domingo, 24 de abril de 2011

A pata

Depois de uma corrida casca grossa normalmente vem um semana de descanso, certo? Errado, com uma maratona por vir, a semana foi de treino intenso e o único descanso que tive foi na segunda-feira, pois na terça já estava na pista para treinar...

A sabedoria popular diz que pato é um animal que nada, voa e anda, mas não faz nenhuma destas coisas direito. Na terça-feira me senti exatamente assim, ainda estava dolorida por causa de domingo e simplesmente não conseguia correr. A planilha do treinador dizia 20 min a 75% seguido por 10 de 1 min com a observação não vale correr forte nos 20min e a cada tiro melhorar a tecnica não iniciando a serie fazendo tecnica perfeita.

Ele não precisava ter escrito isso, pois quando comecei a correr simplesmente não conseguia correr, estava desajeitada e minha impressão é que tinha esquecido como se corre. Após os 20min chegou a hora dos tiros e a falta de técnica impeirava, assim fui me concentrando na técnica, para que cada tiro fosse melhor que o anterior. Aos poucos fui melhorando e como não havia restrição por frequência eu me empolguei e fui aumentando a velocidade tiro após tiro. Cheguei a bater pace medio de 3:50 em um dos tiros, resultado incrível para quem não conseguia correr no início.

Ao terminar o treino, eu me senti bem, mas 5 min depois eu simplesmente morri, não consegui fazer meu treino de musculação e não conseguia ficar em pé de tão cansada. So me restou ir para casa e dormir por quase uma hora (tempo que levaria para fazer meu treino de musculação). Após esta soneca e com muito esforço, me levantei e fui trabalhar mas so melhorei apos almoçar....

Na quarta-feira completamente recuperada, parecia que não tinha ficado cansada no dia anterior, mais treino intenso, eram 10km divididos em 4 series de 1,5 km a 80% seguidos por 2 de 500m a  85%. Na media, fiz o 1,5km em 8min e os 500m em 2'25. Desta vez, após treino de corrida fiz meu treino de musculação.

Na sexta-feira, feriado, fui para a pista novamente, desta vez eram 12 de 1km, sendo 2 a 80% e 1 a 85%. Fiz os tiros a 80% com pace entre 5:20/5:30 e os de 85% com pace entre 5:00/5:10. Mesmo com um treino mais longo, não houve folga e completei o treino do dia com minha série de musculação.

No sábado fui para a base bem cedo, pois o sol prometia e tinha pela frente 28km com ritmo de 5:30. Quando comecei, me sentia estranha, fazia força e o ritmo não baixava. Somente quando fechei a segunda volta, aproximadamente no 6º km é que vi que o meu relógio enlouqueceu. Eu havia trocado a bateria dele na noite anterior e acho que o "bichinho" se perdeu. Depois desta constatação, deixei o relogio para lá e comecei a correr baseado no sentimento, fui bem até o 21º km quando o cansaço comeceu a bater forte. A partir daí, minhas pernas doiam, a vontade de parar ia aumentando a cada km e não tinha poder mental que desse jeito, até da maratona pensei em desistir. A ultima volta então, após o 24º km, foi um martírio, andei por alguns segundos algumas vezes e quando fechei a volta, desabei do lado do carro. Teoricamente tinha mais um km pela frente, mas simplesmente não dava, não tinha forças.

Mais tarde quando melhorei fui fazer as contas e percebi que na verdade havia corrido praticamente 28km, pois a volta tinha mais de 3km e além disso, eu dava uma voltinha a mais para pegar água/isotônico do lado do carro, beber e deixar a garrafa de volta. Com isso, em 2:29:00 rodei de 27.8 a 28km o que dá um pace de aproximadamente 5:20 e que explica meu cansaço extremo.

Após o treino fiquei sentada ou melhor desabada no chão ao lado do carro por quase 30min e ao levantar voltei a me sentir uma pata outra vez, pois andava de modo devagar e desajeitada. Fui para a casa e direto para a piscina gelada, para assim tentar recuperar a musculatura. Ainda bem que ninguém conhecido me viu no trajeto indo e voltando da piscina, pois simplesmente não conseguia andar....

Podem falar o que quiser, mas piscina gelada, banho, sofá e um belo prato de macarrão fazem milagres, pois depois disso tudo ainda tive forças no final da tarde para ir no shopping com meus pais e hoje acordei disposta e sem dores musculares.

Faltam mais de dois meses para a maratona, o treino está apenas começando e já estou rodando quase 60km semanais. Se comparado com o ano passado, este volume já é maior que o da semana de pico do treinamento que foi 55km. Fico imaginando o que está por vir e o que vou enfrentar até chegar na largada da maratona. Como dizem o difícil não é completar uma Maratona e sim chegar até a linha de largada. Acho que até lá, vou me sentir como uma pata mais vezes.

Bom finalzinho de Páscoa a todos!

6 comentários:

  1. Hahahaha...esse foi um dos post mais legais que já li ôôô Dona Pata!!!

    Como eu ri, puta merda!!!!

    Pô, me identifiquei totalmente!!!! Aliás, a gente pode dizer que muito triatleta é meio Pato, né? Nada, pedala e corre, mas nenhuma dessas coisas faz direito...

    Sou eu direitinho!!!!!

    Bom, bons tempos quando a gente fazia uma prova e treinava. Porque, hoje em dia, tem diferença nenhuma - a gente sofre com um cão nos dois!

    Por isso, nem intervalo entre uma coisa e outra tem mais. É tudo emendado...

    Aiai....que bom ver que tem gente que sofre tanto (ou mais) que eu...

    Vou dormir até um pouco mais feliz...;-))))

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Yeda boa noite mete o pé e manda ver nos kms, muito bom o relato e parabéns também pela sua dedicação, qual a maratona que vc vai correr será a de POA? Mas seja qual for a prova eu lhe desejo boa prova e espero que sua páscoa foi maravilhosa.

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Só faltou contabilizar os vários KMs percorridos no shopping para completar a planilha!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Yeda,

    Copiei abaixo a resposta que coloquei no meu blog, obrigada!

    Tu sabes que leio teus posts atentamente. São neles que eu busco muito do que imagino ser o detalhamento perfeito de conduta e treino. Cada palavra tua me soa como um diagnóstico perfeito de semanas em que aumentei muito muito meu treino e em contrapartida, problemas paralelos acabam tirando nosso sono.
    Vou seguir atentamente o que me escrevestes. Quanto à passada, concordo contigo... nem todo mundo que abre, se adapta á velocidade e energia despendida dela.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Jorge, Estou treinando para a Maratona do Rio em Julho. Ainda está longe, mas os treinos estão a todo o vapor.

    Ingrid, o barato do blog é exatamente isso, muitas coisas que eu sei hoje aprendi com outros blogueiros. As vezes quando estou treinando e algo anormal acontece, me lembro de uma experiência parecido de um outro corredor e isso ajuda a tomar uma decisão mais correta. Por isso é muito legal compartilhar experiências, além do mais, vemos que somos parecidos, que sofremos iguais e isso me consola :-).

    ResponderExcluir
  6. Yeda!
    Desde que li seu post, não páro de pensar na sensação de correr + piscina + banho + sofá + macarrão! (dispenso o shopping, não agüento!!)

    hehehe

    Quero fazer isso um dia!

    Menina! Desse jeito vc vai longe hein! Quanta disciplina, meu Deus.

    Beijo,Fran

    ResponderExcluir