domingo, 17 de abril de 2011

Os sobreviventes da Ponte

Hoje eu descobri porque a corrida da Ponte não acontecia desde a década de 80... Não foi porque a ponte ficando fechada causa transtornos para a população, o real motivo é que esta corrida é um verdadeiro inferno na Terra. Já fiz provas com forte calor, mas nada se comparou com o que enfrentamos hoje. E o vento, que disseram que empurrava motociclistas para fora da pista, não vi nem sinal dele, aliás estou esperando este vento até agora. Mas vamos começar pelo começo, pela semana de treino, afinal esta prova foi apenas um treino de luxo para a maratona do Rio, todo o treino continuou o mesmo com exceção da musculação que deixei de fazer na sexta e hoje.

Na terça, tive um treino regenerativo de cerca de 4km, eram 15 de 30'' de ritmo leve e encaixe perfeito das passadas, seguidos por 10min prog ate 85%.

Na quarta eram 8 de 1 km sendo 1 a 75%, 2 a 80%, 4 a 85% e fechando 1 a 90%. Eu simplesmente adoro estes treinos progressivos no final corri a 4:50.

Na sexta o treino era diferente pois em cada serie em vez de subir a fc eu devia reduzi-la, reram 5 de 2 km sendo 1,5 km a 85% e 500 a 80% e segundo o Orlandinho a fc tinha que baixar só um pouco e o ritmo devia cair cair uns 10 seg por km no máximo. Eu tive problemas nas duas primeiras series, pois corri muito forte nos 85% e tive que reduzir muito nos 80%. Nas outras 3 reduzi um pouco o ritmo dos 85% e daí consegui completar o treino sem problemas

No sábado o treino era para calibrar o ritmo para a Corrida da Ponte, depois de 20min de aquecimento fiz 10 de 3min ritmo da prova. Achei que iria correr uns 6km no máximo, mas quando terminei levei um susto, pois corri 9km.

Depois deste treino, era hora de ir para o aeroporto rumo ao Rio de Janeiro. No ônibus a caminho do aeroporto uma cena bizarra, um cidadão, para não falar outra coisa, não tinha onde jogar o chiclete e grudou no meu cabelo. Quando cheguei no hotel tive que cortar um pedaço para poder retirar o chiclete grudado. Bem depois deste incidente e de um jantar de massas muito legal com o pessoal do Twiters run, finalmente consegui deitar e dormir um pouco.

No outro dia acordei cedo, peguei a barca e fui direto para Niteroi, o clima as 6:00 já estava quente e tudo indicava que teríamos um forte calor durante a prova. Minha esperança era que o vento ajudasse a esfriar o corpo e neste momento já achava que minha meta de 1:46 era dificil de ser mantida e qualquer tempo abaixo de 1:50 já seria lucro.

Quando a prova começou o ritmo encaixou legal e fui mantendo um pace de 5:05 até chegar na subida do vão central, a partir daí reduzi o ritmo para 5:20 e mantive assim até a descida. No km 10, o calor aumentou e comecei a achar difícil continuar neste ritmo, na verdade minha vontade era parar, mas como não tinha pra onde ir segui correndo. Neste momento encontrei o Colucci e foi a desculpa que eu precisava para abandonar de vez a ideia de fazer tempo nesta prova. Ele por sua vez resolveu seguir meu ritmo e assim fomos um dando força para o outro.

Andei um pouco com ele e depois voltamos a correr, lá pelo km14 paramos numa sombra, sentamos na mureta da ponte e ficamos vendo o pessoal correr, não sei quantos minutos se passaram, mas quando o corpo esfriou um pouco, reiniciamos a corrida. Depois disso acho que andamos mais umas 3 vezes até chegar no km 18 e a partir daí, não paramos mais até cruzar a linha de chegada.

Eu terminei com 2:03 e conversando com as pessoas após a prova, percebi que terminar perto das 2:00 significava ter ido bem. Todas com quem eu falei começaram a passar mal no mesmo ponto, após a descida do vão central e a situação piorou na perimetral. Nunca mais reclamo de correr no Elevado (vulgo minhocão), a Perimetral é muuuuuuuuuito pior, não tem sombra, não tem vento, não tem gente assistindo. Aliás nesta parte da corrida o silêncio imperava, todos estavam calados e se arrastando rumo a linha de chegada. Ah no final vi a Candelária, mas o que eu gostei mesmo foi ver o Pórtico de chegada.

Apesar deste calor eu gostei da prova, estava bem organizada e o percurso é legal, a única mudança que faria, seria escolher um mês mais frio para fazer esta prova.

O resultado ainda não saiu, estou curiosa para saber em que colocação eu terminei nesta prova de fogo. Assim que sair eu atualizo o post. Bem agora é descansar, pois terça-feira o treino reinicia.

15 comentários:

  1. Yeda, terminei mal. Mas nem tanto por causa do calor, acho que lidei bem com ele. Foi por causa de umas malditas cólicas intestinais. Talvez o calor seja causa indireta, só sei que depois que passei no caminhãozinho-banheiro (por sinal, o melhor banheiro de prova que eu já vi), tudo melhorou... eu tô inteiro, gostei de ter feito a prova. 2h08 pra quem sequer correu na semana por causa de uma sinusite, e que acordou uma pá de vezes à noite para ter acesso de tosse, foi bom nessas condições. Mas o que eu vi de nego sofrendo com o calor...

    ResponderExcluir
  2. Corremos para superar desafi os. Isto voce fez com sabedoria. Aquele momento sentada na mureta foi muito importante.PARABENS e, um grande abraço. Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Oi parceira de ponte, ainda bem que vc me encontrou, senão eu estaria lá até agora... hehe
    Parabens pela conclusão e obrigado pela companhia, os resultados já sairam, segue o link.

    http://www.chiptiming.com.br/resultados/corridadaponteniteroi

    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Yeda. Adorei te conhecer.

    Ganhastes um leitor assíduo do seu blog.

    Bjks

    N.

    @onelton

    ResponderExcluir
  5. oi, yeda!!!

    parabéns!
    correr no calor é muuuuito chato!
    fica essa sensação de corpo superaquecido, de estar fervendo por dentro!

    nunca participei de uma prova no rio, mas já morei lá, e sei bem como é o calor e a humidade!

    em compensação, é lindo demais!!!
    e deve ter sido uma maravilha correr num dos cartões postais do rio!
    ainda mais na companhia de um amigo como o colucci!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Yeda,
    O Rio é a cidade mais bonita desse Brasil. Correr nessas paisagens deixa qualquer um entusiasmado, mesmo com o calor forte. Mesmo andando, isso não tira o seu mérito. Apenas mostra a força que os apaixonados pelos quilômetros têm.
    Parabéns!
    Gilmar
    http://fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Yeda,
    Desafios estão aí para serem vencidos.
    Parabéns pela participação e pelo tempo, que achei ótimo!
    Ingrid
    http://www.ingridrunning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. •●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    olá Yeda
    Passando para te desejar um maravvilhoso início de semana chei de boas energias, e surpresas agrdáveis!!!
    Parabéns pelo desafio e pela missão cumprida, tempo bom, e vc ficou no marco de mais uma corrida da ponte!!!
    Parabéns!!!

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  9. Olá Yeda,

    Meus parabéns por ter feito essa corrida lendária! Realmente o calor foi um fator que interferiu sobremaneira no evento. Fiz uma prova burocrática, não quis arriscar e fechei em 1h44.

    Até a próxima!!

    Daniel

    ResponderExcluir
  10. Pelos relatos que já li, o título não post não poderia ser mais indicado.

    Parabéns por ter vencido mais esse DESAFIO, com letras maiúsculas.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Yeda... só posso lhe desejar felicidade no próximo desafio. Porque esse vc já tirou de letra. Até a próxima corrida! A minha será na GRAAC.
    bjao

    ResponderExcluir
  12. Yeda,
    Obrigado pelo comentário lá no blog. Eu acho que 2h03' nessas condições foi um tempo excelente! Você foi a 27ª de 234 concorrentes na faixa etária, como já deve ter visto. Parabéns!
    PS triste de não ter te encontrado :-(
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh, quer dizer que vocês pararam para ficar vendo os outros se matando???

    Você e o Colucci???

    Bonito isso...

    Fico imaginando vocês sentados na muretinha, balançandos as pernas e tomando um sorvetinhol!!!!! ;-)))))

    Parabéns Yeda!!!! Todo mundo no face comentando que a prova foi dureza!

    E, mesmo com esse pit stop, seu tempo foi excelente!

    Que "nírvel", hein!

    ResponderExcluir
  14. Parabens Yeada, pela otimo resultado na corrida da Ponte Rio Niteroi.
    Bela paisagem, deve ser muito bom correr esta prova.

    Parabens

    Silvio (corredor-maringa.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  15. domingo vou correr a meia da Ponte e tava aqui dando uma olhadinha em seu relato;)
    se bem esta edição da meia acho que vai ser bem suave, já que tem feito até frio, pros padrões aqui do Rio:)
    mas euzinha, eu prefiro é o calor:)

    tô pensando em estratégias pra tentar um sub2h:)
    vai que dá, né:)

    beijão!!!

    ResponderExcluir