sofra tanto com uma temperatura destas, pois o inverno lá castiga muito aquela região, contudo fico imaginando os corredores do nordeste e centro-oeste acostumados com temperaturas acima dos 30ºC correndo nesta temperatura. Para mim paulistana, sem nenhuma base científica considero entre 15ºC e 18ºC a temperatura ideal para uma maratona. Abaixo disso, vou gastar muita energia para manter a temperatura corporal.
Fecha parenteses

Na sexta-feira com a temperatura um pouco maior o treino foi muito bom era 10 de 1min sai fraco e chega medio, seguido por 5 de 6min sendo 4min a 80% e 2min a 75%. Tive que fazer o treino leve, pois a redução de fc de 80% para 75% nunca foi uma tarefa fácil, mas com temperatura baixa este processo torna-se menos sofrido.

No sábado mais um treino alternando fc, eram 25km divididos da seguinte maneira 10 de 2 km sendo 1 a 75% e 1 a 85%, seguidos por 5 de 1 km aumentando o ritmo a cada tiro. Embora não tivesse dormido direito, comecei o treino me sentindo bem e as temperaturas baixas permitiram velocidades mais altas, o que refletiu num pace abaixo de 5:10 logo na primeira série de 2km a 85%.

Conforme o treino evoluía eu ia me sentindo cada vez mais uma super mulher e o "sangue no zoio" aumentava. Fechei os 20km fácil com todas as series de 2km com pace abaixo de 5:10 e sem apresentar cansaço e fui me preparar para os 5km finais. Ainda achava que o gás iria acabar e o cansaço bater, assim fiz um planejamento conservador, a idéia era iniciar com ritmo de 5:10 e ir baixando 5" por tiro.

Já no primeiro tiro fechei com 5:03, acelerei e fechei o segundo com 4:59, como estava me sentindo bem, deixei o planejamento para lá e fui para cima, fechando os outros 3 em 4:56, 4:50 e 4:38 respectivamente. Terminei o treino me sentindo invencível...Nossa! Como é boa esta sensação causada pela redução de volume.....

Agora é se preparar para a semana que vem, pois será pedreira. Tenho troca de treino de musculação, aumento de volume de treino e uma semana estressante no trabalho....

Mas o bom da semana que vem é que segunda-feira, dia 09 fico mais velha, faço 38 aninhos (faltam 2 anos para eu virar Master.. rs rs rs) 

7 comentários:

  1. Amiga...Mesmo de longe acompanho seu blog e seus treinos, sem contar nas msgs q te passo volta e meia, estou escrevendo hj em seu blog, para te parabenizar pelo seu niver, hj já é dia 9/5/2011, e quero lhe desejar muita saúde na sua vida, pq tudo mais q vc precisa, vc já tem, e te desejando saúde,sei q vamos estar sempre juntos por muito e muito tempo. Vc é minha amiga!!!
    Muita saúde, paz, alegrias, corridas e td q vc merece de bom....

    Grande beijo pra vc...

    E...
    É Isso Aí....
    Sigamos em Frente...

    ResponderExcluir
  2. oi, yeda!!!

    hoje, enquanto preparava o café da manhã me lembrei de você: é o aniversário da yeda!!!

    parabéns!!!
    feliz aniversário!!!
    muitos kms de sangue no zoio pela frente;)

    desejo a você tudo de bom!
    muitos desafios e muitas conquistas!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Yeda! Estava lendo normalmente quando me deparo com a surpresa, é seu aniversário! Parabéns, continue sempre treinando, motivada desse jeito porque sem querer você acaba motivando as pessoas também! Aliás, sem querer parecer clichê, mas você dever saber disso, você não parece ter 38 anos NUNCA! Será a corrida? Tomara!

    ResponderExcluir
  4. Guria, que legal!

    Hoje é o teu aniversário!
    Parabéns e obrigada por me permitir fazer parte desse teu dia, de alguma forma.
    Aos meus olhos, tens uma conduta ilibada no meio corrístico.
    És pura morivação e leio teus "ensinamentos" atenta à todas entrelinhas.
    Bjo no coração!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  5. Amigas, obrigada pela lembrança!!! Vocês são uns amores!!!!

    Leticia, o pessoal fala que sou "gato" ao contrário, falo que sou mais velha para meu índice de Boston ser menor...rs rs rs Mas a verdade é que nasci em 1973, não tem jeito...

    ResponderExcluir
  6. Yeda,
    Parabéns pra voce nesta data querida e tudo de bom sempre..... muitoa anos de vida com muita saude, sucesso e corridas..
    Super beijo!
    Bons treinos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  7. ``È como voce falou, sair para correr cedo no frio do sul nesta época é coisa de ET, É isto que somos, fazemos diferente. Numa manha de domingo cedo fui abordado por um sugeito em seu carrão que parando ao meu lado disse- Olha quanto mal estou, drogado, acabado, se foi o meu domingo... Apenas disse para ele vir a correr, e escolher o melhor caminho. O cara ficou la falando sozinho. Um abração querida corredora de sampa. eduardo

    ResponderExcluir