domingo, 1 de maio de 2011

Salada Mista

Na terça quando recebi meu treino da semana, duas surpresas, primeiro ganhei parabéns do Orlandinho pelo treino de sábado, que segundo ele fui melhor do que a encomenda :-) e segundo o treino do próximo sábado seria de 21km, mas ele estava deixando a montagem do treino por minha conta, com a condição dele aprovar antes, é claro.

Não é a primeira vez que monto um treino, ele já havia deixado por minha conta  outras vezs, mas normalmente no fim do ano quando estamos mais mantendo o volume do que treinando propriamente dito. Nunca havia montado durante a fase de treino para a maratona e foi muito legal dar uma quebrada na seriedade do treinamento.

Comentei com ele como o treino de sábado me ajudou a aumentar minha confiança e ele me disse que estamos adiantados e que o ritmo irá ainda melhorar... Tomara, pois ainda precisa baixar uns 8 seg no ritmo.

Então fui pensar no treino de sábado... Olhando o treino de quarta e sexta vi que tinha treinos de velocidade e o mais correto era fazer um mix de velocidade no longão de 21km. Lembrei de 2 treinos que havia feito e mandei a seguinte sugestão para o Orlandinho

Quanto ao 21km eu pensei primeiramente em 
        3 series 1 x 5km ritmo 80% D3’00
                      4 x 500m acima de 90% D1’00
Mas eu gostei deste treino
        3 series 1 x 4 km 80% D 3'00
                      3 x 1 km ritmo 5'10 D vai ser o tempo medio dos 4 km menos os 5'10
Contudo analisando o treino da semana acho que o primeiro é mais condizente. Faço o primeiro agora e em algum outro treino vc repete o segundo?

E ele respondeu:
Eu gostei dos 2, pode fazer uma serie de cada e repete uma terceira serie do jeito que vc quiser.

Daí juntei tudo e transformei meu treino numa verdadeira salada mista ficando da seguinte maneira:
1 x 5km ritmo 80% D3’00
4 x 500m acima de 90% D1’00
1 x 4 km 80% D 3'00
3 x 1 km ritmo 5'10 D vai ser o tempo medio dos 4 km menos os 5'10
1 x 5km ritmo 80% D3’00
4 x 500m acima de 90% D1’00

Com o treino de sábado fechado era hora de voltar a pista e treinar.

Na terça feira, treino regenerativo, 30 min de corrida leve seguidos por 10 de 30seg de corrida perfeita. Desta vez, não estava com as pernas doloridas e este treino fluiu leve e ajudou a soltar a musculatura. Também não tive problemas em fazer musculação depois.

Na quarta-feira era 7 de 1km saindo fraco e chegando forte. O objetivo deste treino era mais arrumar a coordenação motora do que fazer força, então dividi o treino em 5 meias voltas na pista, fazendo a primeira com ritmo 8:00, subindo a velocidade lentamentamente para 7:00 na segunda, depois para 6:00 na terceira, para 5:00 na quarta e na última o céu era o limite. Quer dizer, nem tanto, conseguia chegar a 4:00. A cada serie minha concentração principal era com relação a postura e passada, a ideia era não fazer força. Passei muito frio, ficar parada a cada serie me congelava, mas tirando isso o treino foi bem legal, o duro foi fazer musculação depois... nossa como minha perna doeu.

Na sexta-feira o treino era menos intervalado, era 6km a 80%, seguidos por 2km a 95%. Fechei os 6km com 34'14 e os 2km com 09'16. Na musculação não sofri com dor e sim com hipoglicemia, no final do treino estava com tontura e tremedeira.... Acho que meu nutricionista vai ter que fazer alguns ajustes, somente a fruta entre os treinos não está mais sendo suficiente.
Daí chegou o sábado, por causa do trabalho voluntário comecei o treino tarde, quase 11:00 e o sol brilhava forte. A minha sorte é que havia nuvens e um vento que ajudava a esfriar o corpo, tá certo que depois da corrida da Ponte mudei meu conceito sobre correr no calor e a temperatura no sábado não chegava nem perto do forno que foi a corrida.

Comecei o treino correndo fácil com a fc sendo a restrição e fechando os 5km em 27'45. Quando comecei os tiros de 500m cometi um erro, pois embora eu tenha definido 500m eu pensei, planejei e executei 250m. Quando fechei o primeiro 250m é que me dei conta de que havia feito a coisa errada. Neste momento, fiquei um pouco perdida, então fechei 250m novamente e depois parti para os 500m, só que cometi um segundo erro, parti com ritmo muito forte (de 250m) e quase que não consigo terminar a serie. No último tiro de 500m não tinha mais perna, minha fc estava nas alturas e foi um parto terminar. Só que eu estava apenas fechando a primeira série... Tinha mais 14km pela frente....

Assim, cansada e com as pernas pesadas comecei a correr os 4km da segunda serie. Achei neste momento que teria que fazer ajustes no treino e não conseguiria terminar as outras 2 series que ainda faltavam. Por causa da fc baixei o ritmo para quase 6:00 e no final dos 4km estava recuperada e não parecia que tinha cometido aqueles erros na serie anterior. Fechei 04 km com ritmo de 5:58, o que dava intervalo de 50" nos 3 de 1km. Estava tão bem, que acabei fazendo os 3 de 1km com ritmo perto dos 5:00.

Comecei então a última serie empolgada, como a fc estava muito alta deixei para lá a restrição dos 80% e segui num ritmo confortável, fechando assim os 5km em 28'23. Já estava perto das 13:00 quando comecei os tiros e o calor estava forte, juntei as últimas forças que tinha e fechei os 4 tiros de 500m em torno de 2'15/2'20 cada. Não foram os tiros ideais, em condições normais consigo fazer 500m numa velocidade maior, mas depois de correr 19km embaixo de sol forte até que foram bons.

Embora cansada estava feliz, pois realmente me diverti no treino de sábado. Não foi um treino fácil, mas foi uma delícia de ser executado.

É claro que depois disso virei pata novamente e voltei para casa com minhas passadas desengonçadas, rumo ao banho e ao prato de macarrão.....

4 comentários:

  1. mude o link para : PataLeguasRun
    :P

    Que diferente essa sua serie! Misturinha!

    hipoglicemia é tão ruim... faz muito tempo que nao sinto. Nao dou tempo! hehhe

    Boa semana!

    (ainda estou em casa e consegui comentar sem bloqueio :) )

    ResponderExcluir
  2. esses treinos de engenheira são bons demais he he também sou engenheiro, mas perto de você acho que meus treinos estão mais para "de advogado" :-)eu sou muito atrapalhado, se eu tentar fazer algo do gênero acho que eu vou errar toda hora... Que bom que você está evoluindo e só precisa tirar uns 8" do pace, eu ainda preciso tirar uns 20" he he
    Brincadeiras à parte, parabéns pela evolução!
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Opa, daqui a pouco vou te contratar para montar meus treinos!!!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Yeda... 100% inspiração!
    Bjão..

    ResponderExcluir