domingo, 10 de outubro de 2010

Meus adoráveis treinos

No treino de segunda, os meus pensamentos voaram para a questão do porque eu gosto tanto de correr e percebi que na verdade eu gosto dos treinos.

Lendo os blogs e conversando com outros corredores, encontramos um pouco de tudo, o bicho competitivo que participa de tudo o que é prova, o ultramaratonistas que correm distâncias enormes, aqueles que correm por correr, os que correm para emagrecer, os que correm em lugares bonitos e por aí vai.... E eu, simplesmente adoro meus treinos, é claro que gosto das competições, de baixar meus tempos, de curtir uma prova com os amigos, mas os treinos para mim é a parte divertida.

O Orlandinho sempre varia os treinos vai de fraco a pesado, passando por longões e por velocidade, as vezes até pode ser variação do mesmo tema, mas nunca são iguais. Sempre há um desafio encorberto que eu adoro descobrir e superar.

Recebo a planilha na terça e sempre fico ansiosa para ver o que ele inventou, as vezes dá vontade de chorar, as vezes de brigar com ele, mas no final acabo gostando. Uma vez ele me disse que quem monta os treinos é o irmão "imaginário" que ele se transforma..rs rs rs É realmente semelhantes se atraem, eu não podia ter um treinador normal..rs rs rs

Antes de correr eu fazia natação, nadava 5 vezes na semana as 6:15 da matina e não perdia uma aula, exatamente porque o Leandro (meu professor) montava um treino diferente do outro. Quando saíram com ele (erro feio da Runner) a natação passou a se tornar monótona e chata e hoje praticamente não nado.

Pensei tudo isso durante meu treino e fiquei pensando se ainda estaria correndo se não tivesse treinador. Se eu teria motivação para acordar todo dia as 5:00 simplesmente para correr, eu acho que não. Quando eu corria sem treinador sempre variava meu treino, é claro que não com esta intensidade, mas sempre colocava um ladeira, um tiro, algo para ficar diferente.

Uma vez um amigo me disse que ler meu blog as vezes é massante, pois estou sempre falando no treino, nas fc, nos intervalos e para quem não vive isso, realmente deve ser mesmo muuuuuuuuito chato...

Falando em treino esta semana foi mais intensa que a semana passada e com alguma novidades....
Na segunda-feira eram 6 de 4min a 85%, com isso consegui correr com ritmo entre 5:20 e 5:40 com os pensamentos voandos..rs rs rs

Na terça-feira fiz musculação, já que tinha pulado a semana passada e até que não foi difícil....No final fiz minha sequência de alongamento, este é outro momento que adoro, alogar...

Na quarta-feira um pouco dolorida da musculação do dia anterior, foi a vez do treino pedreira. Eram de 9 de 30'' com passadas rapidas e curtas, seguidos por 5 de 1 km a 90%. No 9 de 30", imaginei um fio prendendo minha perna e fiz as passadas curtas com ritmo de 4:30, foi muito legal. Depois disso, fazer a proxima serie ficou fácil, corri os 5 de 1km com ritmo entre 5:00 e 5:20 sem muito esforço.

Na quinta-feira, perdi a hora, não ouvi o celular (meu despertador) tocar, deliguei ele dormindo e so acordei as 8:00. Foi um sono muito bom, embora tenha acordado atrasada e no susto, o sono foi revigorante.

Na sexta-feira, o treino era tranquilo, 3 de 3km a 80%, mas eu estava travada, o corpo estava se recusando a correr. O tempo estava feio, encoberto e ventava muito, acho que isto dificultou um pouco.... Acabei fazendo no ritmo de 5:50.

No sábado não fui para a base, pois tinha nutricionista depois do trabalho voluntário, então coloquei o depertador as 5:00, acordei as 5:27 no susto e toda amassada (visão do inferno...rs rs rs), novamente desliguei o celular sem perceber....Detesto começa o dia antes da 6:00 já atrasada...isso é o fim...

Bom, fui correr na Braz Leme e o tempo estava muito esquisito, parecia que eu corria com uma nuvem na cabeça... Olhava pra frente e tinha sol, so que em cima de mim chovia...depois parava e depois chovia de novo. O treino era 10km forte e estava decidida a baixar meu tempo de 10km dos 50min.

Mas eu fui correr com tênis novo e o meu sensor do relógio ficou louco e começou a marcar errado, com isso corria forte e ele marcava 6:00. Demorei para perceber o erro e quando percebi já era tarde, tinha começado muito forte a fc subiu muito rápido e isso me matou. Deixei o relógio pra lá, passei a correr na percepção ou sensibilidade (ui), mas tive que parar umas 3 vezes para respirar e deixar a fc baixar. Como conhecia as distâncias consegui completar os 10km mesmo sem relogio em 50min e 48seg, não foi desta vez que baixei dos 50min, mas terminei sabendo que isto é plenamente possível.

No sábado ainda passei no nutricionista, fazia 5 meses que não aparecia por lá (desde antes da maratona). A mudança do trabalho bangunçou toda a minha vida e somente agora consegui agendar.

Vamos a boa notícia, meu percentual de gordura reduziu, consegui redução em todas as dobras e de medida perdi mais de 2 cm de abdomen e cintura, apenas a perna aumentou, mas a gordura diminuiu, o que mostra que estou com pernas mais fortes e isso é bom.

Contei para ele sobre meus treinos e sobre o índice de Boston e ele vai montar estratégia para aumentar a velocidade de recuperação e principalmente evitar lesões. Já estou vendo a lista de suplementos aumentando....rs rs rs Por último ele brigou comigo, quando soube que eu não estava jantando, mandou consumir proteína de qualquer jeito no jantar pois é a noite que a musculatura se recupera e ela precisa de proteína.... Pois é, deste jeito vou precisar de um dia com mais de 24 horas...rs rs rs

3 comentários:

  1. OLá Yeda! Faz tempo que eu nao visitava o seu blog! Que gostoso poder compartilhar deste teu treinamento.. acabei me vendo em muitos detalhes por ti narrados.. tb gostos de mudanças em treinos, tb montavas meus treinos e agora que rendi a uma assessoria, e como é bom tê-lo, assim rendemos muito mais, e vc falou da Braz leme... ai me deu uma saudade!!!! Sou de sampa e andava por ai...
    bons treinos para ti!!! Pri

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu também adoro treinos... vejo minha planilha de dois jeitos: os treinos de qualidade eu vejo mais para definir qual o tênis que vou usar (se o treino é de tiros curtos, uso um tênis mais leve, se o treino é de tiros mais longos, intervalados, fartleks, eu uso um tênis normal); os longões, é mais pra saber de antemão o quanto eu vou "sofrer" no final de semana. E já fico mastigando isso, me preparando psicologicamente pro longão durante a semana toda... é algo meio psicótico, mas eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. Muito gentis suas palavras. Muito ambiciosa sua pretenção, Indicis para Boston. Mas corrida tem que ser assim mesmo como voce faz, planejando a longo prazo com metas definidas. E vamos treinar. Eduardo

    ResponderExcluir