domingo, 15 de maio de 2011

30km incrementado

Esta semana o volume de treino voltou a subir e faltando 10 semanas para a Maratona do Rio está na hora do ritmo entrar. Além disso ela foi bastante turbulenta e cansativa, juntando de tudo, excesso de trabalho, troca de serie de musculação, treino forte e aniversário.

Na terça e na quarta-feira troquei meu treino de musculação e finalmente entrei na última serie antes da maratona. É uma serie full endurance e completamente voltado a corrida, com exercícios para o core, ombros, costas e pernas. Para evitar a quebra da outra vez que troquei a serie, estou fazendo uma semana de adaptação, onde faço apenas 2 series. Além disso, como já era previsto um volume alto de treino e várias horas extras no trabalho, optei por não fazer musculação na sexta e no domingo.

Com relação ao treino de corrida, na terça o treino pareceu despretencioso, eram 20 min de trote seguido por 40 de 30" a 80%. Eu já havia feito este treino 30" de corrida com 30" de descanso, mas nunca 40 repetições. Como o tempo estava frio, a fc ficou baixa e pude correr abaixo dos 4:30. Com isso no final a perna foi ficando cansada e quando o treino terminou estava exaulsta.

Na quarta o treino era 12 de 2 min a 80%, seguido por 4 km a 85%. Novamente por causa do tempo frio, corri a primeira parte num ritmo de 5:00, fazendo 400m em cada serie e a segunda num ritmo de 5:17, totalizando 9,5km.

Na sexta as series foram mais longas e com menos repetições, eram 4 de 10min a 80%. Resolvi não inventar e não puxar muito e corri com pace em torno de 5:30, fazendo cada serie cerca de 1,80km e fechando o treino com cerca de 8,5km.

No sábado não fui para meu trabalho voluntário, indo treinar direto na base. Como o tempo estava encoberto e as temperaturas não subiram muito, o treino foi uma delícia de ser feito. No começo achei que iria me sentir cansada devido ao acúmulo de trabalho e pelo fato de ter ido dormir tarde na véspera, mas por incrível que pareça estava bem e até bem demais. O treino de 30km era dividido da seguinte maneira, 3km a 80% como aquecimento, 12km a 85% e 15 de 1km com ritmo entre 5:15/5:25.

O sensor que utilizo para marcar distância e velocidade vinha informando bateria baixa, em vez de trocar logo, deixei ela acabar de vez no fim do treino da sexta-feira. Daí troquei a bateria para o treino de sábado e o que aconteceu? É claro não funcionou.... Como tinha outra bateria, troquei e nada de funcionar.... Como eu conhecia o percurso da base, sabia cada marcação de km e já havia perdido muito tempo tentando arrumar o sensor, resolvi deixar para lá e fazer vôo cego. Em parte foi bom, pois segui apenas fc e sensação de esforço. Mesmo com todas as parafernálias eletrônicas é bom saber correr sem elas, pois nunca se sabe quando elas vão parar de funcionar. E se isso acontecer numa corrida, você tem que saber se virar sem....

Assim fiz os três primeiros km com ritmo 5:30, daí acelerei para fazer os 12km a 85%. Como estava me sentindo bem, confesso que deixei a fc passar e acabei fazendo um treino meio 85% meio 90%, fechando esta parte do treino com ritmo de 5:20.

Daí vieram os 15 de 1km, como não tinha relógio para controlar meu ritmo, resolvi correr num ritmo medio forte, onde eu não precisava fazer força excessiva, ou seja, era possível correr mantendo a postura solta e correta e assim fechei o primeiro km em 5min. Não acreditei muito neste tempo e achei que com passar dos km o cansaço ia bater fazendo a velocidade cair.... Só que eu estava "encapetada", não era nem "sangue nos zoio" era mais do que isso, então novamente no treino ignorei as instruções e fechei todas as series com ritmo próximo aos 5:00. É claro que depois do km 24 o cansaço começou a bater e a perna começou a doer por causa do ácido lático, mas mantive o ritmo junto com a concentração e a postura, pois faltavam apenas 6km para terminar e o mais importante é que esta é a sensação que vou enfrentar após o km 32, então preciso saber enfrentar isso.

Terminei os 30km cansada, mas não exausta e como em toda semana fui enfrentar a piscina gelada. Enquanto estava na piscina, confesso que pensei umas 10 vezes o que eu estava fazendo lá, estava muuuuuuito frio, mas a recuperação é incrível e vale a pena o sacrifício.

Agora vou ter que me confessar e rezar uns 100 Pai nosso por não ter seguido o treino. Disciplinada como sou, fazer um treino não seguindo as regras é quase um sacrilégio e merecia o inferno por isso.... rs rs rs

Mas a semana não acabou ainda, para fechar com chave de ouro trabalhei na madrugada de sábado para domingo indo dormir depois das 7:00. Ser atleta amadora e ter que conciliar treinos com trabalho, não é uma tarefa fácil, mas vamos em frente.

5 comentários:

  1. oi, yeda!!!

    parabéns por toda a sua disciplina e dedicação aos treinos!
    é muito difícil mesmo conciliar treino com trabalho!

    quando a gente está se sentindo bem, bem disposta, turbinada, é até bom atropelar a planilha;)
    o ruim é quando a planilha nos atropela rsssssss

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Caraca... Morro de vontade de fazer uma maratona, mas sei que minha dedicação tem que ser 100%...
    Como todos dizem o dificil não é a maratona, mas sim os treinos...
    Pretendo fazer uma antes dos 40 anos... ou seja, ainda tenho 7 anos pela frente..rss
    Mas de verdade, penso numa no ano que vem!!! Se Deus quiser e permitir!

    Bjs e ótimos treinos!
    Jacke

    ResponderExcluir
  3. Yeda, sempre que acabo de ler os posts eu fico calada... admirando!
    Parabéns por tanta dedicação.
    Bjo..
    Ingrid

    ResponderExcluir
  4. Olá Yeda,

    Sua disciplina me deixa sem saber onde enfiar a cara (risos). Eu explico: até agora não encontrei tempo para fazer o relato da Viagem + Corrida da Ponte (17/04), eis porque foi a minha primeira viagem ao Rio de Janeiro. Seguiram os 8Km da Indy Run e a Fila Night Run. Ou seja, nota 0 para mim em disciplina. Também tenho treinado pouquíssimo no asfalto (para não dizer que não pisei nele desde a Fila Night Run (07/05). Tenho feito apenas Deep Running, essa sim tenho ido todos os dias, sem faltas.

    Bom, acho melhor falar um pouco do seu belo texto, certo? Então, gosto dos seus detalhes e especificações sobre os locais percorridos, os tempos alcançados, enfim, nisso somos parecidos, também gosto de detalhar.

    Boa sorte na reta final dos treinos para a Maratona do Rio e já pode contar com a minha torcida.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Jacke, treinar para maratona é desgastante, mas ao mesmo tempo é maravilhoso. Adoro cada treino que faço. Se você já sonha com maratona este é o primeiro passo, daí é planejar e treinar e seu objetivo será alcançado.

    Daniel, domingo a tarde é dia de mandar resultado do treino para o treinador e atualizar o blog. Tive que estabelecer um dia para isso, pois caso contrário acabo me atrapalhando e não atualizo nada. Escrever aqui me ajuda a pensar no treino e analisar os pontos fortes e os pontos a melhorar. É quase uma terapia :-)

    ResponderExcluir