domingo, 20 de março de 2011

Treinos malucos

Eu já fiz vários treinos, mas esta semana meu treinador se superou, misturou tudo o que podia, todas as faixas de frequência e velocidades e eu simplesmente adorei. Eu já havia escrito isso antes, correr maratonas e Meias é muito bom, ainda mais quando se consegue PR, mas o mais gostoso é o processo de se chegar nas corridas, ou seja, os treinos. Um treino nunca é igual ao outro, mesmo executando exatamente o mesmo treino.

Eu li uma vez que muitos treinadores não gostam do treino baseado na fc, pois a fc é influenciada por diversos fatores, como temperatura, stress, consaço, etc e isso é verdade, não somos robôs, a fc esta sofre variações e o gostoso é entender o porquê das variações, pegar leve quando não se estiver bem e seguir em frente quando estiver ótimo.

O Sergio (corredorfeliz.blogspot.com) me perguntou como eu cheguei nas faixas de fc e acho que nunca expliquei como funciona. Anualmente faço o exame espirométrico no pico do treinamento, onde você está melhor condicionado e as faixas são determinadas segundo os dois limiares L1 e L2 (ou PCR - ponto de compesação respiratória). O resultado do treinamento não é medido apenas pelos resultados nas provas, pode ser visto no exame espirométrico, com o aumento do VO2 e o aumento da faixa entre L1 e L2.

Bem mas voltando aos treinos, na terça-feira o treino era 15 de 45'' sendo 15''fraco, 15''medio, 15''forte. Fiz o fraco com pace de 6:30, o medio com pace de 5:00 e o forte o ceu era o limite, cheguei a bater menos de 3:30 no final de cada série. Foi bom correr rápido depois do treino devagar do sábado, terminei revigorada.

Na quarta, treino tranquilo 6 de 7min a 80%. Praticamente corri 1,31km em cada serie, com pace abaixo dos 5:30 e fechando o treino com um total de 8,3km.

Na sexta, o treino foi uma verdadeira salada de frequência, eram 16 de 2min sendo uma serie (1min a 85% e 1min a 80%) e uma serie (1min a 75% e 1min a 90%), ou seja começava correndo a 85% (pace de 4:40), reduzia para 80% (pace 6:30), depois do intervalo corria a 75% (pace 7:30) e depois acelerava para atingir 90% (pace abaixo de 4:30). Foi realmente muito divertido e consegui manter a fc em todas as series, fechando o treino com 7,3km.

No sábado o treino também era complicado eram 3 series de 7km sendo 4 km a 80%, seguidos por 3 de 1 km ritmo 5'10, mas o mais interessante era que o intervalo do 1km eram o tempo medio dos 4km menos 5'10. Assim a primeira série foi o mais difícil, pois consegui correr os 4km com um pace medio de 5:35 e os intervalos do 1km foram apenas 25". No segundo e no terceiro, a frequência subiu e tive que diminuir a velocidade, assim o pace medio foi 5:50 para a segunda serie e 6:00 para a terceira e daí as series passaram de difíceis para doloridas, pois correr devagar dói e meu joelho reclama o tempo todo. O que ajudava era correr rápido os tiros de 1km, vai entender...

Aproveitei este treino longo para testar um suplemento novo que meu nutricionista receitou, o GNC AMP Pre-Post Training Pak e gostei do resultado. Este suplemento realmente segurou a fadiga muscular e a recuperação foi excelente.

Um comentário:

  1. Yeda,
    Obrigado pelo link :-) seu treinador é bem criativo, hein?! o bom é que desse jeito não tem monotonia!
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir