domingo, 1 de agosto de 2010

Meia Maratona de São Bernardo

Queria esta semana começar dizendo novamente sobre a força da Laranjinha e comemorar mais um PR, mas infelizmente não foi desta vez fui vencida por um problema estomacal....

Bem, mas a semana começou com a planilha prevendo 40 minutos de corrida leve na segunda-feira. Como estava muito cansada da prova da Mizuno, fiz o treino durante os sonhos, ou seja, fiquei literalmente dormindo.

Na quarta-feira acabou a folga eram 15 tiros de 250m seguidos por 2km a 80%, os tiros não foram pra tempo, pois não podia ultrapassar 80%, mas foi quase, pois eram tão curtos que a fc não subia e acabei correndo com pace de quase 5:00. Resumo da história, a perna terminou em frangalhos embora os 2km finais ajudaram a recuperar um pouco.

Na sexta-feira eram 5 de 500m sai fraco e chega forte, nas duas primeiras series não tinha muita noção de quanto forte podia chegar, então nas três ultimas cheguei abaixo de 4:00 e foi muito legal. E o melhor é que consegui correr depois 2km a 75% sem problemas em deixar a fc nesta faixa.

No sábado eram 4 de 1km a 80%, fiz bem cedo e foi tranquilo.

Daí veio o grande dia a Meia Maratona de São Bernardo, estava tudo certo, não fiz nada de diferente, mas quando comecei a correr senti o estômago embrulhado, o cafe estava parado no estômago, mesmo tendo tomado a mais de 2 horas. Comecei com ritmo de 5:20 e a ideia era manter este ritmo até o final, do mesmo modo da semana passada na prova do Mizuno.

Quando passei pela separação dos 6km com os de 21,1km até pensei em parar, mas lembrei das sábias palavras do Jorge (negão): "Se for para correr 5km então nem saio de casa". Então segui em frente, continuei no mesmo ritmo e na primeira subida o estômago embrulhou mais, achei que quando estivesse aquecida tudo passaria. Não foi bem assim, no 10 km estava na Anchieta e já havia passado por 2 grandes subidas e descidas além de mais algumas pequenas e o problema no estômago continuava aliado a uma colica forte. Não havia conseguido tomar gel e vi uma ambulância de apoio da prova, neste momento pensei em parar novamente, mas ia ser uma dor de cabeça a locomoção até a chegada, então resolvi abortar PR e correr num ritmo que meu corpo permitisse.

Reduzi a velocidade e fui seguindo com ritmo em torno de 5:45 e 6:00 (ritmo de maratona), tomei gel e rezei para não vomitar. A cada subida, o estômago embrulhava mais e depois na descida e no plano ele melhorava. Teve uma subida que minha fc chegou a 191 achei que ia desmaiar, ainda bem que logo veio a descida.

No km 14 tinha um japonês que pisava muito errado, ele socava o chão e o barulho da passada estava me irritando. Eu e um outro corredor aceleramos para deixar o cidadão barulhento para trás (chegamos a um pace de 4:48) e alguns metros depois reduzimos, a partir daí ele se tornou meu companheiro de corrida, fomos juntos até o final. Agradeci pela companhia, pois os últimos metros foram difícieis, a dor estava muito forte e a companhia dele me ajudou a terminar a prova. Cruzei a linha de chegada em 1:58:40, 4 minutos abaixo do tempo que fiz nesta prova a 2 anos atrás, mas 3 minutos acima do meu PR em meia maratona. Dada as circuntâncias foi um tempo bom, fiquei feliz e agora é se preparar para a Meia da Praia Grande em Setembro.

O que eu percebi nas duas corridas (Mizuno e Meia de Sâo Bernardo), é quão melhor eu estou em relação ao ano passado, 1:58 foi o meu tempo na meia das pontes e naquela ocosião tinha ido o mais rápido possível e o percurso era mais fácil.

Outra coisa que me chamou a atenção é como tem gente que corre errado e muitos são atletas de assessorias, será que ninguém corrige? Gente com o centro de força para trás e elevando a perna, outros chacoalhando o braço, sem falar no cidadão socando o solo. Estas pessoas são serias canditadas a lesão e precisam ser corrigidas antes de subirem as distâncias. Meia maratona é um percurso grande e problemas de postura resultam em lesão. Na academia, canso de ver gente nas esteiras correndo errado e não tem um professor que chega do lado e corrige, nem o personal trainer.

Ah e para terminar esta semana fechei com as minhas amigas (Ligia, Dorita e Lariza) o revezamento Maresias Bertioga em Outubro, vou fazer esta corrida no lugar da Track&Field 30km de Campinas, pois as duas corridas ocorrem no mesmo final de semana.

9 comentários:

  1. Parabéns Yeda!
    Essa subida de SBC é um desafio e tanto de qualquer forma. Foi guerreira demais, mas cuidado com esse mal-estar.
    Muito bom seu relato e sua prova.
    Esses "tortinhos" também peguei um em SBC quando fiz essa prova, foi a única vez que tive RAIVA de alguém em corrida. Vai merecer um post essa lembrança.
    Beijo
    Colucci
    @antoniocolucci
    http://toticolucci.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Yeda. SBC realmente parece uma montanha russa e mesmo com o problema estomacal fez seu recorde pessoal no percurso.
    Elio.

    ResponderExcluir
  3. Yeda, o japonês por um acaso era meio gordinho, baixo, cabelo curto e de camiseta vermelha? Porque eu conheço um que corre assim, martelando o chão, e que estava em SBC. Tanto que sei que ele está por perto pelo som... se for, depois eu conto a história dele...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ôôôô Dona Yeda, que história é essa de que "quase desmaiou"? Paixão, vamos com cuidado, ok?Tirando isso, achei essa sua prova fantástica - como todas essas dificuldades, você ficou apenas a 3 minutos acima do seu PR? Você está um monstro! (Se é que é possível dizer isso para uma mulher, essa é uma boa ocasião...;-))))

    ResponderExcluir
  6. Adorei a visita, ai corri para teu blog; Acabó de ler todo o relato sobre a prova, os problemas e a vitoria final. Achei muito bacana sua preocupação com os erros dos outros corredores e consequencias ruins disso. Um forte abraço, eduardo. Pelotas,RS

    ResponderExcluir
  7. Olá Yeda, parabéns pela prova e tb pela força de vontade em terminar sentindo-se mal.
    A meia de SBC é uma prova durissima, na P.Gde tudo será melhor tenho certeza disso.Abc.Regis

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, não era este japonês, ele era baixinho, magro e de camiseta branca

    ResponderExcluir
  9. Bom, pela descrição pelo menos não era eu também, rs. É que os seus tempos foram muito próximos.

    ResponderExcluir